Identificando os clientes inovadores e os adotantes iniciais

Sumário
Compartilhe
21 de novembro de 2013

_

Há uma classificação bastante conhecida dos tipos de clientes consumidores de tecnologia (o conceito não é exclusivo pra tecnologia / produtos inovadores, mas serve perfeitamente para):

Ciclo cliente tecnologia

Inovadores: são uma minoria que gosta de novidades. Antes de lançar o iPhone o sujeito já sabia tudo sobre o produto.

Adotantes iniciais: ainda assim são um pequeno número. Não tão agilizados como os inovadores, mas ainda assim gostam de novidades e começam a usar novos produtos / tecnologias antes que a grande maioria.

Maioria inicial: são pessoas que passam a usar novas tecnologias quando de fato enxergam uma utilidade para tal. Geralmente têm de ouvir bastante sobre um produto/serviço para então se convencer e começar a utilizar.

Maioria tardia: são conservadores. Preferem fazer as coisas às antigas. Adotam o produto / serviço quando todo mundo já está usando.

Retardatários: estes são extremamente conservadores. Geralmente são pessoas mais velhas. Quando adotam determinada tecnologia, outra provavelmente já está sendo utilizada pelos inovadores e adotantes iniciais.

E como identificar estas pessoas?

Talvez uma forma (genérica sim, eu sei) seja observar como ele usa algumas tecnologias básicas do nosso dia a dia:

Identificando os clientes inovadores e os adotantes iniciais

Os Inovadores seriam aquelas pessoas que usam todos os produtos da Apple, diversos aplicativos no celular e estão por dentro de todas as novidades. Os Adotantes Iniciais preferem produtos Apple e também estão por dentro das tecnologias, mas não tanto como os inovadores. Já a Maioria Inicial é aquela que usa smartphones, laptops, mas sem grandes preferências. A Maioria Tardia malemal está nas novas tecnologias, enquanto os Retardatários ainda estão na impressora matricial, rs

É claro que esta comparação é uma brincadeira, mas com um grande fundo de verdade. Portanto, quando quiser lançar um produto inovador para os primeiros clientes, verifique como ele utiliza a tecnologia!

Renan Kaminski Damasceno startup-lab3

Google

Compartilhe: 
Escrito por
Felipe Piragibe
Posts relacionados:

Seu email vale ouro!

Coloque seu e-mail aqui pra aprender de graça a lucrar como louco!
Vamos nos conectar?
Newsletter
Deixe seu e-mail aqui e comece a receber dicas e novidades exclusivas!
© 2022 4blue | Desenvolvido por Fresh Lab Agência de Marketing Digital
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram