Como estamos criando uma Startup de uma empresa de serviços [Café com Negócios]
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28 de março de 2014
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No dia 20/03 aconteceu a 41ª edição do Café com Negócios Curitiba e o Thiago Alves, do Ideia no Ar ministrou uma palestra sobre “’Startup’ seus serviços”.
Vou aproveitar o gancho do tema e falar um pouco sobre como a KaminskiAvalca está criando uma startup dentro da própria empresa.
O que é uma Startup?
Começando pelo começo, Eric Ries (um dos grandes autos sobre o tema) define Startup como:
Uma instituição projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza
Isso significa que a Startup tem algum grau de inovação e, justamente por isso, vive em condições de incerteza, mais do que o normal em uma empresa tradicional.
Eu, pessoalmente, ainda considero que uma boa startup precisa ter uma alta capacidade de escala, ou seja, conseguir crescer muito o faturamento sem precisar crescer as despesas fixas no mesmo ritmo.
O que estamos fazendo...
A grande especialidade da KaminskiAvalca é gestão financeira para pequenas empresas. No decorrer do tempo nós criamos uma metodologia de consultoria financeira que funcionava da mesma forma para a grande maioria das organizações que atendíamos, desde as de porte super pequeno até as maiores.
Porém, um grande problema do prestador de serviços é justamente a falta capacidade de atender inúmeras empresas ao mesmo tempo. Assim, sempre nos perguntávamos, “como atender cinco vezes mais clientes com a mesma estrutura de hoje?!”.
A partir de vários brainstormings chegamos numa boa hipótese:
Se o processo da consultoria é igual, ou seja, as reuniões com os diferentes clientes têm a mesma temática (a primeira reunião sempre é “igual” para todos, assim como a segunda e etc...), por que não gravar uma parte destas reuniões?
E foi isso que fizemos! Ao todo, nesta nova solução que desenvolvemos, são oito reuniões, sendo que cinco delas são gravadas e as outras três ao vivo por Skype.
Estas cinco reuniões são iguais para todos, mas a consultoria continua personalizada justamente porque entre as reuniões nós acompanhamos o cliente e vamos fazendo as customizações necessárias para sua empresa.
Para colocar num passo a passo de startup, o que fizemos foi:
1. Crie uma hipótese
Nossa hipótese foi: nós conseguimos atingir o mesmo resultado e o mesmo prazo da consultoria financeira presencial ao ter algumas reuniões gravadas mesclando com reuniões presenciais.
2. Desenvolva um protótipo
A lógica aqui é gastar o menos possível e ser o mais rápido para colocar sua hipótese a prova. Assim, em dois meses adaptamos nossa metodologia e lançamos nossa consultoria online e conseguimos os primeiros clientes.
Usamos os recursos que tínhamos para gastar o mínimo possível. A lógica é: se sua hipótese estiver errada, você não gastou uma grana preta!
3. Avalie e mensure
Para todos os serviços nós fazemos uma mensuração dos resultados, mas neste caso, estamos sendo muito mais detalhistas. Estamos medindo quanto tempo gastamos em cada etapa, com cada ação e com cada cliente que atendemos.
Estamos anotando todas as dúvidas que surgem, registrando observações e mensurando o desenvolvimento dos clientes. Tudo isso para aprender o máximo possível.
4. Aprenda
O objetivo de todo este ciclo é você aprender o máximo e o mais rápido possível para melhorar sua hipótese e reconstruir seu serviço/produto.
Neste processo pode ser que você descubra que sua hipótese estava errada, ou que os clientes enxergam o valor em outros aspectos ou que com pequenos ajustes você pode deslanchar.
5. Depois de comprovar suas hipóteses, invista e cresça!
Lembre-se: você não tem recursos para desperdiçar com uma HIPÓTESE. Depois de percorrer este ciclo algumas vezes e perceber que sua hipótese já é um “fato”, aí sim é hora de mandar ver!
Em nosso planejamento financeiro já temos orçado uma quantia para caso a consultoria passe nos testes, nós investirmos em seu crescimento!