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Cultura de Lucro. Sua empresa tem?

Opaaa, Renan Kaminski, da 4blue na área!

Deixa eu te perguntar:

O seu negócio tem uma Cultura de Lucro?

Ou seja, uma cultura voltada para o Lucro do negócio?

Pode até parecer uma pergunta retórica e boba, mas juro que não é.

Desde o início da 4blue (quando ainda era KaminskiAvalca – se você nos acompanha a mais tempo, sabe que este nome estroncho era o nome da 4blue, rsrs) eu sempre participar de vários grupos de empresários.

E sempre percebi que fala-se muito de vendas, de marketing, de atendimento… mas pouco fala-se de LUCRO.

Realmente sinto a falta de uma cultura de lucro na grandiosa maioria das empresas.

“Mas, Renan, o que você quer dizer com cultura de lucro?”

Cultura de lucro é…

você entender com clareza as margens dos seus produtos e serviços;

saber qual o mínimo que você precisa faturar para, pelo menos, ficar no zero a zero;

saber quanto você precisa faturar para ter X% de lucro;

olhar impreterivelmente o lucro mês após mês

ter uma meta clara de lucro para cada mês e analisar se está atingindo tal meta ou não

fazer com que todos os colaboradores da empresa entendam o mínimo de gestão financeira empresarial e também pensem nos lucros da empresa.

Enfim… cultura de lucro é se focar no número que mais importa do seu negócio: o lucro.

 

E como criar uma Cultura de Lucro em meu negócio?!

Você pode começar com 4 simples passos:

 

1. Enxergar os números

Não tem como fugir…

Fazer o controle financeiro é um saco? É.

Mas como você vai ter uma cultura de lucro se você nem souber direito qual o lucro do negócio?!

Impossível né…

Assim, você precisa ter o registro de todas as informações num software ou numa planilha que lhe gere automaticamente um relatório de Fluxo de Caixa e lhe permita enxergar o lucro do mês.

 

2. Ter uma meta de lucro

É importante você saber o que quer alcançar para saber se está caminhando na direção certa.

Caso você não tenha a mínima ideia de qual deve ser sua lucratividade, dê um chute. Estabeleça uma meta arbitrariamente e depois você faz os cálculos com calma.

Veja: a meta não continuar na base do chute, ok? Bem de começo pode até funcionar, mas depois é necessário criar uma meta real baseada nos dados da empresa.

 

3. Toda primeira semana do mês analise seus resultados

Dedique-se alguns minutos a olhar o realizado do mês anterior e pergunte-se: o que devemos fazer para melhorar os resultados?

Lembre-se que, essencialmente, para aumentar os lucros, ou você aumenta os recebimentos ou diminui os gastos.

 

4. Premie pelo lucro

A partir de suas metas de lucro, crie bônus para você e para os colaboradores.

Na 4blue, por exemplo, quando atingimos uma lucratividade bimestral de 30%, a empresa nos paga um almoço. Além disso, temos uma meta anual que pode nos dar um salário extra e ainda a distribuição dos resultados que acontece uma vez por ano.

 

Estes são os primeiros passos. Existe mais uma série de coisas que você pode (e deve) fazer para aumentar os lucros do negócio.

Mas o começo de tudo é olhar para esse número.

Blz?

E se quiser saber mais sobre o tão famigerado lucro, confere esse post aqui.

 

Grande abraço!

Renan Kaminski

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