_
Um dos conceitos de riqueza que mais gosto vem do best seller Pai Rico, Pai Pobre, que diz que ser rico é você poder parar de trabalhar e, ainda sim, manter um estilo de vida que você considera adequado.
Se você não leu a Parte I deste post, por favor clique aqui para ler, pois esta é uma continuação.
Se você quer ser rico e é sócio (ou pretende ser) de uma empresa, sua empresa tem que lhe render dinheiro suficiente para viver bem, mesmo que você não trabalhe nela!
Isto significa que para você receber dinheiro de sua empresa sem trabalhar diretamente nela, sua empresa já não poderá ser uma empresa pequena.
Entenda empresa pequena como uma empresa que depende de seus sócios. Não é questão de faturamento ou estrutura, mas questão de dependência.
Se o negócio fatura 10 milhões por mês, mas ainda depende dos sócios, é uma empresa pequena!
Como coloquei no outro post, o primeiro passo para chegar neste nível é parar de trabalhar no operacional e se focar em três funções:
Comandante – que pensa o rumo / estratégia geral do negócio
Gestor de Pessoas – que gerencia e motiva o pessoal para se manter no foco adequado de trabalho
Administrador – que usa as informações disponíveis “cientificamente” para tomar melhores decisões.
Os primeiros passos acima são essenciais, mas provavelmente a empresa continuará dependente de você e nós não queremos isso, certo?
Portanto, há duas coisas essenciais que seu negócio precisará ter:
Você acha que o cozinheiro do McDonalds ou do Subway é um grande chef de cozinha?
Se você pedir pra ele fazer um hambúrguer caseiro, provavelmente ele não vai saber! Mas ele segue processos. Ele é “o melhor do mundo” em fazer o hambúrguer do McDonald´s ou em assar o pão do Subway.
Não é porque ele é bom, mas porque existe um processo a ser seguido.
Então, para você ter uma empresa de gente grande, você precisa tirar o conceito da sua caixola e transformar isso num processo / num padrão. Seus funcionários precisarão executar os serviços tão bem quanto você, mesmo sem toda a sua expertise.
Muitas ótimas empresas familiares morrem depois que o dono falece. Porque os filhos são burros? Talvez Não! Simplesmente porque não houve um processo de continuidade do negócio.
Portanto, crie estes padrões de trabalho que descrevam exatamente o que deve ser feito, como deve ser feito, por quem, onde e quando deve ser feito. É o primeiro grande passo para você sair do operacional e a empresa deixar de depender de você.
Sim, achar mão de obra boa é difícil, o pessoal não quer trabalhar, querem salários altos e blablabla...
Mas o que sua empresa faz para resolver isso? Oferece um trabalho sacal, sem perspectiva de crescimento, num salário mediano, sem dar treinamento e sem ter processos definidos. E você acha que vai obter os melhores profissionais de mercado?!?!
Para ter uma grande empresa (grande no sentido de ela não depender dos sócios) você precisa uma estrutura que atraia e forme boas pessoas. Se você não pode competir no salário, ofereça outros benefícios: treinamentos, confraternizações, flexibilidade, comissões, enfim.
E o principal: pare de selecionar pessoas medianas. Além da análise de currículo e entrevista, foram duas provas online e 4 dias de treinamento com dinâmicas no meio. Se você quer ser grande, aja como tal!
Depois que entraram, os colaboradores passaram por diversos treinamentos antes de começar a trabalhar.
Por fim, pela 43ª vez:
Se a empresa não possui processos bem definidos, se não foca em ter uma equipe de alta qualidade e se dos sócios ficam presos no operacional, infelizmente sua empresa vai continuar pequena.