Jamais desista de algo que ama!
Você já deve ter ouvido falar isso várias vezes né?
E eu concordo quase que plenamente. Pois existem duas grandes possibilidades!
1ª Vou obter sucesso!
Não será fácil, nem rápido, muito menos com pouco esforço. Mas se você tiver um produto/serviço bom, que as pessoas identificam o VALOR que aquele produto tem, você conseguirá superar os obstáculo e as dificuldades do dia a dia.
Falta de mão-de-obra? Falta de dinheiro? Falta de nome no mercado? Isso tudo é superado porque você tem um bom produto e ama o que faz, e claro, vai se dedicar imensamente para atingir o sucesso.
Claro que estou falando de uma forma simplista, pois você terá que colocar muito a mão na massa, terá que ficar sem dormir, se abdicar as vezes da vida pessoal e muitas, mas muitas vezes, irá errar.
Mas sabe qual é o ponto? Você ama o que faz e isso que importa, você encontrará a saída necessária e cada desafio será uma forma de te motivar.
Eu digo isso por experiência própria. A 4blue já passou por longos desafios em sua história e nós buscamos cada vez mais e fazemos com motivação e sangue nos olhos.
Mas temos que tomar um grande cuidado, de não ser cabeça dura. E isso acontece com muita gente e por isso vem a segunda possibilidade…
2ª Vou fracassar!
Pois é, fazer o que ama é um grande passo para ter sucesso, mas não é uma fórmula precisa, as vezes você ama uma coisa que só você ama, rs.
O que eu quero dizer é que as vezes seu produto não tem mercado suficiente para sua empresa ter sucesso. Ou você, infelizmente, ainda não está preparado para encarar este GRANDE DESAFIO.
O grande ponto é saber a hora de parar. Conheci muitas pessoas que ficaram presas ao seu sonho, as vezes não por algo tão específico, mas simplesmente por ter um sonho de ter uma empresa.
Sabe aquela coisa: hoje tenho prejuízo, nos últimos 12 meses eu tive prejuízo, terei nos próximos meses, mas um dia vai melhorar?
O ponto é o seguinte meu caro. Ou melhore agora! Ou desista.
E desistir não é coisa de fracassado, pelo contrário, você precisa ter muita coragem para perceber que é hora de parar, ou ir para outro caminho.
Começar do zero e traçar outra trajetória para você.
Apenas não fique batendo na tecla, ainda mais se você tentou várias coisas e por um bom tempo mudanças para fazer seu negócio dar certo.
3ª Uma forma de pensar!
Não estou encorajando ninguém a fechar a empresa (no segunda caso) e nem incentivando a continuar insistindo em algo (no primeiro caso).
Não tem uma coisa certa ou errada, você precisa conseguir ser imparcial e avaliar bem o seu negócio. Tem negócios que estão indo de mal a pior que com algumas mudanças tudo se resolve. MAS É PRECISO MUDAR! Se não consegue sozinho, busque ajuda!
A ideia é você balancear com o seu sonho, com as possibilidades reais. O sonho deve se tornar concreto, caso contrário poderá se tornar um pesadelo.
Não é fácil ter uma empresa, não é tudo “lindo” como vemos em vários locais incentivando o empreendedorismo. Existe um mundo cruel por trás dessa beleza toda.
Nós incentivamos muito o empreendedorismo e queremos preparar todo mundo para o que vem pela frente.
Faça o que você ama, é um primeiro grande passo.