Um Erro Gravíssimo Cometido Pelos Prestadores de Serviços Na Hora de Vender
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29 de abril de 2015
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Quanto maior a taxa de fechamento (orçamentos x aceites) de projetos de prestadores de serviços, obviamente melhor. Se um prestador de serviço que tenha uma taxa de fechamento de 15%, ou seja, a cada 20 clientes, apenas 3 fecham negócio, conseguir aumentar tal taxa para 30%, é a mesma coisa que dizer que este camarada irá dobrar o seu faturamento.
Não fazer uma reunião de "diagnóstico", ou seja, não identificar a real necessidade do cliente. Alguns fazem, mas não sabem direcionar a reunião para fazer as perguntas mais importantes.
E qual é o problema nisso? O prestador de serviço possui uma certa "arrogância" involuntária, do tipo, "eu tenho o melhor serviço e todas as outras pessoas precisam disso".
Note que não estou falando que você é arrogante, mas é uma ideia normal sobre seu negócio. Eu por exemplo acho mais importante você ter uma boa gestão financeira do que ter um belo site e o cara que faz site vai achar o contrário. Conseguiu entender?
E o que isso atrapalha? As vezes o cliente está perdido, não sabe bem o que quer e você chega oferecendo algo sem ele nem pensar no assunto.
Quando você faz uma reunião mais detalhada, você faz com que o próprio cliente chegue a conclusões que ele deve chegar.
A 1ª reunião é fundamental para ter este alinhamento.
Nesta primeira reunião de diagnóstico, você, de um lado, descobre qual o verdadeiro problema do cliente; faz o cliente perceber a gravidade do seu problema e, ainda, adquire insumos valiosíssimos para vender o seu serviço ou produto.
Ao ignorar esta reunião de diagnóstico e apresentar uma proposta diretamente, você e o cliente não estarão falando a mesma língua. Talvez ele não precise realmente daquilo que ele mesmo pediu. Você está tratando aquele cliente como se ele fosse absolutamente igual a todos os outros - e mesmo que ele seja, ele não pode se sentir desta forma!
Portanto, se você quer aumentar suas taxas de vendas: faça uma primeira reunião antes de apresentar a proposta de trabalho. O cliente conhecerá melhor sua empresa, você entenderá o real problema do cliente e vocês estarão sintonizados falando a mesma língua!
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