Metas, quem são elas? 5 passos para defini-las

Sumário
Compartilhe
18 de janeiro de 2013

_

Metas

É muito delicado falar de metas porque cada pessoa as cria de diferentes formas e por diversas razões, sejam elas pessoais ou profissionais. Entretanto, geralmente, existe um motivo em comum implícito em todas elas - o desejo de crescimento do realizador. E outro fator essencial é: como as organizar e gerenciar e, ao mesmo tempo, analisar o seu desempenho?

Limite

Quem quer evoluir busca meios para tal e um meio é estabelecer metas. Estas podem ser de curto,médio ou longo prazo, dependendo somente do critério da pessoa. O desenvolvimento ocorre gradativamente, grande parte é consequência da avaliação dos resultados - a pessoa compreende qual é o seu limite e, muitas vezes, acredita que sua performance não foi suficiente, ocasionando uma sede de se superar cada vez mais.

Além disso, as metas levantam o ânimo do realizador e até mesmo sua felicidade, pelo fato de fazer algo que realmente vale a pena e que tem muita importância para sua vida.

FluxoGrama 2

1° Passo: Reflexão

E para iniciar a construção do seu crescimento pessoal é necessário conceber uma intensa reflexão do andamento da sua vida. Veja alguns pensamentos que podem te auxiliar:

- Quais foram os erros e acertos que fiz em determinado período?
- O que as pessoas pensam sobre mim no trabalho e como meus amigos e família me veem como pessoa?
- O que preciso desenvolver para alcançar meus sonhos?
 - O que falta para eu me tornar o mais foda um excelente profissional...

Enfim, você deve realizar uma autoanálise apurada dos acontecimentos e etapas passadas. Uma dica importante é pedir para outrasinovaçao-revista2 pessoas comentarem a percepção delas sobre você, pois em vários casos a imagem que você pensa que transmite é diferente da imagem passada para os outros.

2° Passo: Estabelecer grandes objetivos

Após a reflexão, é preciso estabelecer grandes objetivos para o ano ou para um período maior. Parecido com uma visão de uma empresa, assim, você terá a base para todas as metas. É indicado que existam poucos objetivos principais para você se manter focado.

3° Passo: Estipular indicadores e metas

Agora pense em como medir esses objetivos, ou seja, crie indicadores e metas compatíveis para alcançá-los.

Indicador

Pode-se usar como exemplo uma pessoa que tem como objetivo final viajar para a Europa no final do ano. Ela precisa guardar dinheiro (indicador 1) e, também, de todos os documentos necessários para realizar uma viagem (indicador 2), como passaporte, visto e seguro saúde. Para isso acontecer ela precisa economizar R$300,00 por mês (meta 1) e fazer um dos  documentos a cada dois meses (meta 2).

Outro exemplo, agora relacionado ao meio dos negócios, é de uma empresa que visa aumentar o lucro no final do ano. Ela necessita aumentar o faturamento (indicador 1) e reduzir seus custos fixos (indicador 2). Visto que para isso se tornar real, o faturamento deve ser aumentado 10% ao mês (meta 1) e o custo deve diminuir 15% ao ano (meta 2).

4° Passo: Plano de ação

Mão na massa

Depois de preencher todas esses metas e indicadores é essencial pensar em COMO chegar até eles, a parte chamada Plano de Ação. Quais são as ações necessárias para você chegar aos objetivos? Quais são os prazos e atividades para executar cada ação? Você verá que o plano é muito operacional e precisa ser bem detalhado para um imprevisto não te pegar desprevenido.

5° Passo: Gerenciar suas metas

Para gerenciar suas metas utilize os recursos que você achar melhor:

- Escreva-as num papel e cole-as na parede do seu quarto
- Faça reuniões semanais ou mensais de acompanhamento
- Use planilhas ou outras ferramentas de gerenciamento
- Procure um profissional de coaching para te auxiliar
- Estipule recompensas para metas conquistadas
- Fique atento com novas oportunidades e as inclua nas suas metas

Grandes empreendedores, como o Marcelo Sales, fundador da nTime e Movile, empresa que fornece conteúdo de entretenimento móvel e outros serviços (com mais de 20 milhões de usuários ativos no mundo) e atual fundador da aceleradora de negócios 21212, fala em sua palestra que:

Passo 01

"Uma vez traçado seu objetivo, faça chuva ou faça sol, esteja você cansado ou de bom-humor, com sorte ou com azar; todo dia de um passo a mais em direção ao seu objetivo, todo dia faça alguma coisa para se aproximar do seu objetivo. Porque no final de um ano, você terá dado 365 passos em direção ao seu objetivo. E talvez seu concorrente, no sábado faça churrasco ou no domingo não trabalhe e assim, você ganhará distância em relação a ele."

Já pensou nisso?!

E para ajudar você a organizar e gerenciar suas metas, a KaminskiAvalca criou uma ferramenta de Planejamento Pessoal personalizada, com o passo a passo na utilização de indicadores, plano de ação e gráficos para tornar a sua visualização dinâmica e sua vida mais simples.

Planilha

Agora não tem desculpa para você não se planejar. Bora crescer?

Ubiratan B. Assumpção Junior

Tags: 
Compartilhe: 
Escrito por
4blue
Posts relacionados:

Seu email vale ouro!

Coloque seu e-mail aqui pra aprender de graça a lucrar como louco!
Vamos nos conectar?
Newsletter
Deixe seu e-mail aqui e comece a receber dicas e novidades exclusivas!
© 2022 4blue | Desenvolvido por Fresh Lab Agência de Marketing Digital
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram