Criando um Plano de Negócios no Excel

Sumário
Compartilhe
24 de julho de 2017

_

Criar negócio é uma atividade muito complexa. Você tem que imaginar quais clientes você vai atender, o que eles querem, o que você vai entregar, como e onde, quantos funcionários vai precisar e quanto vai pagar para eles. Isso é só o começo.

 

Você precisa definir sua classificação legal, quantos sócios, onde será a sede, quanto vai pagar de aluguel, quais computadores adquirir e isso continua sendo apenas uma parte.

 

Eu poderia continuar listando aqui centenas de pequenas decisões, mas isso é quase impossível, pois cada tipo de negócio adiciona mais milhares de pequenos itens à grande lista que é ter um negócio. Ao invés disso, quero falar do principal método utilizado para ajudar empreendedores a organizarem novos negócios: O PLANO DE NEGÓCIOS.

 

O Plano de Negócios nada mais é do que um documento contendo todas as premissas de um novo negócio. As informações contidas variam, mas de maneira geral segue-se a estrutura abaixo:

 

  1. Sumário Executivo
  2. Dados Jurídicos/Tributários do Negócio
  3. Descrição do Mercado
  4. Descrição da Oferta
  5. Modelo de Negócio Proposto
  6. Estratégia e Marketing
  7. Definição de Equipe
  8. Plano Financeiro

 

Vamos ver cada um com mais detalhes abaixo, usamos como referência a ferramenta da LUZ para criar seu Plano de Negócio, confira esta ferramenta aqui.

 

  1. Sumário Executivo

 

O sumário executivo é o primeiro item do plano de negócios, mas é feito por último. Ele basicamente é o resumão de todas as informações que vão ser detalhadas ao longo do plano. Ele serve como índice para uma pessoal se encontrar no plano ter uma visão geral do que esta sendo proposto.

 

  1. Dados Jurídicos e Tributários do Negócio

 

Nessa seção, deve-se incluir os dados burocráticos do negócio como classificação, endereço, dados dos sócios, regime tributário entre outros.

 

  1. Descrição do Mercado

 

A primeira área mais estratégica do plano de negócio é a definição de mercado/problema. Basicamente aqui você deve descrever as razões que te fazem acreditar que o mundo precisa da sua oferta. Deve-se expor comportamento que reforcem a sua ideia de negócio e também dados quantitativos no mercado sempre que possível!

 

  1. Descrição do Produto

 

Dado que você tenha encontrado uma mercado que é realmente interessante, você deve expor qual seria a sua oferta para ele. Nesse momento, é interessante demonstrar o alinhamento entre o mercado e oferta, além de demonstrar os recursos necessários para realizá-la.

 

  1. Modelo de Negócio Proposto

 

Na etapa de modelo de negócio, você deve estruturar como o negócio deve funcionar segundo os 9 blocos:

  1. a) Segmento de Clientes
  2. b) Oferta de Valor
  3. c) Canais de Distribuição
  4. d) Relacionamento
  5. e) Fontes de Receita
  6. f) Recursos Chave
  7. g) Atividades Chave
  8. h) Parceiras
  9. i) Estrutura de Custos

 

  1. Estratégia e Marketing

 

Seguindo os dados do seu plano de negócios, você deve provar que conseguirá levar o seu produto até o mercado alvo. Para isso, você vai avaliar seu posicionamento estratégico fazendo os exercícios de Porter, SWOT e marketing mix. O resultado disso será uma estratégia de marketing bem avaliada e proposta em cima de métodos comprovados de gestão!

 

  1. Definição de Equipe

 

As pessoas são sempre o coração de qualquer negócio do MEI às grandes empresas. Uma parte essencial do seu plano vai ser provar que você possui as pessoas corretas, na hora certa, para fazer seu negócio deslanchar de verdade!

 

  1. Plano Financeiro

 

Por fim, mas normalmente a área mais analisada e trabalhosa do plano de negócio, existe o plano financeiro. Nele, tudo que foi definido anteriormente será convertido em números: qual vai ser o faturamento? Como cada produto vai ajudar? Quais são os principais custos e como eles se comportam ao longo do tempo? Quando o negócio fica lucrativo? Qual é o tempo de retorno do investimento? Isso tudo e muito mais!

 

Se você se interessou por montar seu plano de negócios no excel, nossos parceiros da LUZ Planilhas oferecem justamente essa planilha utilizada no post já pronta para uso! A qualidade do produto é excelente e recomendamos. Para baixar uma versão demonstrativa é só clicar aqui!

Tags: 
Compartilhe: 
Escrito por
4blue
Posts relacionados:

Seu email vale ouro!

Coloque seu e-mail aqui pra aprender de graça a lucrar como louco!
Vamos nos conectar?
Newsletter
Deixe seu e-mail aqui e comece a receber dicas e novidades exclusivas!
© 2022 4blue | Desenvolvido por Fresh Lab Agência de Marketing Digital
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram