Ser empresário não é fácil não, meu amigo e minha amiga..
AH, MAS É ÓBVIO!
Estamos falando aqui o óbvio para chegar no que é mais óbvio ainda, mais muita gente foge quando vira empresário, que é sair da zona de conforto.
Abrir uma empresa e ser gestor do seu negócio é complexo, é complicado, envolve uma série de conhecimentos, uma série de habilidades, informações e experiências que, muitas vezes, a gente não tem.
Quando os sócios Renan e Aleks abriram a 4blue em 2009, eles tinham apenas seus vinte e poucos anos e nada dessa bagagem. Tiveram que aprender na marra e, OBVIAMENTE, fazer coisas nesse processo que não gostavam.
É muito comum esse quadro acontecer dentro de um cenário empresarial:
A pessoa deixa de fazer o que precisa porque não gosta ou não tem facilidade com aquela tarefa e foca apenas no que gosta, aquilo que é confortável, gostosinho e por aí vai.
Mas se o que eu falei no começo é tão óbvio, deveria ser óbvio também que um negócio não é feito apenas do que gostamos.
Você deve acompanhar notícias de pequenas empresas por aí: mais da metade quebra em menos de 2 anos; quando vai para 5 anos, esse dado aumenta drasticamente, e muitas que sobrevivem por mais de 5 anos, às vezes, só sobrevivem mesmo, estão até inativas.
Por que algumas empresas dão tão certo e algumas dão tão errado?
Fazer o que é fácil, o que está na área de conforto, é você ficar na média.
Ficar na média significa que você não vai crescer, não vai evoluir, não vai ser melhor.
Às vezes, ouvimos as pessoas reclamarem: Ah, minha concorrência faz isso, minha concorrência faz aquilo… E você está fazendo o que? NADA!
Reflita nessa pergunta: será que você está fazendo aquilo que deveria ser feito como um empresário de verdade?
Gerir uma empresa significa cuidar muito bem do dinheiro dela, cuidar muito bem das pessoas que trabalham lá…
“Ah, meus funcionários são horríveis”
Culpa de quem? De quem contratou, de quem fez o processo seletivo, de quem não deu o treinamento, não deu um processo para eles seguirem.
Agora, se você fez tudo isso e não tem jeito, seu funcionário é ruim, demite e contrata outro… ASSUMA A RESPONSABILIDADE DO SEU NEGÓCIO SEMPRE.
Quando você joga para os outros a culpa dos problemas que acontecem dentro da sua empresa, você fica sentado esperando, na zona de conforto.
Quando você assume a responsabilidade, sai da zona de conforto e cria sua própria realidade.
Suas ações têm levado você cada vez mais pra dentro ou pra fora da zona de conforto?
Um exemplo aqui na própria 4blue.
Sempre fomos muito bons em números, em estratégias, em dinheiro, em gestão do dinheiro… mas a gente nunca foi muito bom em Marketing.
Obviamente porque não era a nossa habilidade, não era fácil para a gente.
Desde 2012 mais ou menos, investimos constantemente em treinamento, capacitação e pessoas (porque não é só você que vai fazer o que precisa ser feito, você não consegue fazer sozinho, precisa de alguém capacitado ou capacitar alguém da sua equipe pessoa. Seu papel é acompanhar e gerir o que ela fizer dentro da sua área).
Saber quando é hora de reunir reforços também é ser empresário, ser Gestor, faz parte e é desafiador.
Mas é extremamente gostoso quando você perceber os resultados acontecerem automaticamente.
Não tenha medo de sair da sua zona de conforto. Tema ser engolido por não saber como crescer.