_
Falar de metas é muito delicado porque cada pessoa as cria de diferentes formas e por diversas razões, sejam elas pessoais ou profissionais. Entretanto, geralmente, existe um motivo em comum implícito em todas elas - o desejo de crescimento. E outro fator essencial é: como as organizar, gerenciar e, ao mesmo tempo, analisar o seu desempenho?
Quem quer evoluir busca meios para tal e uma das maneiras mais comuns é estabelecendo metas. Assim, elas podem ser de curto, médio ou longo prazo.
O desenvolvimento ocorre gradativamente e grande parte é consequência da avaliação dos resultados - a pessoa compreende qual é o seu limite e, muitas vezes, acredita que sua performance não foi suficiente, ocasionando uma sede de se superar cada vez mais.
Além disso, as metas levantam o ânimo do realizador e até mesmo sua felicidade, pelo fato de fazer algo que realmente vale a pena e que tem muita importância para sua vida.
Mas nem sempre é uma tarefa fácil saber quis metas traçar e, principalmente, como defini-las. Por isso, trouxemos cinco passos para te ajudar nessa tarefa.
Para iniciar a construção do seu crescimento pessoal é necessário conceber uma intensa reflexão do andamento da sua vida. Veja alguns pensamentos que podem te auxiliar:
Enfim, você deve realizar uma autoanálise apurada dos acontecimentos e etapas passadas.
Uma dica importante é pedir para outras pessoas comentarem a percepção delas sobre você, pois em vários casos a imagem que você pensa que transmite é diferente da imagem passada para os outros.
Após a reflexão, é preciso estabelecer grandes objetivos para o ano ou para um período maior.
Faça isso pensando onde realmente você quer chegar no fim das contas. É indicado que existam poucos objetivos principais para você se manter focado.
Agora pense em como medir esses objetivos, ou seja, crie indicadores e metas compatíveis para alcançá-los.
Pode-se usar como exemplo uma pessoa que tem como objetivo final viajar para a Europa no final do ano.
Ela precisa guardar dinheiro (indicador 1) e, também, de todos os documentos necessários para realizar uma viagem (indicador 2), como passaporte, visto e seguro saúde.
Para isso acontecer ela precisa economizar R$300,00 por mês (meta 1) e fazer um dos documentos a cada dois meses (meta 2).
Outro exemplo, agora relacionado ao meio dos negócios, é de uma empresa que visa aumentar o lucro no final do ano.
Ela necessita aumentar o faturamento (indicador 1) e reduzir seus custos fixos (indicador 2). Visto que para isso se tornar real, o faturamento deve ser aumentado 10% ao mês (meta 1) e o custo deve diminuir 15% ao ano (meta 2).
Depois de preencher todas esses metas e indicadores é essencial pensar em COMO chegar até eles, a parte chamada Plano de Ação.
Quais são as ações necessárias para você chegar aos objetivos? Quais são os prazos e atividades para executar cada ação?
Você verá que o plano é muito operacional e precisa ser bem detalhado para um imprevisto não te pegar desprevenido.
Para gerenciar suas metas utilize os recursos que você achar melhor:
Desse modo, grandes empreendedores, como o Marcelo Sales, fundador da nTime e Movile, empresa que fornece conteúdo de entretenimento móvel e outros serviços (com mais de 20 milhões de usuários ativos no mundo) e atual fundador da aceleradora de negócios 21212, fala em sua palestra que:
"Uma vez traçado seu objetivo, faça chuva ou faça sol, esteja você cansado ou de bom-humor, com sorte ou com azar; todo dia de um passo a mais em direção ao seu objetivo, todo dia faça alguma coisa para se aproximar do seu objetivo. Porque no final de um ano, você terá dado 365 passos em direção ao seu objetivo. E talvez seu concorrente, no sábado faça churrasco ou no domingo não trabalhe e assim, você ganhará distância em relação a ele."
Já pensou nisso?
Por fim, para ajudar você a organizar e gerenciar suas metas, a 4blue criou uma ferramenta de Acompanhamento de Metas que irá lhe ajudar a gerenciar seus objetivos e metas de forma prática e visual!
Assim, você poderá acompanhar com sua equipe as metas definidas e se elas estão sendo atingidas ou não. Tudo de forma muito prática!