Importância do Planejamento Estratégico

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22 de janeiro de 2014

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Sempre que conversamos com empreendedores ouvimos a palavra Planejamento. Temos que planejar isso e planejar aquilo. Mas na mesma roda, sempre é  ouvido também (e inclusive alguns livros) que é melhor executar do que planejar.

MOMENTO DE REFLEXÃO

Pare e pense na sua vida, se você quer ir viajar para um estado distante (imagine você sendo da Paraíba e querendo conhecer Santa Catarina), você simplesmente entraria no carro (sim, você quer fazer isso de carro) e "Vamos embora pra SC!" ou....

Você vai ver distância, quantos km seu carro faz por litro e quanto teoricamente vai gastar com gasolina e pedágio, principais pontos de parada para descanso, uma revisão completa do carro e por aí vai?

Na primeira opção você iria executar, na segunda planejar e executar. Qual você faria?

O que estou querendo dizer aqui é que em quase todos os pontos de nossa vida, nós planejamos (sem mesmo reparar) e isso da muito certo, mas as pessoas esquecem disso quando levam para a empresa.

Hoje eu posso dizer com muito orgulho que a KaminskiAvalca atinge ótimos resultados simplesmente por causa do planejamento e PRINCIPALMENTE de sua execução e acompanhamento.

IMPORTÂNCIA DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Com o planejamento estratégico, você otimiza TODOS os seus recursos e esforços, utiliza toda sua equipe, suas verbas para um único caminho e isso fará com que você chegue mais rápido e de forma mais barata nele.

COMO FAZER UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

Muito difícil passar isso de forma tão resumida e em um passo a passo, mas vou tentar explicar. (Aproveite e confira nosso curso de Formação em Gestão Estratégica aqui)

Nós podemos nos basear nessa pirâmide abaixo, começando de baixo para cima (e todo mundo começa de cima e faz só o topo).

piramide

1º Passo: "Análise e diagnóstico do negócio atual"

Análise de tudo o que envolve a empresa, pontos fortes, fracos, funcionários, concorrência, números e indicadores da empresa, situação com clientes, ideias dos funcionários, pensar no modelo de negócios e tudo mais o que envolver a empresa.

É neste momento que abordamos o Canvas (para Modelo de Negócios), Mapa de Valor da Empresa, Análise de Concorrentes, Descoberta do Valor Real de seu produto/serviço, Análise SWOT (ou FOFA) e muito mais.

É impossível abordar cada um destes temas aqui, mas temos um curso grátis e online que vai ajudar bastante. Para se inscrever clique aqui.

Para o post não ficar muito grande (pois ninguém iria ler), nós iremos dividir essa explicação nos próximos posts, para receber mais dicas sobre gestão estratégica, clique aqui.

VEJA A 2ª PARTE AQUI

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Escrito por Aleksander Avalca: uma pessoa que adora empreendedorismo, comer comida japonesa e se divertir em ócios criativos!

2013-11-22 20.24.40

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4blue
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