_
Há uns tempos atrás eu estava assistindo a uma palestra sobre marketing. Papo vai, papo vem, em algum momento o palestrante falou algo sobre finanças. Ele soltou a seguinte frase:
“Fluxo de Caixa é tudo igual desde sempre. É entrada menos saída...”
Veja, esta frase não está conceitualmente errada, mas este mito de que “fluxo de caixa é apenas entrada x saída” nos leva para um caminho muito errado.
O relatório de fluxo de caixa pode ser muito mais do que entrada x saída. O Relatório de Fluxo de Caixa pode e deve ser muito mais completo que isso. Na realidade, existe um modelo ideal de Fluxo de Caixa!
Para montar o Fluxo de Caixa corretamente, você precisa ter um bom Plano de Contas.
Aconselho a assistir o vídeo abaixo em que explico sobre estas categorias:
Se não quiser ver o vídeo, pode conferir no post “O que é e para que serve o Plano Contas?”.
Assim, existem 5 tipos de contas de entradas ou saídas que devem constar em seu Fluxo de Caixa:
A partir desta categorização correta, podemos elaborar nosso Fluxo de Caixa corretamente.
Para entender mais sobre, baixe agora o nosso e-book de Gestão Financeira em 5 Passos!
O modelo ideal de Fluxo de Caixa irá seguir esta ordem:
Observe que além das categorias, temos 4 novas nomenclaturas – Margem de Contribuição; Lucro Operacional Antes dos Investimentos; Lucro Operacional; Resultado Líquido.
Resumidamente, um pouco sobre cada um abaixo:
Margem de Contribuição: é o valor que sobra das vendas para pagar as despesas fixas e investimentos. Ou seja, a Margem de Contribuição são as Receitas menos os Custos Variáveis. Na contabilidade também pode ser conhecido como Lucro Bruto.
Lucro Operacional Antes dos Investimentos (LOAI): nada mais é do que a Margem de Contribuição menos as Despesas Fixas. Ele vai lhe dizer o quanto sua empresa lucrou na operação essencial do seu negócio. Ou seja, ele vai dizer se sua empresa é boa ou não.
Lucro Operacional: é o LOAI menos os Investimentos. Esta métrica vai dizer se a operação do seu negócio é rentável ou não. Ou seja, aqui você já recebeu seu dinheiro dos clientes, já pagou todos os custos variáveis, todas as despesas fixas e todos os investimentos. O que sobrar é o seu Lucro Operacional.
Resultado Líquido: é o seu Lucro Operacional mais as Entradas Não Operacionais menos as Saídas Não Operacionais. Basicamente o Resultado Líquido representa a diferença entre todo o dinheiro que entrou no negócio e todo o dinheiro que saiu do negócio.
Este modelo de Fluxo de Caixa vai lhe permitir diversas análises.
Assim, quando alguém lhe disser que Fluxo de Caixa é meramente entradas menos saídas, bem, você já sabe que não é bem assim.
"Fluxo de Caixa é tudo igual..."
Gostou? Compartilhe com seus amigos!