CRIATIVIDADE É TUDO (OU QUASE)

Sumário
Compartilhe
30 de julho de 2015

_

mas-so-o-designers-pensam-assimEm um mundo cada vez mais competitivo, no qual apenas o produto, a qualidade e atendimento não são suficientes para se manter no mercado muito se fala sobre ser criativo para fazer algo diferente dos outros.
Ouvimos várias vezes também como o brasileiro é criativo, mas será mesmo?
Neste post eu vou falar alguns motivos que fazem você não ser criativo, algumas técnicas para se tornar criativo e como a criatividade pode ajudar em outras partes de gestão, como Gestão Financeira que tanto falamos.

O Grande Motivo que acaba com sua Criatividade – Condicionamento

condicionamento-do-ser-humano-a-limitacaoImagine que você tem 8 anos e esta na aula de Educação Artística e sua professora te da um desenho do Bob Esponja para pintar, com sua criatividade aflorada pinta de rosa com bolinhas laranjas e quadrados roxo. Que nota você receberia?

Provavelmente menor do que os outros que pintaram de amarelo. E por que? Porque o “certo” é pintar de amarelo. E pior, o que acontece entre você e o restante dos amiguinhos? Eles vão te zoar até você ter seus 50 anos de idade (juro que não aconteceu comigo).

Qual é o grande ponto do condicionamento? O sistema educacional sempre com uma resposta certa, preconceitos gerais, crenças de uma sociedade, uma certa “punição” para quem sai da linha vai acabando com a criatividade das crianças. Você nasce com a sua mente completamente aberta e vai sendo “treinado” para se manter sempre na linha.

E o pior de tudo é que quem acaba com esta criatividade sua são seus professores, pais, irmãos mais velhos e etc. Vai falar que quando você era criança você já não usou baldes como bateria, fios como rede de vôlei e tantas outras coisas? Mas muitas vezes era xingado e ficava de castigo.

Como começar a se tornar uma “Criança Criativa” novamente?

kid

Existem diversas técnicas e ferramentas, vou tentar abordar algumas principais por aqui.

Repertório

O nome já diz certo? É você conhecer muita coisa diferente do que você já faz, quando eu estava na faculdade de Economia eu tive a grande oportunidade de trabalhar com Designers, Turismólogos, Engenheiros, Contadores e etc. Agora imagine em uma sala de reunião de planejamento com visões e pensamentos completamente diferentes? Muita gente não iria gostar, eu amava, afinal isso ajuda na criatividade.

Você trabalhar com pessoas que pensam igual a você é o rumo para a “mesmice”. Leia coisas diferentes, abra revistas e sites que falam de coisas “doidas”. Ideias e conceitos de outras áreas são fundamentais para criar na sua área.

Um exemplo clássico é o Circo de Soleil, ele não é apenas um circo, ele é um teatro, música, dança, show completo mesmo.

Fuga da Rotina

Este é bem bacana, quando entramos na rotina nosso cérebro entra também e ele passa a funcionar de forma automática, lembra aquela vez que você passou pelo sinal e não se lembra se estava vermelho ou verde? Ou aquela vez que você se deu conta que já estava em casa e não lembra nada do caminho? É porque seu cérebro funcionou no automático.

Quando isso acontece a sua camada mais externa do cérebro (que funciona a criatividade) deixa de trabalhar para o automático (camada mais interna) tomar conta. Então a dica é fazer coisas diferentes constantemente, que usará a parte mais externa (criatividade, memória, etc) funcionar.

Caminhos diferentes, locais diferentes, caminhar por um novo caminho, ver um programa novo, tudo isso exercitará seu cérebro.

E por que tudo isso é importante para a Gestão da Empresa?

00259820150116160227Uma das maiores dificuldades de Gestão é justamente a parte financeira, no qual sempre ressaltamos a importância (leia mais sobre finanças aqui).

Agora pense que com a sua criatividade muita vezes você consegue reduzir custos, otimizar processos, contratar melhores funcionários, reter mais funcionários evitando gastos financeiros.

O relacionamento com seus clientes pode ser bem diferente em relação as outras empresas justamente devido a criatividade. Exemplo disso é Outback.

A criatividade não precisa ser usada apenas para novos produtos ou serviços, ele pode e deve ser usado para Marketing, Gestão de Pessoas, Finanças, Processos, Produção e todas as outras áreas.

E agora lhe pergunto, você se considera criativo?

Compartilhe: 
Escrito por
Felipe Piragibe
Posts relacionados:

Seu email vale ouro!

Coloque seu e-mail aqui pra aprender de graça a lucrar como louco!
Vamos nos conectar?
Newsletter
Deixe seu e-mail aqui e comece a receber dicas e novidades exclusivas!
© 2022 4blue | Desenvolvido por Fresh Lab Agência de Marketing Digital
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram