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Respiração boca a boca salva. Mas com marketing é outra história.
A maior parte dos seus clientes hoje vem do boca a boca?
Pense um pouco sobre isso e responda.
Se a sua resposta foi SIM, você tem um problema.
É óbvio que é bom que seus clientes recomendem seus produtos e serviços. Sem dúvida.
Isso significa que você está fazendo seu trabalho bem e seus clientes estão satisfeitos, por isso indicam seu negócio.
O que você precisa prestar atenção é se a MAIOR PARTE dos seus clientes vem do boca a boca…
Pois isso significa que você está terceirizando o seu marketing para os seus clientes.
Pensa comigo…
Imagine que 80% das suas vendas dependem da indicação de outra pessoa.
E um primeiro momento, vai parecer que isso é algo bom!
Só que, na verdade, demonstra uma falha grande no seu marketing, ou seja, que ele não está ativo.
Terceirizar seu marketing é confiar que outras pessoas, que não fazem parte da sua equipe, não conhecem suas metas (e, claro, que você não pode exigir resultados deles) farão o necessário para que você tenha dinheiro no fim do mês.
Boca a boca não salva nenhuma empresa.
Você é quem precisa ter o controle de ações claras que trarão novos clientes.
Ter um indicador de recomendação é ótimo, mas isso deve ser um bônus e não sua principal estratégia de marketing.
Veja no nosso caso…
Você chegou até o canal da 4blue sem indicação de amigos (um ou outro até acontece, mas não é a realidade com a maioria).
Provavelmente, você foi impactado com uma busca no Google (onde o assunto que você estava procurando apareceu dentro do nosso blog), por um vídeo no Youtube, ou por um anúncio no Facebook ou Instagram.
E tudo bem se você indicar a gente para alguém que você conhece porque viu que nosso conteúdo tem valor. A gente vai gostar =)
Consideramos isso um indicador de sucesso, mas não contamos com isso para pagar nossas contas, entendeu?
Nenhuma empresa cresce tanto apenas dependendo do boca a boca.
É preciso ter ações e estratégias claras inclusive com o seu marketing.
Reforço aqui: o boca a boca é importante, é muito bom... mas o responsável pelo marketing da sua empresa É VOCÊ, não seus clientes.
Durante a MARATONA EMPRESÁRIO NINJA - de 8 a 11 de abril de 2019, teremos um dia específico para falar sobre marketing e vendas.
Você vai aprender um pouco mais sobre como utilizar o marketing ativamente a seu favor e quais ações você pode promover para atrair mais clientes para o seu negócio.
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