Plano de Negócios é o principal método para ajudar empreendedores a organizarem seus novos negócios.
Criar negócio é uma atividade muito complexa…
É preciso imaginar quais clientes você vai atender, o que você vai entregar, quantos funcionários vai precisar, também precisa definir sua classificação legal, quantos sócios, onde será a sede…
Porém um Plano de Negócios te ajuda com isso tudo isso e mais! Confira:
O que é e como criar um Plano de Negócios?
Plano de Negócios é um documento contendo todas as premissas de um novo negócio.
As informações contidas variam, mas de maneira geral segue-se a estrutura abaixo:
- Sumário Executivo
- Dados Jurídicos/Tributários do Negócio
- Descrição do Mercado
- Descrição da Oferta
- Modelo de Negócio Proposto
- Estratégia e Marketing
- Definição de Equipe
- Plano Financeiro
Veja cada um com mais detalhes:
1. Sumário Executivo
O sumário executivo é o primeiro item do plano de negócios, porém é feito por último.
Ele basicamente é o resumão de todas as informações que vão ser detalhadas ao longo do plano.
Serve como índice para se encontrar no plano e ter uma visão geral do que esta sendo proposto.
2. Dados Jurídicos e Tributários do Negócio
Agora, deve-se incluir os dados burocráticos do negócio como classificação, endereço, dados dos sócios, regime tributário, entre outros.
3. Descrição do Mercado
A primeira área mais estratégica do plano de negócio é a definição de mercado/problema.
Basicamente, aqui você deve descrever as razões que te fazem acreditar que o mundo precisa da sua oferta.
Ou seja, deve-se expor comportamento que reforcem a sua ideia de negócio e também dados quantitativos no mercado, sempre que possível!
4. Descrição do Produto
Depois que você encontrou um mercado que é realmente interessante, você deve expor qual seria a sua oferta para ele.
Assim, é interessante demonstrar o alinhamento entre o mercado e oferta, além de demonstrar os recursos necessários para realizá-la.
5. Modelo de Negócio Proposto
Agora, você deve estruturar como o negócio deve funcionar segundo os 9 blocos:
- Segmento de Clientes
- Oferta de Valor
- Canais de Distribuição
- Relacionamento
- Fontes de Receita
- Recursos Chave
- Atividades Chave
- Parceiras
- Estrutura de Custos
6. Estratégia e Marketing
Seguindo os dados do seu plano de negócios, você deve provar que conseguirá levar o seu produto até o mercado alvo.
Para isso, você vai avaliar seu posicionamento estratégico fazendo os exercícios de Porter, SWOT e marketing mix.
O resultado disso será uma estratégia de marketing bem avaliada e proposta em cima de métodos comprovados de gestão!
7. Definição de Equipe
As pessoas são sempre o coração de qualquer negócio, do MEI às grandes empresas.
Uma parte essencial do seu plano de negócios será provar que você possui as pessoas corretas, na hora certa, para fazer seu negócio deslanchar de verdade!
8. Plano Financeiro
Por fim – mas normalmente a área mais analisada e trabalhosa do plano de negócio – existe o plano financeiro.
Nele, tudo que foi definido anteriormente, será convertido em números:
- Qual vai ser o faturamento?
- Como cada produto vai ajudar?
- Quais são os principais custos e como eles se comportam ao longo do tempo?
- Quando o negócio fica lucrativo?
- Qual é o tempo de retorno do investimento?
Para esse tutorial de plano de negócios no excel, usamos como referência a ferramenta da LUZ, nossos parceiros. Eles oferecem essa planilha já pronta para uso! Para baixar uma versão demonstrativa é só clicar aqui!