[Diário da HSM] 2º dia e muito mais coisas

Sumário
Compartilhe
5 de novembro de 2014

_

20141103_155012Oi pessoas lindas e belas, terminamos o 2º dia do HSM Expo Management com mais 24h de conhecimento e networking e iremos resumir os principais pontos em 8min, boa leitura.

Agradeço aos e-mails respondidos e aos feedbacks, nosso maior objetivo é ajudar os empreendedorismo brasileiro ao máximo.

Vamos ao diário de 3 patetas? Aleks, Renan e Felipe =)

Seu cérebro é divido em 3

Nosso cérebro é dividido em 3 partes, não apenas lado direito e esquerdo, mas tem uma parte esquecida e desconhecida por muitos, que é a base.

Lado direito nosso é responsável pelo emocional, ou seja, quando você recebe este e-mail e fica feliz.

Lado esquerdo é responsável pelo racional/lógica, ou seja, quando você recebe este e-mail você analisa o que vale a pena e o que não vale.

E a Base é responsável por sua execução, ou seja, depois de ler é esta parte que vai fazer você agir.

Interessante isso né? Ainda mais quando uma pesquisa mostrou que 75% dos brasileiros são mais fortes emocionalmente, apenas 5% racionalmente e 20% forte na base (execução). Agora você pode entender porque em sua empresa geram-se várias ideias, poucas análises e uma produtividade discutível.

Vamos aproveitar melhor nossas partes cerebrais?

 

Antecipando tendências – ou não

Tivemos palestra com um dos responsáveis de marketing do Netshoes e ele comentou que muitas vezes, principalmente em áreas tecnológicas, busca-se antecipar tendências futuras, ou seja, aquilo que vai mudar nos próximos 5 ou 10 anos.

Mas ele falou algo que achei o máximo: “O que você considera que não vai mudar de jeito nenhum nos próximos 10 anos? É exatamente nisso que você tem que ser o melhor!”

Marca vale MUITO mais do que produto

Na palestra com Jaime Troiano, comentarista da CBN, ele contou a história do sujeito que levou a criançada da família no Sea World (ou algo do tipo). Alguns segundos depois de chegarem na parte principal do parque, onde ficam as enormes baleias, as crianças correram para o lado contrário. “Mas o que pode ser mais interessante que as baleias?!”. Ao verificar, as crianças estava num aquário gritando “Nemo, Nemo, Nemo!!!”

Ou seja, 3cm de marca valem muito mais que 3 toneladas de commodities!

Se você vai expor numa feira, coloque quem realmente conhece a empresa

Em diversas e diversas feiras já vi empresas que tem a brilhante ideia de colocar uma ou duas modelos no stand. Isso é uma coisa muito burra por três motivos simples: (1) Dependendo do nível da modelo, ela vai chamar mais atenção do que a marca da sua empresa – de homens e mulheres também. (2) É intimidador. Você costuma conversar com modelos? Não, nós conversamos com pessoas normais e modelos não parecem ser pessoas normais. (3) O pior de tudo: modelos não sabem porcaria nenhuma do negócio. Ou seja, você quer uma informação simples e o máximo que elas sabem é dar um panfleto...

O Futuro da Educação

Qual é este futuro? Quando pensamos no futuro da educação pensamos nas possibilidades de hoje e projetando para o futuro ou pensamos em algo que nem existe ainda? Eu (Aleks) sou um defensor contra o sistema educacional (não apenas brasileiro, mas mundial).

Eu não tenho uma resposta para o futuro dela, mas posso garantir que tem que ser muito diferente da de hoje. Aproveitar mais o cérebro das crianças, jovens e adultos, ao invés de ter "uma única resposta certa". Fica a reflexão!

Inovação é um tema chato!

Esquisito? rs, apenas estou (Aleks) desabafando com vocês, pois as duas palestras que eu achava mais interessantes e que era sobre Inovação os "palestrantes" (se é que podemos chamar assim) destruiu o tema. Mas uma coisa podemos tirar de tudo isso. Inovação faz você ser diferente de seus concorrentes e desta forma se destacar sem citar preços. Ou seja, você se diferencia pelo que você é e não por quanto você vale.

A importância de um propósito na empresa

O propósito tem a incrível força de instigar, motivar e compartilhar. Nós não vendemos consultoria e treinamento apenas. Nós transformamos o mundo empreendedor. É algo que me faz acordar todas as manhãs com a maior alegria. Algo que me faz vir pra SP e aproveitar cada segundo deste evento e depois querer compartilhar com vocês.

Palestra Principal - Professor da Harvard

Para o ex-professor de Harvard, Thomas Davenport, o mundo está cada vez mais competitivo (globalização, novas tecnologias, etc.). Sobreviver no mercado portanto, será uma tarefa cada vez mais difícil. E isso requer uma crescente profissionalização da sua gestão. Para ele, nesta era da informação, você tem que (você é praticamente obrigado a) se tornar aquilo que ele chama de um "competidor analítico".

O que ele quer dizer com isso? Para ele, você precisa ter na sua empresa dados, números, indicadores confiáveis para tomar decisões cada vez mais acertadas. Por exemplo, porcentagem de conversão de prospectos em cliente, ou quantos reais você ganha dividido por quanto você gastou numa propaganda (para saber a eficiência de uma arma de marketing)... Ou qualquer outro indicador do gênero.

Um competidor analítico é um gestor "maníaco" por dados. E mais: ele usa informações e análises para personalizar cada vez mais sua relação com cada cliente. Como a Amazon faz: o competidor analítico envia ofertas para o cliente de acordo com o histórico de compras dela (ou de visitas dela no website).

Agora seja honesto: numa escala de 0 a 10, o quão perto você está de se tornar um competidor analítico?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

compartilhar-face

IMG_0667Escrito por:

Aleksander Avalca

Sócio da KaminskiAvalca e adora Basquete, comida japonesa, Fórmula 1 e sente bastante saudade de uma parte da família que mora longe!

Tags: 
Compartilhe: 
Escrito por
Felipe Piragibe
Posts relacionados:

Seu email vale ouro!

Coloque seu e-mail aqui pra aprender de graça a lucrar como louco!
Vamos nos conectar?
Newsletter
Deixe seu e-mail aqui e comece a receber dicas e novidades exclusivas!
© 2022 4blue | Desenvolvido por Fresh Lab Agência de Marketing Digital
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram