Planejamento e Produtividade: As chaves para fugir dos malabarismos no seu negócio!
Todo negócio e todo empresário está sempre focado em lucrar mais, não é mesmo?!Mas para fazer o negócio lucrar mais ele precisa, necessariamente, ou faturar mais ou gastar menos.
Uma das formas mais otimizadas de lucrar mais ou faturar menos – ou os dois, não é mesmo?! – é ser mais produtivo no seu negócio. Ou seja: fazer MAIS com MENOS.
Porém todo empresário tem DEZENAS de coisas para fazer ao mesmo tempo.
Várias atividades que ele centraliza ou precisa realizar todos os dias o tempo todo e, por isso, acaba tentando fazer um malabarismo com atividades e acaba não sendo efetivamente produtivo em nenhuma delas.
(assista também um vídeo sobre produtividade em que o Renan exemplificou isso perfeitamente tentando gravar uma dica para nossas mídias sociais e fazer malabares ao mesmo tempo! Se não valer o recado, vale pela risada… hehe)
O importante é entender que você não consegue vender mais e melhor fazendo esse malabarismo, nem pensar no crescimento da sua empresa, na sua gestãofinanceira e nem focar em uma atividade importante com dezenas de outras na cabeça ao mesmo tempo!
ISSO É FALTA DE PRODUTIVIDADE, E VOCÊ NEM SABIA!
Quando você não é produtivo, a tendência é não conseguir aumentar seu faturamento e a não conseguir reduzir ou até mesmo controlar seus custos.
Uma dica importante é criar uma lista de afazeres – E SIM, A GENTE SABE QUE ISSO PODE PARECER ÓBVIO – mas uma série de pessoas não faz!
É tão comum e recorrente que criamos uma de nossas ferramentas especialmente focada em escalonar e controlar essa lista e ajudar na sua produtividade!
Momentos cotidianos como aquele momento em que você está tomando banho e lembra: “Nossa, preciso pagar a conta de luz!”
ACESSE AQUI: FERRAMENTA DE ÍNDICE DE EXECUÇÃO DE PROJETOS ESTRATÉGICOS
Depois disso você vai passar o dia lembrando que precisa pagar essa conta: e ela está lá na sua cabeça junto com TOOOODAS as outras atividades que você tem pra fazer naquele dia.
Esse é o problema de quem não tem uma lista de afazeres, que parece uma coisa boba o suficiente para “não precisar ser feita”.
Por isso é importante que você tenha uma agenda, uma folha de papel… Enfim, QUALQUER lista de afazeres.
Assim você vai tirar aquela atividade da sua cabeça que, por sua vez, vai ficar mais despreocupada com aquele problema ou atividade; Agora você poderá focar nas atividades e projetos de crescimento da sua empresa!
Como você pode ver, muitas vezes cometemos erros que nem imaginamos ser erros e também não damos importância para coisas que podem mudar o rumo do nosso sucesso!
Você está cometendo algum deles? Aproveite pra nos contar suas experiências comentando esse post!