Faltou 5S para a Seleção! [Café com Negócios]

Sumário
Compartilhe
10 de julho de 2014

_

brasil e alemanha

No último Café com Negócios tivemos uma palestra com a Tânia, da Marmo Contábil, sobre 5S. Tomarei a liberdade de usar os conhecimentos para fazer uma pequena comparação com nossa excelentíssima seleção.

O Programa 5S, desenvolvido no Japão, tem como objetivo central ser mais produtivo, ou seja, fazer mais com menos. Para tal, existem 5 Sensos para tal aplicação:

Seiri - Descarte

"Só tenha as coisas realmente necessárias"
Não sou desses que critica o Fred porque ele não fez nada (de fato não fez). Mas se o estilo do time não está favorecendo um centro-avante, realmente precisamos ter um? Não seria melhor mudar o estilo de jogo? Se não está servindo de nada, manda pro banco! (ou pro lixo, ou pra fora da empresa!)

Seiton - Organização
"Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar"
O time aqui do bairro se posiciona melhor do que nossa Seleção no jogo de terça. Todo mundo perdido (o quarto Senso ajuda a explicar) quando a Alemanha tinha a bola. Pequenas desorganizações levam a resultados ruins. Desorganização generalizada levam à falência!

Seisou - Higiene e Limpeza
"Não sujar para não precisar limpar"
Mas que cagad* foi aquela do primeiro gol? E do terceiro?? Jogo de mata-mata, se você sujar, é difícil de limpar! E no dia a dia da empresa, todo dia é dia de mata-mata!!

Seiketsu – Saúde e Higiene
"A saúde é a ponte que liga todos os sensos ao da disciplina"
No caso da Seleção, faltou saúde mental! Desde o início da Copa, afobada para marcar o primeiro gol. No jogo contra o Chile, nosso capitão, indiscutível como jogador, simplesmente travou nos pênaltis. Na semi-final, após o segundo gol, desligaram o time para só acordar no segundo tempo. E a sua saúde, como está?!

Shitsuke – Disciplina
"Praticar sempre, torne o 5S um modo de vida"
Se não fizer o arroz com feijão, não chegará ao estado d´ arte. Dentre os oito times que chegaram às quartas, o Brasil foi o que menos realizou treinos. Disciplina requer treino e repetição. Sem isso, perde-se!

Uma boa aplicação do 5S na sua empresa pode lhe evitar uma goleada e, junto com outros fatores, te levar a ganhar todas as suas disputas!

<<Se você é de Curitiba e quer fazer parte de uma rede de confiabilidade que se encontra mensalmente desde 2010, clique aqui e confira! Café com Negócios Curitiba!!>>

Renan Kaminski Damasceno

Compartilhe: 
Escrito por
Felipe Piragibe
Posts relacionados:

Seu email vale ouro!

Coloque seu e-mail aqui pra aprender de graça a lucrar como louco!
Vamos nos conectar?
Newsletter
Deixe seu e-mail aqui e comece a receber dicas e novidades exclusivas!
© 2022 4blue | Desenvolvido por Fresh Lab Agência de Marketing Digital
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram