Precificação: as 4 categorias!

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21 de setembro de 2022
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Na sua empresa tudo tem um preço, seja os produtos da sua loja ou os serviços prestados. E todos eles estão dentro de uma das 4 categorias de precificação!

Absolutamente todos, acredite - não tem pra onde correr. E aqui você vai aprender quais são essas categorias e como melhorar a precificação dos seus produtos vai te dar mais lucros!

Antes de mais nada, você precisa saber que preço certo é aquele que, além de cobrir custos e despesas, garante o lucro ideal.

Cada negócio é único, logo, cada empresa tem custos e despesas diferentes uma da outra: às vezes uma tem mais funcionários do que a outra, às vezes uma paga mais barato no aluguel do que a outra e assim vai.

São muitas as variáveis!

E é justamente por isso que não dá pra copiar o preço do seu concorrente! E nem chutar um número aleatório e torcer pra dar certo.

Assim, o lucro e a precificação estão diretamente associados. Portanto, se você quer lucrar mais, precisa se garantir na hora de precificar os seus produtos e serviços!

Mas nem tudo é simples assim. E para ficar de forma mais didática, nós separamos em 4 categorias de precificação!

Vem com a gente nesse post que você vai entender melhor como isso funicona.

Precificação e lucratividade!

A precificação mostra, além do preço correto, quais são os produtos possuem uma melhor Margem de Contribuição, ou seja, que trazem mais lucro pra sua empresa.

Sabendo qual o preço certo e qual a Margem de Contribuição de cada produto, você consegue saber se está vendendo mais os produtos certo ou não.

Além disso, é possível traçar estratégias de vendas quando se sabe esses números. E tudo isso vai garantir mais lucros.

Por outro lado, se você estiver errando na precificação, sua empresa pode estar tomando um prejuízo que não precisava.

Entende a importância desse indicador? Agora vamos conferir como separar os seus produtos nas 4 categorias de precificação!

As 4 categorias de precificação

Existem 4 categorias de precificação pra você entendera lucratividade dos seus produtos e/ou dos seus serviços. São elas: linha Verde, linha Amarela, linha Laranja e linha Vermelha. 

4 cestas, uma de cada cor: verde, amarela, laranja e vermelha, representando as 4 categorias de precificação
As 4 categorias de precificação

Categorias de Precificação: Linha Verde

São aqueles produtos/serviços que, com o preço dele, você cobre todos os seus depósitos, comissões, custos variáveis, despesas fixas e ainda gera o lucro que você deseja.

Sabe quando você, empreendedor, diz: “ah, eu quero ter um lucro de 20%?”

Então, é com esses tipos de produtos / serviços que você vai conseguir ter isso.

Mas, UM ALERTA: essa ideia não é tão simples quanto parece. O lucro dito aqui já é aquele depois de descontar todas os gastos fixos e custos variáveis.

Mas resumidamente, na Linha Verde estão os produtos que são ideais para você vender. (Quem dera todos os nossos produtos fossem linha verde!)

Categorias de Precificação: Linha Amarela

São aqueles produtos/serviços que pagam todos os seus custos (da produção, da venda, as despesas fixas proporcionais etc.), mas a lucratividade fica ABAIXO do que você determinou.

Em uma meta de 20% de lucratividade, esses produtos dariam uma margem de 15 ou 10%, por exemplo.

Categorias de Precificação: Linha Laranja

São aqueles produtos/serviços que te ajudam a pagar os custos da empresa, mas ele não gera lucro. (Aqui seu alerta já tem que estar ligado).

Significa que eles cobrem impostos proporcionais, os custos proporcionais, os gastos fixos proporcionais dessa venda, mas, no final das contas, é como se esse produto desse prejuízo. 

Em outras palavras, se você só vendesse produtos linha laranja, e vendesse MUITO, ainda assim, você teria prejuízo no final do mês. 

São produtos “ruins” por terem margens baixas, então, ou ele deve ser um produto de venda estratégica (que “puxa” a venda de produtos de linha verde) ou ele precisa ter seu preço reajustado. 

Categorias de Precificação: Linha Vermelha

São aqueles produtos/serviços que geram uma margem de contribuição negativa. 

São aqueles que geram um lucro bruto negativo: se eu vendo por R$ 10,00, quando eu tiro os impostos, comissão do vendedor, a taxa do cartão, fornecedores, matéria-prima, terceirizados e etc, no fim vai ficar negativo. 

É aquele que, literalmente, te dá prejuízo. 

Você ganha mais dinheiro sentado assistindo TV.

Produtos de Linha vermelha PRECISAM SER ELIMINADOS do seu escopo ou ter seu preço reajustado urgentemente.

A importantância de ter clareza sobre aPrecificação

Quando você faz os cálculos claros do seus preços, você consegue entender:

  • quais são os produtos /serviços excelentes de serem vendidos (LINHA VERDE);
  • quais precisam sofrer um pequeno reajuste de preço (LINHA AMARELA);
  • quais precisam de ainda mais ajuste ou se, estrategicamente falando, eles são aqueles que puxam vendas maiores (LINHA LARANJA);
  • e quais precisam ser eliminados ou reajustados com urgência (LINHA VERMELHA).

Desta forma, você consegue priorizar os produtos que dão mais lucros pra sua empresa, criar estratégias de vendas e reajustar o preço daqueles que estão abaixo da lucratividade ideal.

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Escrito por
Equipe 4blue
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