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Quero compartilhar como nós estamos fazendo uma pequena revolução no modelo de consultoria.
Sempre gostamos e estudamos muito sobre inovação. Desde a criação, a empresa foi pensada a partir de metodologias de inovação.
E agora conseguimos dar um novo salto no modelo de consultoria.
Mas primeiro precisamos viajar até a Índia. Existe um Hospital de Olhos chamado Aravind. Ele se tornou o maior hospital de olhos do mundo.
Eles criaram um processo onde eles conseguem fazer 10 vezes mais cirurgias oculares do que a média dos outros hospitais.
Para se ter noção do nível de produtividade, o cirurgião, que é o sujeito com a mais alta capacidade (e salário), quando termina uma cirurgia, ele se vira para o lado e imediatamente já tem outro paciente esperando para iniciar o procedimento.
Todo o processo de preparação do paciente, atendimento, conversa com a família, "despreparação" do paciente, etc. não é feito por aquele cirurgião.
E assim, podemos voltar ao nosso mundinho aqui no Brasil...
Todo prestador de serviço enfrenta um problema, que é a falta de capacidade de escala, ou seja, ter que atender cada cliente individualmente.
Em 2013 assisti a palestra do Vijay Govindarajan, um dos maiores consultores de inovação no mundo, que contou melhor o estudo de caso do Hospital. Saí da palestra abismado pensando:
“Se eles conseguem remodelar o processo do hospital para se tornar 10x mais produtivo, como nós, como uma empresa de consultoria, não poderemos fazer o mesmo?
A partir dali eu e o Aleks começamos a quebrar a cabeça para aumentar a produtividade da consultoria, aumentar a escala e, quem sabe, até reduzir o preço.
O consultor é um profissional que, basicamente, resolve problemas. Vê uma situação e pensa numa solução.
Porém, a consultoria financeira tem uma “mágica”. O processo financeiro de qualquer empresa é basicamente igual. Seja da Microsoft do Bill Gates ou da Padaria do seu Joaquim.
É entrada e saída de dinheiro. Lucro. Controle. Análise.
Assim, o consultor se torna mais importante nos detalhes, para tirar dúvidas, fazer correções, ajudar as análises, etc. etc.
Aí começamos a pensar: temos um método de consultoria que estrutura a gestão financeira em 35 dias. Assim, por ser um MÉTODO, todas as reuniões basicamente são iguais. A primeira, a segunda, a terceira e assim por diante.
E se o cliente tiver dúvida, ele entra em contato com o consultor.
E foi isso que fizemos. A partir daí surgiu o Iluminismo Financeiro.
Uma consultoria baseada em vídeo-reuniões, em que ele segue a metodologia normal da consultoria, mas ao invés de estar presencialmente em cada reunião com o consultor, ele assiste uma vídeo-reunião.
Ao invés de eu, como consultor, ter que gastar 3h para 3 clientes diferentes, já não preciso mais ter esse tempo todo.
Consigo ensinar aquilo que o cliente precisa saber e passar as atividades que ele deve executar por meio do vídeo. E todos os detalhes, dúvidas, adaptações inerentes ao processo de consultoria aí sim entra o consultor – como o cirurgião que entra no momento mais necessário.
Conseguimos repensar e automatizar o máximo possível o processo de consultoria.
O Iluminismo Financeiro sai menos da metade que uma consultoria normal. Nos mesmos trinta e cinco dias e com o mesmo método de consultoria.
Então é isso! Queria compartilhar um pouco dessa história e como estamos inovando e remodelando a consultoria tradicional para ter mais escala e atender mais empresas. Fica ligado porque em breve você vai ouvir falar do Iluminismo Financeiro.
PS.: Aqui você encontra o vídeo que explica um pouco sobre a história do Hospital Aravind que nos inspirou.
Por Renan Kaminski (sempre tentando e tentando novamente inovar)