Startup: o termo está muito presente quando estamos conversando sobre empreendimentos e falando sobre negócios que trouxeram inovações e conseguiram se diferenciar das demais empresas do ramo.
Mas para começar a falar sobre isso, primeiramente: O que é uma Startup?
Começando pelo começo, Eric Ries, define Startup como:
Uma instituição projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza.
Isso significa que a Startup tem algum grau de inovação e, justamente por isso, vive em condições de incerteza, mais do que o normal se comparada à uma empresa tradicional.
Muitas pessoas, ainda consideram que uma boa startup precisa ter uma alta capacidade de escala, ou seja, conseguir crescer muito o faturamento sem precisar crescer as despesas fixas no mesmo ritmo.
Mas o que a 4blue tem a ver com Startup?
A grande especialidade da 4blue é gestão financeira para pequenas empresas. No decorrer do tempo nós criamos uma metodologia de consultoria financeira que funcionava da mesma forma para a grande maioria das organizações que atendíamos.
Não importa se elas foram micro , pequenas ou médias empresas. Nós percebemos que existem muitos pontos em comum mesmo que as empresas sejam de diferentes tamanhos.
Porém, um grande problema do prestador de serviços (no caso, a consultoria financeira) é, justamente, a falta capacidade de atender inúmeras empresas ao mesmo tempo.
Assim, sempre nos perguntávamos, “como atender cinco vezes mais clientes com a mesma estrutura de hoje?”. Ou seja, ter um negócio escalável!
A partir de vários brainstormings chegamos numa boa hipótese:
Se o processo da consultoria é igual, ou seja, as reuniões com os diferentes clientes têm a mesma temática (a primeira reunião sempre é “igual” para todos, assim como a segunda e etc…), por que não gravar uma parte destas reuniões?
E foi isso que fizemos! Nosso método de consultoria é totalmente diferente do tradicional mas atinge os mesmo resultado.
Mas nossas inovações são positivas para ambos os lados. A 4blue consegue atender muito mais clientes, só o que valor da consultoria também fica mais acessível para o pequeno empresário.
Mas vale ressaltar que a consultoria também é feita de reuniões com consultores da empresa e não apenas reuniões gravadas.
Para colocar num passo a passo de startup, o que fizemos foi:
1. Crie uma hipótese
Nossa hipótese foi: nós conseguimos atingir o mesmo resultado e o mesmo prazo da consultoria financeira presencial ao ter algumas reuniões gravadas mesclando com reuniões presenciais.
2. Desenvolva um protótipo
A lógica aqui é gastar o menos possível e ser o mais rápido para colocar sua hipótese a prova. Assim, em dois meses adaptamos nossa metodologia, lançamos nossa consultoria online e conseguimos os primeiros clientes.
Usamos os recursos que tínhamos para gastar o mínimo possível. A lógica é: se sua hipótese estiver errada, você não gastou uma grana preta!
3. Avalie e mensure
Para todos os serviços nós fazemos uma mensuração dos resultados, mas neste caso, estamos sendo muito mais detalhistas. Estamos medindo quanto tempo gastamos em cada etapa, com cada ação e com cada cliente que atendemos.
Estamos anotando todas as dúvidas que surgem, registrando observações e mensurando o desenvolvimento dos clientes. Tudo isso para aprender o máximo possível.
4. Aprenda
O objetivo de todo este ciclo é você aprender o máximo e o mais rápido possível para melhorar sua hipótese e reconstruir seu serviço/produto.
Neste processo pode ser que você descubra que sua hipótese estava errada, ou que os clientes enxergam o valor em outros aspectos ou que com pequenos ajustes você pode deslanchar.
5. Depois de comprovar suas hipóteses, invista e cresça!
Lembre-se: você não tem recursos para desperdiçar com uma hipótese. Por isso, depois de percorrer este ciclo algumas vezes e perceber que sua hipótese já é um “fato”, aí sim é hora de mandar ver!