Como estamos criando uma Startup de uma empresa de serviços [Café com Negócios]

Sumário
Compartilhe
28 de março de 2014

_

indicadoresNo dia 20/03 aconteceu a 41ª edição do Café com Negócios Curitiba e o Thiago Alves, do Ideia no Ar ministrou uma palestra sobre “’Startup’ seus serviços”.

Vou aproveitar o gancho do tema e falar um pouco sobre como a KaminskiAvalca está criando uma startup dentro da própria empresa.

O que é uma Startup?

Começando pelo começo, Eric Ries (um dos grandes autos sobre o tema) define Startup como:

Uma instituição projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza

Isso significa que a Startup tem algum grau de inovação e, justamente por isso, vive em condições de incerteza, mais do que o normal em uma empresa tradicional.

Eu, pessoalmente, ainda considero que uma boa startup precisa ter uma alta capacidade de escala, ou seja, conseguir crescer muito o faturamento sem precisar crescer as despesas fixas no mesmo ritmo.

O que estamos fazendo...

A grande especialidade da KaminskiAvalca é gestão financeira para pequenas empresas. No decorrer do tempo nós criamos uma metodologia de consultoria financeira que funcionava da mesma forma para a grande maioria das organizações que atendíamos, desde as de porte super pequeno até as maiores.

Porém, um grande problema do prestador de serviços é justamente a falta capacidade de atender inúmeras empresas ao mesmo tempo. Assim, sempre nos perguntávamos, “como atender cinco vezes mais clientes com a mesma estrutura de hoje?!”.

A partir de vários brainstormings chegamos numa boa hipótese:

Se o processo da consultoria é igual, ou seja, as reuniões com os diferentes clientes têm a mesma temática (a primeira reunião sempre é “igual” para todos, assim como a segunda e etc...), por que não gravar uma parte destas reuniões?

E foi isso que fizemos! Ao todo, nesta nova solução que desenvolvemos, são oito reuniões, sendo que cinco delas são gravadas e as outras três ao vivo por Skype.

Estas cinco reuniões são iguais para todos, mas a consultoria continua personalizada justamente porque entre as reuniões nós acompanhamos o cliente e vamos fazendo as customizações necessárias para sua empresa.

Para colocar num passo a passo de startup, o que fizemos foi:

1. Crie uma hipótese

Nossa hipótese foi: nós conseguimos atingir o mesmo resultado e o mesmo prazo da consultoria financeira presencial ao ter algumas reuniões gravadas mesclando com reuniões presenciais.

2. Desenvolva um protótipo

A lógica aqui é gastar o menos possível e ser o mais rápido para colocar sua hipótese a prova. Assim, em dois meses adaptamos nossa metodologia e lançamos nossa consultoria online e conseguimos os primeiros clientes.

Usamos os recursos que tínhamos para gastar o mínimo possível. A lógica é: se sua hipótese estiver errada, você não gastou uma grana preta!

3. Avalie e mensure

Para todos os serviços nós fazemos uma mensuração dos resultados, mas neste caso, estamos sendo muito mais detalhistas. Estamos medindo quanto tempo gastamos em cada etapa, com cada ação e com cada cliente que atendemos.

Estamos anotando todas as dúvidas que surgem, registrando observações e mensurando o desenvolvimento dos clientes. Tudo isso para aprender o máximo possível.

4. Aprenda

O objetivo de todo este ciclo é você aprender o máximo e o mais rápido possível para melhorar sua hipótese e reconstruir seu serviço/produto.

Neste processo pode ser que você descubra que sua hipótese estava errada, ou que os clientes enxergam o valor em outros aspectos ou que com pequenos ajustes você pode deslanchar.

5. Depois de comprovar suas hipóteses, invista e cresça!

Lembre-se: você não tem recursos para desperdiçar com uma HIPÓTESE. Depois de percorrer este ciclo algumas vezes e perceber que sua hipótese já é um “fato”, aí sim é hora de mandar ver!

Em nosso planejamento financeiro já temos orçado uma quantia para caso a consultoria passe nos testes, nós investirmos em seu crescimento!

Se você ficou curioso, entenda melhor sobre nossa consultoria em gestão financeira para pequenas empresas!

Gostou do post? Compartilha aí!

Gostou do post? Compartilha aí!

 

Renan Kaminski Damasceno

Compartilhe: 
Escrito por
4blue
Posts relacionados:

Seu email vale ouro!

Coloque seu e-mail aqui pra aprender de graça a lucrar como louco!
Vamos nos conectar?
Newsletter
Deixe seu e-mail aqui e comece a receber dicas e novidades exclusivas!
© 2022 4blue | Desenvolvido por Fresh Lab Agência de Marketing Digital
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram