O Plano de Contas é um dos conceitos mais importantes numa boa Gestão Financeira - mas quase ninguém sabe disso e quase todos ignoram o pobre plano de contas.
O plano de contas é um descritivo de todas as CATEGORIAS de contas de uma empresa.
Ou seja, ele diz quais são os tipos de contas que a empresa possui, tanto de entradas quanto de saídas.
O que acontece na maioria dos casos: o sujeito não tem um plano de contas (e nem sabe o que é isso), mas tem seu controle master avançado no Excel. Quando ele vai lançar uma conta referente a salários, por exemplo, fica desse jeito:
DATA
TIPO
DESCRIÇÃO
VALOR
07/08
Salários
Salário do pessoal
3.300,00
10/09
Genivaldo
Salário Genivaldo
1.100,00
10/09
Rosicleia
Rosicleia
1.100,00
05/10
Funcionários
Pessoal
2.200,00
07/11
Salários Funcionários
Remuneração
2.200,00
05/12
Rosicleia Maria
Salário
1.300,00
05/12
Genivaldo João
Genivaldo
1.100,00
Percebeu o problema?
Não há padronização nenhuma.
Se você faz o controle em Excel e quer saber automaticamente o total de salários, o Excel não tem como saber que todos esses lançamentos sem padrão nenhum equivalem a uma conta chamada Salários.
Ou mesmo num sistema, é comum você encontrar categorias desorganizadas. Você quer ver as contas de energia elétrica e vai achar contas chamadas “Luz”; “Energia”; “Energia Elétrica”, tudo se referindo à mesma coisa.
E é pra isso que serve o Plano de Contas. Para organizar as informações.
Veja a diferença:
DATA
TIPO
DESCRIÇÃO
VALOR
07/08
Salários Funcionários
Salário do pessoal
3.300,00
10/09
Salários Funcionários
Salário Genivaldo
1.100,00
10/09
Salários Funcionários
Rosicleia
1.100,00
05/10
Salários Funcionários
Pessoal
2.200,00
07/11
Salários Funcionários
Remuneração
2.200,00
05/12
Salários Funcionários
Salário
1.300,00
05/12
Salários Funcionários
Genivaldo
1.100,00
É um mero detalhe, mas faz toda a diferença!
Assim, um bom plano de contas DEVE ter as categorias da seguinte forma:
Receitas – todas as entradas de dinheiro das suas vendas
Custos Variáveis – os gastos que estão diretamente atrelados à sua venda ou a sua produção
Despesas Fixas – gastos do dia a dia da empresa, independem da sua venda ou da sua produção
Investimentos – gastos que não fazem parte do dia a dia da empresa, mas para o qual pretende-se obter um retorno a curto, médio ou longo prazo
Movimentação não operacional – entradas ou saídas de dinheiro que não fazem parte da operação do negócio. Entrada de empréstimo, pagamento de empréstimo, pagamento de juros, etc.
Assim, o seu plano de contas PRECISA ter esta estrutura. Desta maneira você vai ter informações da forma correta par analisar os números.
Clique para compartilhar este conhecimento =]
Ok? Qualquer dúvida, escreve nos comentários abaixo!