Por acaso você já empreende, ou está pensando em começar, mas ainda não definiu a missão da empresa? Então siga com a gente nesse artigo que vamos te mostrar como é importante fazer isso!
Para os céticos que acham que definir a missão da empresa é apenas uma coisa acadêmica e não serve para nada, vamos te mostrar o contrário.
A missão é muito mais importante do que você imagina e ela deve ser bem clara, compreensível e acessível.
Se você tem dúvidas para fazer isso, vamos te mostrar o que é a missão de forma simplificada e porquê você deve criar uma para sua empresa.
O que é missão da empresa?
A missão da sua empresa vai muito além do que uma simples frase de impacto que você vai deixar escondida lá no seu site. Ela precisa transmitir crenças e a cultura do seu negócio.
Afinal de contas, a sua empresa existe para fazer algo, não é? E, independente do segmento, se você falar que ela serve “apenas para vender comida”, por exemplo, qual a motivação que você transmite?
E, além disso, o que você está fazendo de diferente dos seus concorrentes?
A missão tem muito mais a ver com o propósito da empresa, pra quem, como e porquê ela existe.
Quando você souber todas essas respostas, então defina a missão da sua empresa em uma frase curta que vai motivar, inspirar e desafiar a sua equipe a seguir nesse caminho.
A partir de então essa será a razão da existência do sue negócio e essa simples atitude pode ter um grande impacto na rotina dos seus colaboradores.
Por isso, separamos 5 motivos para você ter uma missão da empresa bem definida.
1 –Alinhamento da equipe
Pergunte para seus funcionários qual o GRANDE OBJETIVO da empresa. Tenho certeza que a maioria vai responder coisas diferentes.
Ao ter uma boa missão bem definida e disseminada na empresa, você faz todo mundo pensar de maneira alinhada.
Se você tivesse uma Corretora de Seguros, você iria preferir dizer aos funcionários que vocês “vendem seguros” ou que vocês “garantem a continuidade dos sonhos e conquistas dos clientes”?
Essa, por sinal, é a missão da Angelica Rocha Corretora de Seguros, nosso cliente.
2 – Atrair e motivar os melhores funcionários
Por acaso, você já viu essa frase:
Você quer vender água com açúcar para o resto da vida ou você quer vir comigo mudar o mundo?
Ela foi dita por Steve Jobs para convencer John Sculley, que era CEO da Pepsi, a ir trabalhar com ele.
Esse é um grande exemplo de como te ruma missão bem definida é capaz de atrair pessoas com o mesmo propósito para trabalhar com você. E pessoas boas, as melhores!
Em nosso curso Formação em Gestão Estratégica nós mostramos que uma boa missão resume a proposta de valor dos seu negócio. E os melhores colaboradores se motivam por uma causa maior e não meramente por dinheiro.
3 – Argumento de venda
Uma boa missão, como dito acima, resume a proposta de valor do seu negócio. Ou seja, ela se transforma num ótimo argumento de venda.
Fazer pequenas empresas se tornarem grandes – missão da 4blue
Precisamos explicar muito mais o que fazemos? Boa parte da missão já está feita e faz os olhos dos clientes brilharem!
4 – Tomada de decisões
Uma boa missão organizacional ajuda a tomar decisões difíceis.
Quando você entra numa sinuca de bico, pode se perguntar: este caminho nos leva a cumprir nossa missão?
No exemplo da 4blue, podemos pensar sempre que nosso dever é focar no pequeno empreendedor, levar conhecimento com simplicidade e praticidade para que consigam ter uma empresa lucrativa.
Tudo o que precisamos decidir e planejar dentro da empresa precisa ser uma solução para o que nossa missão diz.
5- Processo de criação
Este último ponto é praticamente ignorado pela maioria. Resumir a missão da empresa em uma frase simples, curta e inspiradora é extremamente difícil. Assim, o processo de criação levanta vários pontos importantes, tais como:
- Qual nosso real objetivo? Pra que acordamos nas segundas-feiras de manhã felizes da vida?
- Realmente estamos atingindo este objetivo?
- Os clientes e colaboradores estão enxergando isso?
Por isso que durante o processo de criação, mais importante que a frase da missão em si, é o resultado da discussão e construção.
E aí, vamos começar a criar a missão da empresa?
Convencido de que criar a missão da sua empresa é importante? Então, deixe de preguiça e de achar que isso não vale nada e vá agora criar a sua1
E se você quer ter uma Gestão Estratégica porreta de verdade, você precisa conhecer e fazer nosso curso de Formação em Gestão Estratégica.
Neste curso online você aprenderá não só sobre a Missão, mas a fazer diversas análises do seu negócio, definir estratégias, objetivos, metas e ações concretas para fazer sua empresa crescer.