Se você tem um supermercado, ou pretende iniciar no ramo, existem algumas ações que vão te ajudar na hora de aumentar os lucros do seu supermercado e para te ajudar nisso, convidados o especialista Leandro Rosadas para dar algumas dicas.
É possível afirmar que a maior missão para o segmento de supermercados é alcançar o lucro. Visto que este é um setor que acumula riqueza através do volume em vendas, pois em situações normais, suas margens já são extremamente apertadas.
No entanto, graças ao momento de instabilidade econômica, vender mais vem se tornando uma tarefa difícil.
Os consumidores protestam contra a alta nos preços dos produtos, que já chegam aos supermercados com um valor extremamente elevado.
A solução mais adequada seria diminuir ainda mais as margens de lucro ou perder vendas?
Parece não haver uma saída lucrativa para esta situação, no entanto, nós convidamos Leandro Rosadas, especialista do ramo varejista e maior autoridade supermercadista do país, para revelar os 5 passos para sustentar os lucros do seu supermercado.
Dicas para aumentar os lucros do sue supermercado!
1º passo: Marketing eficiente
Tudo se inicia na captação de clientes. Independente do nível de qualidade do seu negócio, se ele não se tornar visto, não entregará todo seu potencial em resultados financeiros.
Justamente por isso, é tão importante investir no marketing, pois além de divulgar uma marca, ele também atrai novos clientes para o mercado.
Através dos veículos digitais, é possível criar vínculos e fidelizar clientes, basta se adaptar as ferramentas e dar mais atenção para esta ação.
2º passo: Layout inteligente
Na hora de organizar a sua loja, é fundamental conhecer as estruturas de um Layout Inteligente, e assim estimular o seu cliente a comprar mais produtos.
Existe um padrão na hora da arrumação dos itens e eles podem ser arrumados por marca ou por categoria.
Mas, isto é estabelecido a partir do estudo da tomada de decisão do cliente, no momento da compra. Após essa observação, você terá a capacidade de organizar a sua mercadoria de maneira intencional.
Com isto, os produtos que possuírem mais margem serão vendidos e o seu caixa poderá obter até 23% a mais de lucro.
3º passo: Foco nos perecíveis
Esses são os produtos mais importantes para o seu negócio. Se você ainda não trabalha com o setor de perecíveis, está muito atrás da concorrência.
Os perecíveis têm alto giro, excelente margem e aumentam a frequência dos clientes dentro da sua loja. A melhor maneira de trabalhar com estes setores é destinando 50% de área de venda.
A diversidade e a qualidade destes produtos também poderão ser um grande diferencial contra os atacarejos.
Então, não dê bobeira e comece agora a implementar os perecíveis na sua loja o mais rápido possível!
4º passo: Operação de excelência
Um dos pontos cruciais de todo negócio é o atendimento ao cliente. Um bom atendimento é aquele que se importa, fideliza e se conecta ao cliente.
Lembre-se, pessoas compram de pessoas!
Leve isso como uma filosofia para dentro da sua loja, para os seus funcionários e desfrute do aumento de clientes/vendas que você obterá.
5º passo: Controle de compra e venda
O máximo de estoque aceitável é 28 dias, mas o fato é que muitos supermercados se estocam para conseguir preços melhores e acabam estourando seu compra-e-venda.
Fique atento: O Supermercado vende para comprar. O ideal é que quando você for pagar pelo item, ele já tenha sido vendido.
Outro ponto importante é a comunicação entre as lideranças operacionais e o setor de compras. Este elo ajuda na gestão de produtos.
E aí, gostou dessas dicas?
Leandro Rosadas ensina, diariamente, suas redes sociais, como dobrar os lucros do seu Supermercado.
Além disso, ele também possui vários treinamentos específicos para o segmento e alunos em todo o Brasil.
Quer conhecer um pouco mais?
Siga no Instagram @leandrorosadas.
Bora pra cima!