_
Você sabe qual é o mínimo que sua empresa precisa faturar para não ter prejuízo?! (o famoso Ponto de Equilíbrio Financeiro)
Sabe com certeza ou sabe naquela conta de padeiro meia boca?
O cálculo do ponto de Equilíbrio Financeiro é uma das informações mais importantes que um empresário deve conhecer – e ao mesmo tempo, uma das mais simples de serem calculadas.
E atenção! Não caia na velha falácia de que você tem, por exemplo, 10 mil de despesas fixas, basta faturar 10 mil para ficar no zero a zero. Esta informação está completamente errada e pode prejudicar muito a sua empresa!
Ao saber o cálculo do Ponto de Equilíbrio Financeiro (PE) você estará muito mais preparado como empresário e, principalmente, poderá definir com mais clareza as metas do seu negócio.
Neste artigo vou lhe mostrar como fazer esse cálculo em três simples passos e ainda compartilhar uma planilha gratuita para tornar tudo ainda mais fácil 😉
Neste artigo você vai aprender a:
O Ponto de Equilíbrio Financeiro é o mínimo que uma empresa deve faturar para não ter prejuízo. Ao atingir este valor, a empresa não tem lucro e nem prejuízo, ou seja, ficar no zero a zero.
Esta é a meta mínima da mínima da míííínima que seu negócio precisa alcançar. Se o seu faturamento for inferior ao Ponto de Equilíbrio, inevitavelmente você terá prejuízo!
O PE é apenas uma das informações cruciais que você precisa ter em seu negócio. Se quiser saber quais são as outras e como ter todas estas informações, clique aqui.
O cálculo do Ponto de Equilíbrio se dá em 3 passos:
Apesar de simples, o cálculo requer muito cuidado! Um errinho simples pode lhe gerar uma informação completamente distorcida!
Já pensou definir uma meta errada e levar seu negócio ao prejuízo porque cometeu um deslize no cálculo?!
Justamente para evitar erros matemáticos, que nós estamos disponibilizando gratuitamente uma planilha de cálculo de ponto de equilíbrio. Em dois minutos ou menos você terá esta informação tão importante para a empresa. Aproveita para fazer o download agora clicando aqui 😉
Vamos a um passo a passo mais detalhado:
O primeiro passo é simples e, na realidade, o menos importante de todos para o cálculo. Você vai fazer um levantamento do seu faturamento médio, ou seja, quanto de dinheiro entra na empresa por mês.
Se você tem um bom sistema de Fluxo de Caixa, vai ser bem simples e rápido de pegar esta informação.
Este segundo passo sim é mais importante. Você vai levantar quanto percentualmente os custos variáveis impactam no seu faturamento.
Custos Variáveis são os custos que estão diretamente atrelados ao seu produto ou serviço. Isto é, quanto mais você vende, mais custos variáveis você tem. Quanto menos você vende, menos custos variáveis você tem.
Geralmente as empresas tem os seguintes custos variáveis:
Lembre: neste passo, você vai levantar estes custos em forma de percentual e não em valores monetários, ok?
(logo abaixo mostrarei um exemplo que ficará 100% claro)
Esta é a última informação que você vai levantar para calcular o Ponto de Equilíbrio Financeiro do negócio.
A média dos gastos fixos mensais do negócio.
Os principais tipos de gastos fixos são:
Lembre-se de considerar a proporção das despesas sazonais, tais como 13º, férias, IPTU, etc. E também é interessante colocar uma gordurinha nestas despesas para caso de imprevistos que eventualmente acontecem.
Quer calcular o Ponto de Equilíbrio do seu negócio em menos de 3 minutos? Baixe nossa planilha que faz o cálculo para você!
Quase pronto. Depois de (1) Levantar as receitas mensais; (2) Levantar os percentuais dos Custos Variáveis e; (3) Levantar os Gastos Fixos mensais, basta aplicarmos tudo isso numa fórmula.
A fórmula do cálculo do Ponto de Equilíbrio Financeiro é:
Ponto de equilíbrio é igual aos Gastos Fixos divididos pelo percentual da Margem de Contribuição.
Sim, temos um novo conceito aqui, a Margem de Contribuição.
A Margem de Contribuição é simplesmente o lucro do produto ou do serviço, isto é, é o seu faturamento menos os custos variáveis.
Também pode ser calculada a partir de um único produto, bastaria pegar o preço de venda dele e tirar os custos variáveis.
Não vou entrar nos detalhes do cálculo da Margem de Contribuição (você pode entende-la um pouco melhor neste artigo aqui).
Você precisa fazer uma continha muito simples:
Você simplesmente vai pegar 100% (que representa o seu faturamento total) e diminuir dos percentuais de custo variável – os mesmos que você levantou no segundo passo.
O resultado desta continha simples vai ser justamente o percentual da margem de contribuição que precisamos para o cálculo.
Depois disso basta aplicar na fórmula colocando as Despesas Fixas (passo 3) e dividindo pelo % da Margem de Contribuição (continha que acabamos de fazer acima):
“Eu estava entendendo tudo, mas quando colocou essa fórmula ferrou tudo”
Justamente por isso que estamos disponibilizando gratuitamente esta planilha de cálculo de Ponto de Equilíbrio – para que você não precise se preocupar com a fórmula matemática e não tenha chance de cometer erros. Se ainda não fez o download, faz agora – é grátis!
Tudo nessa vida fica mais fácil com um exemplo. Então vamos lá:
Jorge tem uma empresa que vende cadeiras. Ela compra e revende em sua loja. Jorge quer calcular o seu Ponto de Equilíbrio em menos de 3 minutos.
Vamos ao passo a passo:
O dono da empresa avaliou o Fluxo de Caixa dos últimos seis meses e viu que seu faturamento médio era de 100.000,00
Em seguida ele levantou os percentuais dos Custos Variáveis (desde os fornecedores de quem compra os produtos até as comissões que paga aos vendedores).
De seu faturamento, 57% do valor são Custos Cariáveis:
Por fim, a média dos Gastos Fixo do negócio ficou é de R$ 38.000 por mês:
Fazendo o cálculo
Em menos de dois minutos Jorge levantou as informações acima. Agora basta fazer o cálculo:
Ponto de equilíbrio é igual aos Gastos Fixos divididos pelo percentual da Margem de Contribuição.
Os Gastos Fixos já sabemos (passo 3) que são de 38 mil por mês. Assim, basta calcular o % da Margem de Contribuição.
Lembre: basta pegar 100% e diminuir de todos os percentuais do passo 2.
100%
-45% (fornecedores)
-4% (impostos)
-3% (taxa cartões)
- 5% (comissões)
= 43%
O % da Margem de Contribuição da empresa de Jorge é de 43%
Portanto...
O Ponto de Equilíbrio da empresa é de pouco mais de 88 mil reais por mês. E voilà, está feito o cálculo. Como Jorge usou nossa planilha, ele fez tudo isso em menos de 3 minutos!
Agora Jorge sabe que se faturar menos que 88 mil reais, com certeza vai ter prejuízo. Como seu faturamento está na casa de 100 mil, significa que ele está tendo algum lucro!
Para que você não precise fazer todos os cálculos na mão, estamos disponibilizando gratuitamente uma planilha em Excel para te ajudar.
Como diz o meu sócio, Aleks:
"Se você não souber o mínimo que você precisa faturar, qual a meta que está seguindo mesmo?"
Portanto, fica aqui o último convite. Faça o download da nossa planilha grátis em Excel de Cálculo de Ponto de Equilíbrio. Em menos de três minutos você terá uma das informações mais importantes para o seu negócio.
Aproveite a planilha para fazer simulações e brincar com os números, tal como aumentar ou diminuir as despesas e, também, aumentar ou diminuir os custos variáveis.
Veja o tamanho do Post para explicar um único assunto. Talvez um dos mais importantes. Mas existem diversas outras análises, conceitos e informações que você precisa ter em sua empresa.
Simplesmente para ajudar a fazer seu negócio crescer.
Eu (Renan) preparei um vídeo especial pra te mostrar como você pode atingir um próximo nível na sua Gestão Financeira =)
Qualquer dúvida, deixa seu comentário abaixo. Até a próxima!
Renan Kaminski (sabe muito bem o Ponto de Equilíbrio da 4blue)