Como usar o Funil de Vendas para lucrar mais

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30 de março de 2023
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Se você empreende, é fundamental saber o que é o Funil de Vendas e como aplicar essa ferramenta na sua empresa para impulsionar o faturamento.

É muito comum relacionar o Funil de Vendas ao Marketing Digital, mas a verdade é que você pode e deve aplicar em qualquer tipo de negócio, até mesmo em lojas físicas.

Essa ferramenta estratégica é utilizada para atrair mais clientes, nutrir e converter mais vendas.

Isso porque ele representa todas as etapas pelas quais um potencial cliente deve passar até comprar de você e também vai ajudar na fidelização.

Mas se você ainda está em dúvida se o Funil de vendas é para o seu tipo de negócio, nesse artigo vamos te explicar tudo o que você precisa saber.

O que é um Funil de Vendas?

Pensando de forma prática, nem todas as pessoas que chegam até a sua loja estão prontas e decididas a comprar, não é mesmo?

Independente se for no digital ou na loja física, muitas pessoas podem entrar no seu site ou passar na frente do estabelecimento todos os dias, mas quantas delas efetivamente compram algo?

A ideia do funil é desenvolver um processo de jornada do cliente para mostrar quem você é, o que você vende, gerar valor à sua empresa até, de fato, vender para eles.

As etapas do funil são compostas por três fases principais: topo do funil, meio do funil e fundo do funil.

Então, imagine que você tem um monte de pessoas passando na frente da sua loja (topo do funil), algumas entram (meio do funil), mas quem o número de pessoas que se tornam clientes é menor ainda (fundo do funil).

imagem exemplificando um Funil de vendas

Será que você precisa utilizar o Funil de Vendas?

A resposta é clara e direta: sim!

O Funil de Vendas é uma ferramenta fundamental para qualquer tipo de empresa, seja uma multinacional até uma microempresa.

E mesmo que você seja um prestador de serviços autônomo, também é fundamental trabalhar com essas estratégias.

Isso porque o processo de conseguir um cliente não é acidente. Vender é um processo e nós vamos te provar isso.

Abaixo vamos te mostrar as três etapas do funil, como você pode criar e otimizar o seu e quais são as melhores estratégias que você pode utilizar para vender muito.

Etapas do Funil 

Como dito anteriormente, o Funil de Vendas é composto por três etapas: atração, relacionamento e conversão.

Agora vamos te falar um pouco mais sobre cada uma delas.

Topo do Funil - Atração

Pense em todos os clientes que chegam até você e pense como eles fazem pra te encontrar.

E aqui vão estar todas as pessoas que até mesmo por acaso encontraram você, mesmo sem nunca ter ouvido falar antes do sue negócio. Elas não estão familiarizadas com sua marca, seu produto ou serviço.

Elas estão em busca de mais informações e podem ser atraídas por conteúdos interessantes, uma fachada bonita, uma boa recomendação ou até mesmo por acaso.

O objetivo nesta fase é despertar a curiosidade dessas pessoas e fazer com que elas entrem no seu site ou na sua loja.

E muitas vezes essa pessoa chegou até você porque reconheceu que tem um potencial problema que precisa ser resolvido e então encontrou o seu serviço ou produto.

Mas isso não é suficiente para ele comprar de você. Por isso, vamos a segunda etapa que é a fase do Relacionamento.

Meio do Funil - Relacionamento

No meio do funil, estão os potenciais clientes que já se mostraram interessados em seu produto ou serviço, mas ainda não estão prontos para comprar.

Por isso que nesta fase é importante se relacionar bem com eles, seja oferecendo conteúdo de valor ou mostrando as vantagens de fazer negócio com você.

O objetivo dessa fase é ter um bom relacionamento com o potencial cliente. Se você tem um negócio online, pode distribuir conteúdos de valor, por exemplo.

Ou então se ele solicitou um orçamento, mas não quis comprar dessa vez, esse cliente não deve ser descartado. Continue se relacionando com ele.

Talvez ele só esteja avaliando a sua oferta, os seus produtos ou comparando com concorrentes, por isso é importante ter um bom relacionamento, assim no futuro vocês podem fechar negócio.

Fundo do funil - Conversão

Essa é a parte que todos os empreendedores querem chegar: o momento da venda.

Os potenciais clientes já chegaram até você de alguma forma, você se relacionou bem com eles e agora estão considerando comprar, então você mostra uma boa proposta que efetivamente converteu essa pessoa em cliente.

Pronto, esse cliente entrou nas três etapas do funil. Então, acabou?

Não! Está apenas começando, porque as etapas do funil de vendas fazem você vender, mas o ideal é que você fidelize esse cliente para voltar sempre até a sua empresa.

O que fazer depois de vender?

Quando você converte um curioso em cliente, você deu um grande passo, mas o ideal é que você trabalhe para reter esses novos clientes para que se tornem fãs.

Assim, eles irão voltar sempre para comprar de novo. Por isso que o Funil de Vendas se torna uma ampulheta, criando novas três etapas.

E são elas que vão fazer com que sua empresa venda muito mais e cresça com consistência.

Afinal, é muito caro ter que ficar sempre captando novos clientes.

Ampulheta de Vendas

Agora, você vai entender um pouco mais sobre o pós-venda, porque esse processo não se encerra na primeira transação comercial.

Ela é apenas o começo de uma jornada que o cliente vai percorrer para se fidelizar à sua empresa.

Você precisa trabalhar com o intuito de conseguir vender mais vezes para o mesmo cliente, e por isso foi desenvolvido o Funil Ampulheta.

Topo da Ampulheta - Retenção

Esse é o estágio onde você vai fidelizar o seu cliente e desenvolver estratégias para que ele permaneça comprando sempre de você.

Para isso, você pode desenvolver um programa de fidelidade, onde ele se cadastre para que você possa entrar em contato com ele mais vezes e dar novas ofertas e agregar valor ao seu produto ou serviço.

Atenção para não ficar só vendendo o tempo todo, porque ninguém aguenta isso. Então, busque compartilhar conteúdos relevantes que possam fazer sentido.

Meio da Ampulheta - Nova Venda

Após realizar todos os processos anteriores, chegará o momento em que seu cliente irá retornar e comprar de novo.

A boa notícia é que você não precisou gastar nada para fazer essa nova venda.

nesse momento você percebe que ele gosta e precisa da sua empresa, então já é possível usar algumas estratégias de vendas como cross-sell e up sell.

E se você trouxer muitos clientes até esse estágio, com certeza as suas vendas já estarão decolando, porque além dos novos potenciais clientes que sempre estarão chegando até você, existem alguns que já se relacionam com a sua empresa.

Fundo da Ampulheta - Indicação

Aqui é quando o seu cliente indica a sua empresa para outras pessoas, e isso pode acontecer de forma natural, no marketing boca a boca.

Mas você também pode utilizar estratégias que vão estimular que seus clientes façam isso.

E você sabe que quando alguém de confiança indica algo, geralmente você vai e já efetua uma compra.

Portanto, chegar nesse estágio vai fazer com que sua empresa cresça surpreendentemente mais rápido do que você pensou.

E agora que você já sabe um pouco sobre cada etapa do Funil de Vendas, vamos ver como isso pode se encaixar no seu negócio!

Como utilizar o Funil de Vendas

Mesmo que você tenha chegado até aqui e ainda esteja com desconfiança se isso daria certo mesmo na sua empresa, saiba que isso já está acontecendo.

Mesmo que você não tenha percebido, o funil já está atuando com seus clientes, a diferença é que você pode deixar isso acontecer descontroladamente ou focar em estratégias para otimizar as suas vendas.

Pode ser que o seu funil começa na fachada da sua loja, ou no Google Meu Negócio, nas redes sociais e etc. 

Qualquer ponto que faça o primeiro contato com seus clientes pode ser considerado o topo do funil.

Vamos de exemplo prático:

Imagine que 1.500 pessoas passam na frente da sua loja todos os dias.

500 (33%) delas decidem entrar para experimentar uma roupa ou perguntar o preço, mas apenas 50 das que entraram, ou seja 10%, decidem compram.

Esse é um Funil de Vendas que acontece todo dia no seu negócio.

Mas você já imaginou o que acontece se você conseguir realizar melhorias em cada etapa?

Otimizando as etapas do Funil de Vendas

Antes de mostrar esse exemplo, é preciso entender que só será possível fazer isso quando você conhecer bem quais são as etapas do seu Funil de Vendas.

Vamos usar o exemplo da mesma loja, onde passam 1.500 pessoas por dia na frente, mas você só vende pra 50.

O que fazer para melhorar?

O primeiro passo é fazer uma análise através de um estudo de mercado para entender o que os seus concorrentes estão fazendo, se mais pessoas entram nas lojas ao lado e se estão convertendo mais ou menos vendas que você.

Então, se você notar que pode melhorar, faça ações como melhorar a fachada, a vitrine, treinar seus vendedores, ver se seu argumento de vendas está bom e se está entendendo realmente qual é a necessidade do cliente.

Quando você conhece bem o seu cliente, é possível levantar bons argumentos que vão impactar diretamente na dor que eles sentem - e querem resolver.

(o exemplo aqui é de uma loja de roupas, mas aplicável para todo tipo de negócio!)

Depois que você melhorar a sua taxa de conversão em vendas, chegou a hora de tentar atrair mais gente - afinal, não adianta trazer muitos potenciais clientes, se você não consegue vender para eles.

Pequenas melhorias causam grandes impactos. Veja só abaixo como você vai conseguir dobrar o seu faturamento, melhorando apenas 10% em cada etapa!

A mágica da melhoria dos 10%

Como você já viu, toda jornada de venda é feita através de um funil. Veja só um exemplo, pensando agora em uma divulgação nas redes sociais, mas lembrando que também serve para todo tipo de negócio.

Então você fez 9 vendas. Pensando um preço médio de R$250,00, seu faturamento total foi de R$2.250,00

Mas e se você conseguisse melhorar em cada etapa dessa funil em 10%?

Assim, você também pode aumentar seu ticket em 10%, indo para R$275,00.

O resultado disso é que as vendas aumentaram para 15  e com o aumento do ticket médio, o faturamento total vai ser de  R$4.125,00.

Ou seja, aumentou em 83%!

Essa estratégia é incrível e pode ser aplicada aí na sua empresa de forma muito simples!

E para te ajudar a simular como essa otimização vai impactar a sua empresa, nós vamos disponibilizar uma planilha gratuitamente para fazer ver como realizar melhorias no seu Funil de Vendas vai impactar no faturamento da sua empresa.

Banner para baixar a planilha de otimização do funil de vendas

Agora que você já sabe da importância do Funil de Vendas, comece a dar mais atenção para essa ferramenta fundamental para qualquer negócio que busca aumentar as vendas e fidelizar clientes. 

Se você precisa de ajuda para alavancar o seu negócio, conheça a nossa consultoria!

Escrito por
Equipe 4blue
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