Identificando os clientes inovadores e os adotantes iniciais
Sumário
Compartilhe
21 de novembro de 2013
_
Há uma classificação bastante conhecida dos tipos de clientes consumidores de tecnologia (o conceito não é exclusivo pra tecnologia / produtos inovadores, mas serve perfeitamente para):
Inovadores: são uma minoria que gosta de novidades. Antes de lançar o iPhone o sujeito já sabia tudo sobre o produto.
Adotantes iniciais: ainda assim são um pequeno número. Não tão agilizados como os inovadores, mas ainda assim gostam de novidades e começam a usar novos produtos / tecnologias antes que a grande maioria.
Maioria inicial: são pessoas que passam a usar novas tecnologias quando de fato enxergam uma utilidade para tal. Geralmente têm de ouvir bastante sobre um produto/serviço para então se convencer e começar a utilizar.
Maioria tardia: são conservadores. Preferem fazer as coisas às antigas. Adotam o produto / serviço quando todo mundo já está usando.
Retardatários: estes são extremamente conservadores. Geralmente são pessoas mais velhas. Quando adotam determinada tecnologia, outra provavelmente já está sendo utilizada pelos inovadores e adotantes iniciais.
E como identificar estas pessoas?
Talvez uma forma (genérica sim, eu sei) seja observar como ele usa algumas tecnologias básicas do nosso dia a dia:
Os Inovadores seriam aquelas pessoas que usam todos os produtos da Apple, diversos aplicativos no celular e estão por dentro de todas as novidades. Os Adotantes Iniciais preferem produtos Apple e também estão por dentro das tecnologias, mas não tanto como os inovadores. Já a Maioria Inicial é aquela que usa smartphones, laptops, mas sem grandes preferências. A Maioria Tardia malemal está nas novas tecnologias, enquanto os Retardatários ainda estão na impressora matricial, rs
É claro que esta comparação é uma brincadeira, mas com um grande fundo de verdade. Portanto, quando quiser lançar um produto inovador para os primeiros clientes, verifique como ele utiliza a tecnologia!