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Fidelização de clientes deve ter um papel especial na sua empresa. E se você está em busca de oferecer algo diferenciado para conseguir melhorar seu relacionamento com eles, comece utilizando essas 5 técnicas para gerar experiências inesquecíveis.
Está muito enganado quem acha que empreender é apenas vender produtos ou prestar serviços para ganhar dinheiro. Essa é apenas a parte óbvia!
Porque o que está diretamente atrelado ao seu sucesso é o relacionamento que você constrói com os seus clientes e como isso vai alavancar sua empresa no longo prazo.
Afinal, ficar brigando por preços acaba sendo ruim para todos os concorrentes. Por isso, o seu empreendimento deve ter como foco gerar experiências inesquecíveis , independente de como for a melhor maneira encontrada por você para fazer isso.
Mas para te ajudar a encontrar soluções, trouxemos 5 técnicas que vão te ajudar na fidelização de clientes.
Todas as pessoas gostam de ser surpreendidas positivamente, seja através de um atendimento diferenciado ou até algum mimo ou brinde.
Afinal, o que faz o seu negócio ficar guardado na memória do seu cliente para sempre é fazer algo diferente do comum.
Tanto pelo lado positivo, como pelo negativo.
Mas você precisa ser lembrado pelo ótimo serviço prestado. Por isso, busque encontrar alguma maneira que faça o seu cliente lembrar de sua empresa e queira voltar a fazer negócio com você.
Lembre-se que essa surpresa não precisa ser necessariamente algo físico. Uma ação extra no seu atendimento ou no pós-atendimento que demonstre sua preocupação com a satisfação do cliente já é um grande diferencial de entrega.
Quando estamos vendendo algo, seja produto ou serviço, é claro que usamos a publicidade a nosso favor e existem diversas técnicas que ajudam - e influenciam- o cliente a tomar a decisão de compra, como é o caso dos gatilhos mentais.
Mas lembre-se sempre: você pode exaltar o seu produto ao máximo, mas nunca prometa algo que ele não faz. Deixe muito claro ao cliente para que serve e para que não serve.
Porque se você mentir, existe uma quebra de confiança muito grande e além de perder um potencial cliente fiel, com certeza ele irá falar muito mal de você por aí!
E vamos combinar, ninguém quer estar com o filme queimado na praça, né!?
Uma das tarefas mais importantes pra você, como gestor, é promover o comportamento de superar as expectativas. Para isso, converse diariamente com os colaboradores da sua empresa sobre isso.
Na verdade isso deveria ser um dos principais valores de todos os negócios. Porque assim é mais fácil se tornar um procedimento padrão e será bem mais fácil contratar pessoas identificadas com a cultura da empresa em processos seletivos futuros.
Promover este comportamento é fundamental porque não há nada melhor do que encontrar pessoas bem-humoradas, gentis e solícitas quando entramos em uma loja ou quando contratamos algum serviço.
Além de gerar um valor enorme. Ou você acha que por cobrar mais caro, seu cliente vai te trocar por alguém ranzinza e mal-educado?
Reflita sobre como implementar isso e estimule sua equipe diariamente.
Ninguém gosta de ser deixado no vácuo, não é mesmo? E quando se trata de relacionamento com os clientes não é diferente!
Além do mais, o vendedor deve aproveitar o momento da decisão de compra naquele instante, porque se demorar pode perder a oportunidade.
Construir um relacionamento com os clientes é algo fundamental para a fidelização, seja através de ligações, whatsapp ou e-mail (dependendo do tipo de negócio), e quando a atitude de iniciar essa conversa parte dos clientes, é melhor ainda.
Por isso, tenha muita atenção para não demorar horas ou dias para responder. Afinal, qual é a confiança que você passa fazendo isso? Se antes de fechar o negócio já demora, imagine depois que receber o pagamento.
E é exatamente isso que seu cliente vai pensar e vai fugir de fechar negócio com você.
Esse é o básico, mas existem muitas outras técnicas para construir um bom Funil de Relacionamento com seu público e com certeza gerar mais vendas, sem que você precise gastar nada com publicidade.
Se quer aprender mais, assista esse vídeo:
Funil de Relacionamento: Venda mais sem gastar nada!
Aquele brinde ou aquela amostra grátis vale muito! Sabe aquele gostinho de quero mais? É isso que tem que prevalecer.
Você, mais do que ninguém, sabe a qualidade dos produtos ou serviços que oferece e pode tirar bom proveito disso.
Quando você dá algo para alguém, o ser humano tem o hábito de retribuir a boa ação, e se aquilo for algo muito bom, com certeza será mais valorizado ainda.
Portanto, dê mimos que podem fazer com que seu cliente retorne até sua loja para comprar ou que gerem uma experiência inesquecível!
Publicidade é a alma do negócio! Todo mundo já ouviu essa frase com certeza, mas nem sempre essa publicidade precisa envolver milhares de reais.
Quando se fideliza um cliente e presta um bom serviço, a publicidade é feita por indicação e no boca a boca. E essa é a publicidade traz clientes mais qualificados e com um pré-conceito bom da sua empresa!
Pense… você quer comer uma pizza, por exemplo. Tem uma pizzaria que aparece toda hora como publicidade em suas redes sociais ou outra que algum amigo indicou. Qual você vai escolher?
Por isso, é muito importante gerar experiências inesquecíveis aos seus clientes a ponto dessa atitude ser reconhecida e seu negócio seja indicado para outras pessoas.
O seu negócio vai crescer a longo prazo se você fidelizar clientes. Invista nisso!