Como Separar Dinheiro Pessoal do Dinheiro da Empresa?

Sumário
Compartilhe
19 de outubro de 2016

_

importante Esta é uma questão muito, muito, mas muitoooo importante. A não separação do dinheiro pode tranquilamente acabar com seu negócio.

Você pode estar boicotando sua própria empresa fazendo isso.

Muitos pequenos empresários começam uma empresa sem nenhum tipo de separação de dinheiro, ou seja, precisa ir no mercado fazer compra pra casa, usa-se dinheiro da empresa.

Muitos argumentos são:

“A empresa é minha, então o dinheiro é meu”

“Ahh não tenho salário, então eu tenho que fazer isso”             

“Pra que dividir, eu tenho controle sobre tudo”

E por aí vai...

 

Mas qual é o grande problema afinal de contas, em não separar o dinheiro?

planejamento-do-dinheiroPrimeiro que você (sócio) e a empresa ficam sem nenhum tipo de planejamento, ou seja, se seu carro quebrar neste mês e você usar mais dinheiro da empresa, este gasto a mais nunca foi planejado.

Além disso, você como pessoa acha que nunca recebeu um salário, isso porque você nunca vê a cor do dinheiro, só usa o cartão da empresa e não tem a sensação de salário recebido.

Pense nesta história, será que não acontece com você?

Atendemos uma empresa em 2012 que o dono falava que nunca tinha recebido o seu pró-labore (salário dos sócios), ficamos um mês anotando todos os gastos pessoais com dinheiro da empresa e anotamos tudo como pró-labore.

Sabe quanto ele retirou apenas aquele mês, sem perceber? R$12 mil reais.

Perceba que é exatamente o que escrevi acima, a empresa nem esperava que iria sair 17mil e ele como sócio não sabia que tinha tirado isso tudo, pra ele, ele nunca tinha retirado um salário.

 

Agora por que isso pode quebrar uma empresa?

empresa-quebradaNeste caso específico, o faturamento da empresa era cerca de 35mil, ou seja, mais de 1/3 estava indo para o sócio, sendo que a empresa não era lucrativa.

Eu contei um caso bem resumidamente, mas é realmente isso que acontece com muitos e muitos empresários.

Por exemplo, aqui na 4blue, os sócios tem o salário definido e recebem exatamente no mesmo dia todos os meses.

Com isso a empresa sabe todos os meses quais são os custos, conseguimos fazer um planejamento financeiro mais preciso, mais sólido e não somos pegos de surpresa.

Já para os sócios (eu Aleks, sou um deles), sei exatamente o quanto vai entrar e sei exatamente o que posso fazer ou não da minha vida.

Se algo acontece no mês, eu tenho que me virar com isso ou com a minha reserva e investimentos pessoais.

A gente sempre fala muito de pensar como grande e pensar como pequena empresa.

Misturar o dinheiro é muito pensar como pequena empresa, você não vai encontrar nenhuma grande empresa que faça isso.

Então, vai continuar pensando como pequena empresa?

 

Ok Aleks, estou convencido, como mudar a minha realidade?

Bem, o processo não é fácil e simples, sabemos disso, pois a empresa provavelmente já deve estar em um ciclo e acostumado de forma errada.

Então vou passar algumas dicas de como conseguir em 3 meses estar retirando um pró-labore fixo, bora lá?

  1. Se você ainda não tem uma conta jurídica, este é o primeiro passo. Mesmo com taxas a mais, pode ter certeza que vale a pena, é uma das melhores formas de começar.
  2. A partir de agora, anote todos os seus gastos pessoais como pró-labore em seus controles (se você ainda não tem controle, veja este post)
  3. Ao final do 1º mês faça uma análise do quanto você retirou de pró-labore sem “perceber”. Nesta análise pense em:
    1. A empresa pode realmente lhe pagar tudo isso? Uma coisa é o quanto você como sócio quer retirar, outra é o quanto a empresa pode pagar.
    2. Agora que você sabe o valor, faça uma programação de retirada semanal do valor. Por exemplo, se deu 7mil, mas você percebe que não da pra ser isso e quer retirar 4mil. Faça uma programação para retirar 1000,00 por semana no 2º mês
    3. Importante! Tente não falhar neste processo, retire apenas uma vez por semana. Se tiver uma semana que vai precisar de mais dinheiro é preferível você fazer uma retirada maior e na semana seguinte uma menor, do que retirar duas vezes na semana. Programe-se, é possível =)
  4. Ao final do 2º mês faça uma nova análise sobre como foi. O valor é suficiente para você? A empresa pode arcar com isso. Lembre-se sempre, você deve retirar o que a empresa pode pagar, não o que você gostaria de receber. Isso para não boicotar a própria empresa.
  5. Agora faça um planejamento para retirar duas vezes por mês, se achar que já é possível uma vez, ótimo, mas o mínimo é que você retire apenas duas vezes. Combinado?

Você pode se perguntar uma coisa comum.

Mas Aleks, e se um mês tiver prejuízo? A 4blue já teve mês com prejuízo, é normal para qualquer negócio, mas mesmo assim eu e Renan recebemos normalmente aquele mês, por que isso?

Porque assim como os funcionários, nós temos que receber. E nos meses com prejuízo usamos o saldo da empresa, que já era positivo. É por isso que sempre reforçamos a importância de se ter saldo na empresa.

E o que você achou disso tudo? Acha que é possível fazer isso para a sua empresa? Conseguirá mudar esta realidade?

Eu aconselho muito você ler também este post sobre o Guia Definitivo de Fluxo de Caixa, além de ser algo extremamente importante para a empresa, ter um fluxo de caixa ajuda a saber o quanto você pode retirar como pró-labore ou não

Veja o vídeo abaixo que comento sobre como saber o quanto você pode retirar analisando o Fluxo de Caixa.

 

aleks-2Escrito por Aleksander Avalca, sócio da 4blue, adora tomar uma cerveja gelada, jogar basquete (apesar de não fazer isso faz tempo devido a constantes contusões, rs) e  viajar por aí =)

 

 

Tags: 
Compartilhe: 
Escrito por
4blue
Posts relacionados:

Seu email vale ouro!

Coloque seu e-mail aqui pra aprender de graça a lucrar como louco!
Vamos nos conectar?
Newsletter
Deixe seu e-mail aqui e comece a receber dicas e novidades exclusivas!
© 2022 4blue | Desenvolvido por Fresh Lab Agência de Marketing Digital
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram