Você com certeza está acompanhando o problema que sofremos (final de fevereiro/2015) com a greve dos caminhoneiros. O trânsito que se causa é o menor dos problemas.
Em algumas cidades pequenas houve falta generalizada de gasolina. Insumos básicos, como leite, ficaram em falta. Aliás, produtores rurais tiveram que jogar seus produtos fora pois não tinham como escoar a produção.
Ou seja, o que faz o Brasil (e talvez qualquer país do mundo) PARAR, é o Transporte.
Se os funcionários do metrô entram em greve, a cidade vira um caos. Se os ônibus entram em greve, a cidade vira um caos. Se os caminhoneiros entram em greve, o país tem graves problemas.
Observe que quando há greve bancária, atrapalha, mas não tanto. Quando tem greve dos agentes penitenciários, provavelmente não faz diferença nenhuma pra você. Mesmo uma greve nos Correios a maioria passa tranquilamente. Mas qualquer tipo de paralização no transporte afeta absolutamente todas as pessoas!
Em outras palavras: se o sistema logístico para, o país inteiro para.
E o que tudo isso tem a ver com a sua empresa?
Eu lhe pergunto: o que pode PARAR a sua empresa? Ou seja, se o sistema logístico para o Brasil, o que pode parar sua empresa?
Qual o grande ponto crítico do negócio? O que, se parar de funcionar, irá PARAR sua empresa?
Alguns exemplos para ficar claro:
> Se a máquina de assar o pão do Subway quebrar, ferrou! Dali a pouco os pães assados vão acabar e o a empresa vai PARAR.
> No e-commerce da Netshoes, se o servidor cair e o site sair do ar, a empresa vai PARAR. Sem site, não há venda.
> Em prestadores de serviço de pequeno porte, se o dono da empresa morrer (bate na madeira), a empresa vai PARAR, pois não há ninguém que saiba prestar o serviço além dele.
E na sua empresa, o que pode fazer ela parar?
Hoje, na KaminskiAvalca, se um dos sócios sumir, conseguimos fazer a operação continuar. Se os dois sumirem, aí sim a empresa já era. Se o meu computador for roubado, terei graaandes problemas.
E no seu negócio? O que pode fazer ele simplesmente parar de funcionar?
Ao pensar nesta questão, você visualiza problemas na sua empresa que precisam ser resolvidos. Afinal, quanto menos fatores extremamente críticos houver, melhor!
Clique para compartilhar este conhecimento!
Por Renan Kaminski (tentando fazer seu negócio não parar nunca)