Criatividade é tudo (ou quase)

Sumário
Compartilhe
22 de julho de 2015

_

Mas-so-o-designers-pensam-assimEm um mundo cada vez mais competitivo, no qual apenas o produto, a qualidade e atendimento não são suficientes para se manter no mercado muito se fala sobre ser criativo para fazer algo diferente dos outros.

Ouvimos várias vezes também como o brasileiro é criativo, mas será mesmo?

Neste post eu vou falar alguns motivos que fazem você não ser criativo, algumas técnicas para se tornar criativo e como a criatividade pode ajudar em outras partes de gestão, como Gestão Financeira que tanto falamos.

Condicionamento-do-ser-humano-a-limitacaoO Grande Motivo que acaba com sua Criatividade - Condicionamento

Imagine que você tem 8 anos e está na aula de Educação Artística e sua professora te dá um desenho do Bob Esponja para pintar. Com sua criatividade aflorada, pinta de rosa com bolinhas laranjas e quadrados roxos. Que nota você receberia?

Provavelmente menor do que os outros que pintaram de amarelo. E por quâ? Porque o "certo" é pintar de amarelo. E pior, o que acontece entre você e o restante dos amiguinhos? Eles vão te zoar até você ter seus 50 anos de idade (juro que não aconteceu comigo).

Qual é o grande ponto do condicionamento? O sistema educacional sempre com uma resposta certa, preconceitos gerais, crenças de uma sociedade, uma certa "punição" para quem sai da linha, vai acabando com a criatividade das crianças. Você nasce com a sua mente completamente aberta e vai sendo "treinado" para se manter sempre na linha.

E o pior de tudo é que quem acaba com esta criatividade sua são seus professores, pais, irmãos mais velhos e etc. Vai falar que quando você era criança você já não usou baldes como bateria, fios como rede de vôlei e tantas outras coisas? Mas muitas vezes era xingado e ficava de castigo.

kidComo começar a se tornar uma "Criança Criativa" novamente?

Existem diversas técnicas e ferramentas, vou tentar abordar algumas principais por aqui

Repertório

O nome já diz, certo? É você conhecer muita coisa diferente do que você já faz. Quando eu estava na faculdade de Economia eu tive a grande oportunidade de trabalhar com Designers, Turismólogos, Engenheiros, Contadores e etc. Agora, imagine-se em uma sala de reunião de planejamento com visões e pensamentos completamente diferentes. Muita gente não iria gostar, mas eu amava. Afinal, isso ajuda na criatividade.

Você trabalhar com pessoas que pensam igual a você é o rumo para a "mesmice". Leia coisas diferentes, abra revistas e sites que falam de coisas "doidas". Ideias e conceitos de outras áreas são fundamentais para criar na sua área.

Um exemplo clássico é o Circo de Soleil. Ele não é apenas um circo. Ele é um teatro, música, dança, show completo mesmo.

Fuga da Rotina

Este é bem bacana. Quando entramos na rotina, nosso cérebro entra também e ele passa a funcionar de forma automática. Lembra aquela vez que você passou pelo sinal e não se lembra se estava vermelho ou verde? Ou aquela vez que você se deu conta que já estava em casa e não lembra nada do caminho? É porque seu cérebro funcionou no automático.

Quando isso acontece a sua camada mais externa do cérebro (onde funciona a criatividade) deixa de trabalhar para o automático (camada mais interna) tomar conta. Então, a dica é fazer coisas diferentes constantemente, que fará a parte mais externa do cérebro (criatividade, memória, etc) funcionar.

Caminhos diferentes, locais diferentes, caminhar por um novo caminho, ver um programa novo... Tudo isso exercitará seu cérebro.

00259820150116160227E por que tudo isso é importante para a Gestão da Empresa?

Uma das maiores dificuldades de Gestão é justamente a parte financeira, a qual sempre ressaltamos a importância (leia mais sobre finanças aqui).

Agora pense que, com a sua criatividade, muitas vezes você consegue reduzir custos, otimizar processos, contratar melhores funcionários e reter mais funcionários, evitando gastos financeiros.

O relacionamento com seus clientes pode ser bem diferente em relação às outras empresas justamente devido a criatividade. Exemplo disso é o Outback.

A criatividade não precisa ser usada apenas para novos produtos ou serviços. Ela pode e deve ser usada para Marketing, Gestão de Pessoas, Finanças, Processos, Produção e todas as outras áreas.

E agora lhe pergunto, você se considera criativo?

Leia também

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

compartilhar-face

IMG_0667Escrito por:

Aleksander Avalca

Sócio da KaminskiAvalca e adora Basquete, comida japonesa, Fórmula 1 e sente bastante saudade de uma parte da família que mora longe!

Tags: 
Compartilhe: 
Escrito por
4blue
Posts relacionados:

Seu email vale ouro!

Coloque seu e-mail aqui pra aprender de graça a lucrar como louco!
Vamos nos conectar?
Newsletter
Deixe seu e-mail aqui e comece a receber dicas e novidades exclusivas!
© 2022 4blue | Desenvolvido por Fresh Lab Agência de Marketing Digital
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram