Não deixe o mundo cair sobre você - Seja produtivo!

Sumário
Compartilhe
22 de abril de 2013

_

EstressadoMuitas vezes nos debatemos com alguns momentos que sentimos que o mundo está desmoronando sobre nossas cabeças! Todas as atividades no trabalho se acumularam e a lista de tarefas está desorganizada e interminável! E agora, existe como não ficar maluco?!

Após participar de uma esclarecedora palestra sobre Produtividade, ministrada pelo nosso colega Daniel Bastreghi, resolvi escrever um pouco sobre o tema, abordando assuntos falados por ele e experiências pessoais.

Sem Mira

E para iniciar, nada mais correto do que falar o motivo das pessoas serem improdutivas! O Daniel comentou assertivamente que nossa mente é bagunçada, que os seres humanos são desenvolvidos para perder o foco e que somos estressados, principalmente por sermos ansiosos, e que a ansiedade é a falta de previsibilidade e controle!

Resumindo, o ser humano não foi criado para ser produtivo! Sendo assim, vejam dois passos que podem os auxiliar na busca da produtividade:

1. ORGANIZAÇÃO

Em uma das discussões entre os participantes do curso foi encontrada uma verdade absoluta – todas as pessoas são peculiares e, portanto, todas têm maneiras diferentes de serem produtivas e que cada pessoa deve encontrar o seu jeito de “funcionar”.

Desorganizado

Entretanto, outra conclusão foi que a chave para a produtividade é a organização! Quem organiza seu tempo, independente de qualquer ferramenta, percebe uma enorme melhora no foco para realizar as atividades e o sentimento de dever cumprido no final do dia!

Então, se você não tem nenhuma prática de organização, comece a praticar simples atos que o auxiliam na sua produtividade. Alguns exemplos:

- Todo dia de manhã ou no final do expediente faça uma lista de tarefas que precisam ser realizadas hoje ou amanhã
- Defina também quanto tempo que levará para completar cada atividade, assim você descobrirá no final da sua organização diária, qual é o seu tempo disponível para executar ações não tão importantes
- Se você tiver interrupções ou atividades extras para realizar, defina de imediato quando irá fazê-las (o dia e o horário), coloque na sua agenda virtual, física, post its, enfim, qualquer lugar onde saiba que verá depois. Deste modo, você não ficará pensando nessa tarefa e não para de fazer o que está fazendo, perdendo a produtividade e o foco

2. Encontre seu “modo operante”

Pensar

Conforme citei antes, cada um tem um jeito de pensar, agir e organizar! Visto isso, você é quem decide como fará para gerir seu tempo. Informação é que não falta, procure livros, artigos, conceitos e outros artifícios para auxiliar!

Um dos conceitos apresentados pelo Daniel foi o método Getting Things Done (GTD), a arte de fazer acontecer! Esse método se baseia na organização pessoal e no gerenciamento de tarefas, utilizando um mapa que começa na coleta, organização e vai até a realização das tarefas!

Sendo um amplo estudo, o GTD é difícil de ser explicado em poucas palavras, então se você não tem conhecimento, vale a pena dar uma procurada!

É interessante também procurar ferramentas e softwares que podem complementar toda a sua organização! O Daniel recomendou o Doit.im para gerenciador de tarefas e além disso, para trabalho em equipe em projetos: o FengOffice. Já eu utilizo o Googgle Agenda para compromissos, o Toggl.com para contabilizar o tempo de todas as minhas atividades e projetos e por último, o Asana.com para gerenciar as minhas tarefas pessoais e no trabalho.

Voltar ao básico

Outra dica é a utilização do aplicativo Habit Streak para Android, que é útil para criar ou destruir hábitos. Fazendo uma explicação rápida: você cria uma meta (“Fazer exercícios físicos”) e uma pergunta (“você fez 30 minutos de exercícios?”). E o aplicativo fará essa pergunta para você todos os dias e você terá de responder, assim, ele mostrará um gráfico de progresso. A ideia é que após algumas semanas, você tenha incorporado o hábito.

Lembrando que estas são algumas ferramentas e/ou plataformas que funcionam do nosso jeito e que de alguma forma podem te ajudar na sua rotina, mas não se limite a isso! Encontre o seu modo operante!

Controle

Essas foram algumas dicas que podem te trazer inúmeros benefícios a respeito à produtividade, dentre eles se encontram a sensação de estar no controle da sua vida e maior foco nas tarefas do cotidiano! Além disso, a visão holística e estratégica para tomar as melhores decisões relacionadas ao seu tempo!

Use o tempo ao seu favor!

Ubiratan B. Assumpção Junior

Para quem quiser conhecer um pouco do trabalho do Daniel
Rodrigo Bastreghi: é consultor em marketing e tecnologia
para pequenas e médias empresas. É autor do livro “Os 5
fatores de sucesso na Internet”, além de diversos artigos
amplamente difundidos pela Internet em portais e blogs da
área.
Tags: 
Compartilhe: 
Escrito por
Felipe Piragibe
Posts relacionados:

Seu email vale ouro!

Coloque seu e-mail aqui pra aprender de graça a lucrar como louco!
Vamos nos conectar?
Newsletter
Deixe seu e-mail aqui e comece a receber dicas e novidades exclusivas!
© 2022 4blue | Desenvolvido por Fresh Lab Agência de Marketing Digital
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram