No “Chutômetro”? Você tem certeza que está certo? Ou é apenas um feeling? Aqui já começamos a quebrar isso. Em finanças não existe feeling!
Agora imagine que você está na marca do pênalti, você tem a chance de fazer o gol do título e você pede para seu pior batedor e aquele que correu o jogo inteiro e está extremamente cansado para bater.
Qual a chance de dar certo? Não sabemos né? Mas com certeza foi uma decisão errada sua.
Fazer o preço pelo “chutômetro” é a mesma coisa. Você não faz a menor ideia se está certo ou não, mas com certeza é uma decisão errada.
Você pode se perguntar neste exato momento o seguinte! “Mas Aleks, quem dita o preço hoje é o mercado, então eu não preciso calcular o preço, meu concorrente cobra este valor e eu preciso cobrar o mesmo ou cobrir”
E eu te respondo, você está certo e errado ao mesmo tempo.
Certo! Se o produto ou serviço é o mesmo e tem a mesma qualidade, sim, é o mercado que determina o preço, se você está vendendo o computador X por 2mil e seu concorrente o mesmo computador por 1,5mil, você está perdendo para ele.
Errado! Apesar da parte certa é fundamental você saber o preço correto (ou interno como chamamos), justamente para saber se:
Neste exemplo acima, se você pode vender por 1.500 ou se vender por este valor terá prjuízo. Você pode ter comprado o produto por 700,00 e às vezes mesmo vendendo por 1.500 você tem prejuízo. Como isso?
Justamente por causa das suas despesas fixas. Este preço cobrado versus a quantidade que eu vendo, sobra dinheiro para pagar as despesas? Sim? Não? Você só sabe esta resposta calculando seu preço corretamente.
Qual é o desconto máximo que você pode dar para cada produto ou serviço?
Qual é o lucro exato que você tem para cada venda deste produto ou serviço?
No exemplo acima, seu lucro NÃO é de 800,00. Quais são as variáveis que impactam diretamente no meu preço? E como posso fazer para manter o mesmo preço e aumentar meu lucro?
Essas e outras coisas são descobertas justamente fazendo o calculo exato do preço. Afinal, se fosse somente colocar o preço do mercado, nenhuma empresa quebraria, certo? Mas as vezes é justamente isso que pode ser o grande vírus do negócio.
Uma resposta
Boa noite,
Primeiro quero parabenizar o bom material. Segundo quero saber se terá outra palestra ou se tem grava? Pois vi que eu perdi esta que está no post.
Eu tenho interesse pois normalmente abordam o assunto ligado à produto e no meu caso procuro entender como colocar preço em um serviço, pois atuo como designer gráfica.
Caso tenha algum post relacionado aqui no site, por favor, me indique.
Até,
Nívia Bellos