_
Startup: o termo está muito presente quando estamos conversando sobre empreendimentos e falando sobre negócios que trouxeram inovações e conseguiram se diferenciar das demais empresas do ramo.
Mas para começar a falar sobre isso, primeiramente: O que é uma Startup?
Começando pelo começo, Eric Ries, define Startup como:
Isso significa que a Startup tem algum grau de inovação e, justamente por isso, vive em condições de incerteza, mais do que o normal se comparada à uma empresa tradicional.
Muitas pessoas, ainda consideram que uma boa startup precisa ter uma alta capacidade de escala, ou seja, conseguir crescer muito o faturamento sem precisar crescer as despesas fixas no mesmo ritmo.
A grande especialidade da 4blue é gestão financeira para pequenas empresas. No decorrer do tempo nós criamos uma metodologia de consultoria financeira que funcionava da mesma forma para a grande maioria das organizações que atendíamos.
Não importa se elas foram micro , pequenas ou médias empresas. Nós percebemos que existem muitos pontos em comum mesmo que as empresas sejam de diferentes tamanhos.
Porém, um grande problema do prestador de serviços (no caso, a consultoria financeira) é, justamente, a falta capacidade de atender inúmeras empresas ao mesmo tempo.
Assim, sempre nos perguntávamos, “como atender cinco vezes mais clientes com a mesma estrutura de hoje?". Ou seja, ter um negócio escalável!
A partir de vários brainstormings chegamos numa boa hipótese:
Se o processo da consultoria é igual, ou seja, as reuniões com os diferentes clientes têm a mesma temática (a primeira reunião sempre é “igual” para todos, assim como a segunda e etc...), por que não gravar uma parte destas reuniões?
E foi isso que fizemos! Nosso método de consultoria é totalmente diferente do tradicional mas atinge os mesmo resultado.
Mas nossas inovações são positivas para ambos os lados. A 4blue consegue atender muito mais clientes, só o que valor da consultoria também fica mais acessível para o pequeno empresário.
Mas vale ressaltar que a consultoria também é feita de reuniões com consultores da empresa e não apenas reuniões gravadas.
Nossa hipótese foi: nós conseguimos atingir o mesmo resultado e o mesmo prazo da consultoria financeira presencial ao ter algumas reuniões gravadas mesclando com reuniões presenciais.
A lógica aqui é gastar o menos possível e ser o mais rápido para colocar sua hipótese a prova. Assim, em dois meses adaptamos nossa metodologia, lançamos nossa consultoria online e conseguimos os primeiros clientes.
Usamos os recursos que tínhamos para gastar o mínimo possível. A lógica é: se sua hipótese estiver errada, você não gastou uma grana preta!
Para todos os serviços nós fazemos uma mensuração dos resultados, mas neste caso, estamos sendo muito mais detalhistas. Estamos medindo quanto tempo gastamos em cada etapa, com cada ação e com cada cliente que atendemos.
Estamos anotando todas as dúvidas que surgem, registrando observações e mensurando o desenvolvimento dos clientes. Tudo isso para aprender o máximo possível.
O objetivo de todo este ciclo é você aprender o máximo e o mais rápido possível para melhorar sua hipótese e reconstruir seu serviço/produto.
Neste processo pode ser que você descubra que sua hipótese estava errada, ou que os clientes enxergam o valor em outros aspectos ou que com pequenos ajustes você pode deslanchar.
Lembre-se: você não tem recursos para desperdiçar com uma hipótese. Por isso, depois de percorrer este ciclo algumas vezes e perceber que sua hipótese já é um “fato”, aí sim é hora de mandar ver!