O que é Polímatas? Polímatas é uma empresa parceira da 4blue. Conhecemos os sócios e seus objetivos. Que em uma única frase é ajudar empreendedores. Ou seja, tem tudo a ver com a nossa missão.
E em parceria, eles escreveram este post que vale muito a leitura =)
O que você percebe sobre alguns dos empreendedores mais bem-sucedidos do mundo hoje? Eles são as pessoas que obtiveram doutorados nas universidades de elite, com longos anos de estudos acadêmica, para depois abrirem seus negócios? Ou são aqueles que, apesar de serem ávidos aprendizes, vão lhe contar sobre as diferentes formas que aprenderam, as pessoas que conheceram, as experiências que tiveram e os eventos que presenciaram? Quase universalmente, é o último. Não estamos nem falando dos casos mais recorrentes na mídia, como Bill Gates, Mark Zuckerber, Evan Spiegel e cia.
Na Polímatas, nossa rede de empreendedores que trocam conhecimento sobre gestão e negócios, temos conhecidos empreendedores mais “reais” – como um estudante de colegial que descobriu aptidão no poker, juntou uma grana e abriu quatro empresas; ou um artesão que criou uma campanha numa plataforma de crowdfunding com uma cafeteira; ou também um estudante de Direito que resolveu largar a profissão após perceber que o bico que fazia em panfletagem podia virar um negócio.
O que temos percebido é que, quanto maior o tempo gasto aprendendo habilidades práticas que vão realmente ser usadas na vida real, melhor é para o empreendedor e sua empresa – seja lá como ele define sucesso. Empreendedores precisam, sim, estudar e se treinar. Vamos dar uma olhadinha em algumas das habilidades nós acreditamos que empreendedores, de uma forma geral, precisam desenvolver.
Falar em público.
Estar na frente das pessoas para fazer uma apresentação de vendas pode ser uma experiência amedrontadora. Afinal, no momento em que você chegar ao palco, você já trabalhou algumas boas horas em seu produto. Mas as coisas podem ir de mal a pior se você não tiver habilidades para comunicar isso ao público. Entenda: muitas vezes não é apenas o conteúdo da sua apresentação que conta, mas a maneira como você o entrega e sua linguagem corporal que importa. As pessoas são muito mais receptivas a um orador público confiante do que um com baixa entrega, mesmo que tenha algumas ideias realmente boas. Muitas vezes você aprenderá algo sobre a maneira como você fala uma vez que você faz um curso de fala pública. Você pode se gravar para ver como você é em ação, assim poderá refletir e melhor – e você estará perfeitamente posicionado para azer algo sobre todas essas idiossincrasias pessoais que impedem um grande passo.
Escrita e composição.
No passado, se você queria criar um negócio, não precisava ter habilidades de escrita altamente desenvolvidas. Mas com o surgimento de SEO e blogs, bem como conteúdo de inbound marketing , ser proficiente tanto na escrita quanto na composição tornou-se essencial.
As chances são de que você já tenha alguma habilidade na escrita. Mas a maioria das pessoas não desenvolve essa habilidade muito além do currículo escolar. Depois de muitos anos na vida corporativa, preenchendo planilhas ou trabalhando no varejo, suas habilidades de escrita podem ter se atrofiado significativamente. A escrita é necessária para criar comunicados de imprensa, comunicação com investidores e blogs para seus clientes. Todas essas disciplinas colocam suas habilidades de gramática à prova e, se não estiverem afiadas, você encontrará as pessoas perdendo interesse em sua empresa.
Finanças e investimento.
As empresas tratam de gerar receita e obter lucro. Mas, na verdade, administrar toda essa riqueza é um desafio significativo em si mesmo. O primeiro problema que você encontrará é cumprir adequadamente suas contas. A falta de fazer isso pode significar desastre para sua empresa.
O outro problema que você enfrentará é onde colocar todo seu dinheiro. Muitas vezes, não é sensato colocá-lo de volta ao negócio e, portanto, aprender sobre o mercado de ações e obter uma educação financeira é uma obrigação para muitos empresários. Muitos empreendedores também enfrentam dificuldades em separar finanças pessoas das empresariais.
Empreendedores precisam ser polímatas.
Como empresário, você também terá que passar muito tempo aprendendo sobre branding, marketing, economia e gestão. É por isso que os empreendedores de hoje precisam ser os mais versáteis possíveis – e é esta a bandeira que levantamos: que você precisa ser um polímata. Nosso objetivo é criar ambientes nos quais empreendedores possam se desenvolver.
Nós nos reunimos todas as semanas para falar sobre gestão, negócios e das mais diversas áreas de um negócio. Acesse agora nosso site e veja como você pode fazer parte da nossa rede de polímatas.