Empreendedor: o que esperar de 2023

_

12 de dezembro de 2022
Compartilhe: 
Imagem com o escrito O que você pode esperar de 2023

Mais um ano está se encerrando e 2023 já está batendo na porta. Nessa época é comum que as pessoas façam uma análise do que aconteceu de bom e de ruim nos últimos 12 meses - e com os empreendedores não é diferente.

Além disso, o mês de dezembro é marcado pela definição de metas que vão começar a partir do primeiro dia útil de janeiro. E, assim, o ano começa a todo vapor.

Aqui na 4blue, sempre incentivamos o seguinte: não precisa esperar o começo do novo ano para definir uma meta, começar a colocar em prática ou mudar o rumo da sua vida.

Mas já que é um hábito quase unânime, nós também desejamos que você consiga realizar todas as suas metas, seja quando for.

Por isso, nós selecionamos alguns pontos para você se inspirar, motivar e colocar em prática em 2023 para que sua empresa cresça de forma saudável e lucrativa.

Uma breve análise do ano que passou

Sendo assim, primeiro você merece os parabéns por ter chegado até aqui. Nós sabemos que os últimos anos não foram nada fáceis para os empreendedores.

Os desafios se multiplicaram aos montes e, embora em 2022, as regras sanitárias, que se intensificaram durante a pandemia, se aliviaram, outros fatores comprometem o aumento no consumo.

Podemos citar o aumento da inflação não só no Brasil, mas no mundo. Também podemos citar a guerra na Ucrânia que está impactando muito a economia global, entre outros fatores.

Internamente, passamos por um ano muito turbulento, marcado pelas eleições mais acirradas, disputadas e polarizadas de todos os tempos que causaram muitas incertezas na população. Ainda teve Copa do Mundo quase que junto com o Natal.

Não dá pra negar que esse ano foi diferente de todos os outros que já vivemos.

Mas agora é olhar pra frente e saber o que a sua empresa pode fazer para se desenvolver e crescer em 2023.

Olhando para o futuro: 2023

Para ajudar no seu planejamento estratégico, nós elencamos alguns itens que você deve ficar de olho e também colocar como meta, caso ainda não tenha.

Mas se já faz parte da sua rotina, busque maneira de melhorar e escalar, assim, será possível se diferenciar cada vez mais dos seus concorrentes e buscar o seu lugar no oceano azul do empreendedorismo.

Vamos lá!

Ofereça conveniência

Não é de hoje que a concorrência é muito acirrada e uma das formas da sua empresa conseguir vender mais caro e aumentar o lucro é através da conveniência que oferece aos consumidores.

Os hábitos das pessoas estão mudando rapidamente e estamos inseridos numa era em que a velocidade e o tempo são os bens mais valiosos. Portanto, quando você oferece algo que seja prático para sanar o problema de alguém, não é o preço que vai impedir sua empresa de vender.

E sabemos que quando as pequenas empresas brigam por preços, isso pode levar à falência, então busque outras formas de se destacar e a conveniência é uma delas.

Impacto Social

Nos últimos anos, foi possível observar uma grande transformação nos interesses profissionais das pessoas e uma delas é trabalhar com propósito. Então, muitos largaram suas carreiras estáveis em grandes empresas para seguir esse caminho.

Porém, mesmo que isso não seja uma grande tendência e a maioria das pessoas não largue seus empregos para cair na incerteza, uma vez que o mercado de trabalho não está tão fácil assim, ter um propósito dentro da sua empresa que cause um impacto social é extremamente importante.

Desta forma, seus colaboradores se sentem mais motivados ao mesmo tempo que você consegue gerar valor à sua empresa. E se você já possui essa cultura, mas ainda é distante da maioria, coloque a equipe em contato com o cliente de alguma forma para eles sentiram a diferença que fazem na vida das pessoas.

De olho nas tendências da tecnologia

Nessa altura do campeonato, a sua empresa já precisa estar presente no digital. E se ainda não está, comece o quanto antes. Mas antes de pensar em criar um perfil em todas as redes sociais, vá até o Google Meu Negócio e crie a sua conta. 

Só depois disso entre para as redes sociais e não precisa ser em todas. Escolha a que melhor se comunica com o seu público e faça o trabalho bem feito antes de querer abraçar o mundo.

Agora pronto, você está no digital.

É só isso? Claro que não. Você precisa estar sempre de olho nas novas tendências, assuntos e acontecimentos do momento e adaptar para o seu nicho.

Novamente, as tendências tecnológicas não param e se você acompanhar mais de perto o que está acontecendo, talvez seja possível sair na frente e se destacar da concorrência surfando a próxima onda.

Nunca saberemos quando ela vem, mas ela vem.

Jornada de trabalho mais flexível

Aquela história de trabalhar de segunda a sexta das 09h às 18h está cada vez mais distante da realidade dentro das empresas, principalmente em cargos de liderança, estratégicos e criativos.

Dentro do operacional, ainda fica um pouco mais distante.

Porém, essa transformação, mesmo que combatida por alguns, pode ser muito benéfica aos contratantes.

Afinal de contas, com uma jornada de trabalho mais flexível, os colaboradores conseguem adaptar melhor o seu estilo de vida ao trabalho, o que melhora a performance.

Aqui mesmo na 4blue&Co. nós começamos a testar a jornada de trabalho de 4 dias por semana em uma das nossas empresas, o yampa.

O yampa é um software de controle financiero e nós desenvolvemos a Clara, uma assistente com inteligência artificial, que auxilia no atendimento e suporte aos usuários, enquanto isso os colaboradores da empresa podem focar em outros projetos.

Outra tendência é que nem sempre a quantidade de horas é mais importante. Priorize a qualidade do trabalho.

Afinal de contas, o que adianta o cidadão cumprir 40 horas semanais se a produtividade e engajamento são baixos. É muito melhor que cumpra 30 ou 35, mas que a entrega seja ótima.

E a flexibilização não é apenas nas horas, mas também na abertura para o trabalho híbrido.

Cultive boas lideranças

O conceito de liderança pode ser equivocado para muitas pessoas. Para ser um grande líder é preciso muito mais do que apenas mandar e obrigar sua equipe a fazer as coisas do seu jeito.

Aliás, isso não é só equivocado, é ultrapassado.

Hoje, o ambiente de trabalho construído através do comportamento dos líderes é muito importante no dia a dia da empresa, afetando inclusive o desempenho e faturamento.

Uma equipe engajada é constituída por um líder inspirador e não um líder que só quer mandar e não sabe ouvir. Por isso, é muito importante que você desenvolva a sua liderança e cultive dentro da sua empresa líderes que também se preocupam em ter essa cultura.

E aqui vão algumas dicas para trabalhar a liderança:

  1. Se importe de verdade com cada colaborador. 
  2. Elogie com o coração. 
  3. Melhore todo dia sua capacidade de ouvir. 
  4. Seja inclusivo, faça participar, ouça a opinião e, progressivamente, treine a capacidade dos colaboradores de discutir com mais inteligência. 

Leia mais sobre liderança no nosso Guia Prático da Liderança Inspiradora.

Liderança que Inspira: o guia prático

Gestão empresarial é tudo

Isso não sai de moda nunca. Todos os anos, você pode ter certeza que a gestão é fundamental para que sua empresa cresça e seja lucrativa. 

Porém, com os números divulgados pelo Estadão mostrando que 90% dos empreendedores não possuem funcionários e metade ganha só um salário mínimo, fica evidente como é necessário a evolução na gestão.

De nada adianta o empreendedorismo crescer, se os empreendedores não se preparam para enfrentar os desafios da profissão. Apenas dessa forma será possível aumentar os lucros e crescer com consistência.

E para te ajudar a começar o ano com tudo, desenvolvendo a sua gestão e podendo treinar a sua equipe de forma simples e eficiente, conheça a 4talents, uma plataforma criada para o desenvolvimento profissional dos pequenos e médios empreendedores, que oferece conhecimentos e ferramentas para o crescimento e para o treinamento dos colaboradores.

O conhecimento é entregue pelos especialistas da 4blue de forma simples e já são mais de 20 cursos disponíveis Assine a 4talents e garanta uma evolução ampla e coletiva dentro da sua empresa. Aprenda a crescer com inteligência e alcance o futuro que sempre sonhou!

Conheça a 4talents.

Tags: 
Escrito por
Equipe 4blue
Posts relacionados:

Seu email vale ouro!

Coloque seu e-mail aqui pra aprender de graça a lucrar como louco!
Vamos nos conectar?
Newsletter
Deixe seu e-mail aqui e comece a receber dicas e novidades exclusivas!
Todos os direitos reservados | © 2022 4blue
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram