Guia completo: Como utilizar o funil de vendas no mercado imobiliário

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11 de maio de 2023
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Imagem: Pixabay

Veja como usar esse “funil especial” a fim de aumentar a venda e aluguel de imóveis que a sua imobiliária faz todos os meses!

Apesar de o mundo ter mudado da forma de vendas tradicional para as vendas digitais,  o objetivo do funil de vendas continua o mesmo: transformar prospectos em leads e leads em clientes.

De preferência, clientes fiéis, que sempre vão buscar a sua imobiliária quando quiserem apartamentos para alugar.

Ao criar um funil de vendas como parte de sua estratégia de marketing no mercado imobiliário, você pode aprender mais sobre a jornada de cada cliente em potencial à medida que ele vai desde o primeiro contato com sua imobiliária até a decisão de instruí-lo, usar seus serviços e se tornar um cliente de longo prazo.

O que é um funil de vendas e como ele funciona no mundo imobiliário?

Também conhecido como "funil de marketing", "funil de compra" ou "funil de conversão", um funil de vendas é como um túnel pelo qual você envia seus clientes em potencial. 

Ao fazerem uma jornada, eles encontrarão uma série de pontos de contato configurados por você para obterem uma resposta.

Você pode usar ferramentas analíticas e de criação de perfil para construir uma imagem de cada cliente potencial que está em busca de casas e apartamentos para alugar.

Em seguida, você pode interagir com eles usando conteúdo personalizado para construir um relacionamento, integrando técnicas de vendas e marketing conhecidas para fomentar a confiança deles em você e em seus serviços com o objetivo de realizar uma conversão ou venda.

Como o funil de vendas deve ser estruturado?

Primeiro você precisa identificar a persona do comprador, depois deduzir qual é o ponto fraco do cliente potencial e fornecer uma solução. 

Geralmente isso leva, em média, oito ou mais pontos de contato para que um visitante envie uma proposta. 

Mas, geralmente, você pode estruturar um funil como tendo uma parte superior, média e inferior.

Topo do funil

O marketing do topo do funil refere-se aos esforços focados na conscientização de um novo mercado ou de um novo produto. 

No caso do mercado de imóveis, poderíamos estar falando de casa e a apartamentos a venda por exemplo.

Meio do funil

Depois que o cliente em potencial passa para o meio do funil, você pode informá-lo sobre seus serviços e produtos. 

Concentre-se em como algo que você oferece pode ajudar a fornecer uma solução para a necessidade das pessoas. 

Empurre o cliente em potencial para agir. 

Por exemplo, você pode dar a opção de preencher um formulário para receber mais informações sobre um imóvel ou fazer o download de um folheto, boletim informativo ou guia.

Faça bom uso de todas as ferramentas de automação de marketing e, mesmo que o cliente em potencial não siga seu funil de vendas e você não faça uma venda ou conversão neste momento, convém planejar as coisas para que o cliente em potencial escolha sua imobiliária mais tarde.

Algumas oportunidades podem ser abandonadas, mas você deve aproveitar a oportunidade para persuadir cada cliente potencial sobre os benefícios de seus serviços imobiliários (por exemplo, por meio de vídeos, infográficos ou estudos de caso) e como esses serviços podem resolver suas necessidades.

Fundo do funil

Se você nutriu o cliente em potencial de maneira eficaz, fazer uma venda de um imóvel ou conversão deve ser mais simples. 

Eles podem ter ficado mais hesitantes em prosseguir com uma venda ou conversão no início do funil, mas isso é natural.

Depois que o cliente em potencial chega ao fim do funil, deve haver um elemento de familiaridade e confiança.

Você atendeu às necessidades deles e atendeu às preocupações deles, portanto, qualquer hesitação anterior não deverá mais ser um problema se o funil de vendas tiver funcionado corretamente.

Como automatizar seu funil de vendas?

A automação deve ser orientada pela atividade do cliente em potencial. 

Um funil automatizado é aquele que pode operar eficazmente por conta própria, ao mesmo tempo em que responde às necessidades, comportamentos e preferências de cada cliente em potencial.

Desde o uso de ferramentas para agendar a publicação de posts nas redes sociais até a automação de campanhas publicitárias no Facebook, por exemplo, você pode configurar tudo em várias plataformas para que façam o trabalho por você.

Você pode usar posts de mídia social e anúncios no Facebook para aumentar o interesse por casas e apartamentos à venda que a sua imobiliária está oferecendo no momento.

Conforme o cliente em potencial avança no funil, você pode incluir uma frase de chamada para a ação (CTA) para obter o endereço de e-mail do cliente em potencial. 

Então você pode usar uma ferramenta automatizada para enviar e-mails com mensagens personalizadas para clientes em potencial. 

Você também pode usar ferramentas de retargeting com determinados clientes em potencial.

Você pode, ainda, criar landing pages especializadas com CTAs claras para encerrar a jornada do cliente em potencial e enviar mensagens de acompanhamento automatizadas com conteúdo personalizado.

Lembre-se que personalização é a chave para construir um funil de vendas de sucesso no mercado imobiliário. 

Suas mensagens precisam ser otimizadas para atender às necessidades do cliente em potencial e operar em tempo real.

Portanto, o funil deve evoluir com seus clientes em potencial para nutri-los, ganhando sua confiança e, com sorte, seus negócios.

A automação simplesmente ajuda e facilita seus esforços de marketing.

Dicas para agentes imobiliários

As suas atividades online de marketing digital devem ajudar a atrair mais visitantes ao seu site. 

Uma vez lá, você pode criar um funil de conversão para cada visitante descer. 

Digamos que você esteja almejando investidores que compram imóveis para vender ou alugar depois.

Você pode criar um guia ou relatório contendo informações úteis para aquele grupo específico de visitantes e fornecê-las em troca de seus endereços de e-mail. 

A mesma abordagem pode ser usada se você quiser atrair mais compradores ou fornecedores.

Depois de começar a alimentar o conteúdo desse cliente em potencial e cultivá-lo, você pode fazer o remarketing para ele via Google ou Facebook para garantir que você permaneça familiarizado com ele.

Quando chegar a hora desse cliente em potencial escolher um corretor de imóveis, é mais provável que ele escolha você.

Esse foi o nosso guia completo de como utilizar o funil de vendas no mercado imobiliário. 

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Escrito por
Equipe 4blue
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