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Se você tem uma empresa, boa parte da sua rotina deve ser pensando em como vender mais e aumentar o seu faturamento.
Claro que vender mais não é simples e não se resume a uma única ação, mas é o resultado de várias ações coordenadas que resultam na decisão de compra do seu cliente.
Portanto, hoje nós vamos falar um pouco sobre os primeiros passos que você deve fazer dentro da sua empresa se o seu objetivo é vender mais.
Continue com a gente nesse artigo!
Vender mais é fundamental para o sucesso e crescimento de uma empresa, e com a sua não é diferente.
É claro que não adianta aumentar as vendas se outros fatores estiverem desorganizados, principalmente as finanças. Então, o correto é você organizar sua empresa internamente antes de querer expandir.
Mas quando uma empresa vende mais, ela consegue aumentar a receita e, consequentemente, o lucro, permitindo a expansão da sua atuação no mercado, mais investimentos em novos projetos e tecnologias e também fortalecimento de marca.
Além disso, é possível melhorar a sua infraestrutura e aumentar a equipe, o que na prática vai resultar no crescimento da sua empresa e um posicionamento mais sólido no mercado.
Resumindo, mais vendas significa mais lucro.
E com mais dinheiro disponível, você tem mais liberdade para investir em novas soluções, projetos e conseguir vender mais ainda.
Portanto, ter um plano para desenvolver a área comercial é fundamental.
Para aumentar as vendas da sua empresa é preciso investir em estratégias eficientes que englobam desde o momento de atração dos potenciais clientes até o momento da conversão em venda.
Por isso, trouxemos alguns questionamentos para você refletir se está fazendo da maneira certa.
A maioria dos seus potenciais clientes nem percebe que tem um problema ou desejo. Cabe a você mostrar e educar esse público mais “inconsciente” de que ele tem um problema e de que você é a solução.
Num mundo em que somos impactados por milhares de marcas e anúncios todo dia, como chamar a atenção? Se você não for notado, não será comprado.
Seja no bom atendimento, seja com conteúdo educacional, ou até mesmo numa propaganda inteligente, você precisa gerar valor pro seu potencial cliente antes de querer que ele passe o cartão.
Você precisa se manter na mente do seu (potencial) cliente. A forma mais eficaz é gerando valor gratuito, com dicas, e-books, e-mails, blog posts e até com um relacionamento mais direto através do WhatsApp - mas faça isso com estratégia para não ser o "vendedor chato".
As empresas que vendem muito são especialistas em usar os Gatilhos Mentais e ativar o emocional de seus clientes. Quem vende apenas pro racional, vende menos.
Toda empresa multibilionária vende inúmeras vezes para o mesmo cliente. Então de nada adianta ter um marketing incrível se o produto é ruim.
Toda ação de marketing e vendas deve ser mensurada. Não basta criatividade, tem que analisar os números para saber o que está funcionando e o que não está.
O que você faz para conquistar aquela pessoa que tá só de passagem, mas que deu uma pequena chance? Você precisa ter uma estratégia eficiente para esse tipo de ação rápida.
Se você quer ter lucro de verdade, seus preços precisam cobrir os custos e garantir uma boa margem. Se os preços estiverem errado, não adianta nada vender muito, pois lucro sempre vai ser pequeno.
Quando alguém indica uma loja, restaurante ou qualquer tipo de serviço, você geralmente vai com muita confiança e expectativa ao local, não é? O marketing de indicação é o melhor que existe: você não gasta nada, quer dizer que seus clientes gostam da sua empresa e você tem a chance de fidelizar outros.
Marketing só é gasto se você estiver fazendo errado. Marketing é um investimento inteligente que vai te dar retorno a curto, médio e longo prazo.
Se você não investe dinheiro para ter um bom marketing e só acha que no boca a boca seus clientes vão chegar até você, só faça um exercício: seus amigos compram de você?
Essa é a prova de que o marketing boca a boca não funciona.
Procure o seu segmento no Google e veja se sua empresa aparece. Ou seja, mais específico e procure o nome da sua empresa. Aparece? As informações estão atualizadas, com fotos, avaliações e tudo mais?
E então, por acaso você já está realizando essas ações dentro da sua empresa? Você dedica energia diariamente para melhorar esses pontos?
Se você já percebeu alguns pontos em que precisa melhorar dentro da sua empresa, agora vamos te dar algumas dicas práticas para que sua empresa vender muito mais.
Provavelmente, mesmo que você não esteja anunciando da forma correta, algumas pessoas devem chegar até seu negócio, mas qual é a taxa de conversão desse público?
A maioria chega e compra ou vai embora sem fechar negócio?
Para melhorar, você precisa se tornar um expert em gatilhos mentais, que vão ajudar seu cliente a tomar a decisão de compra. Alguns deles são: ancoragem de preços, prova social, escassez, entre outros.
Além disso, será preciso fazer uma auditoria em todo seu ciclo de venda para entender onde é possível melhorar e, assim, aumentar a sua eficiência.
Entenda a fundo quem é o seu cliente, quais são suas dores e quais seus desejos. Quando você conhecer exatamente o perfil de quem compra de você, será possível criar anúncios direcionados e criar estratégias de vendas personalizadas.
Por isso, defina quem é sua persona e explore a sua comunicação para gerar valor aos seus produtos ou serviços.
Uma dica é parar de comun comunicar características e passar a comunicar os benefícios e soluções.
As pessoas chegam até você. Algumas compram e outras não,mas é preciso estabelecer um relacionamento ativo, inteligente e eficiente com todas elas.
Mas pra isso é preciso armazenar os contatos de todo mundo para se comunicar, seja através das redes sociais, Whatsapp ou e-mail.
Crie “iscas” gratuitas para conseguir atrair mais potenciais clientes e mantenha um fluxo de comunicação gerando valor (sem parecer um vendedor chato).
O primeiro passo é ter um Google Meu Negócio muito bem feito, com boas fotos, descrição e informações atualizadas. Após isso, crie estratégias para aumentar suas avaliações e comentários positivos.
Depois que sua presença no Google estiver garantida e com qualidade, vá para as redes sociais e tenha um perfil atrativo e faça um planejamento estratégico de postagens.
Não precisa postar toda hora, todo dia. Antes publicar menos com qualidade do que ficar publicando qualquer coisa.
Além do digital, tenha um estabelecimento bonito e organizado, com uma fachada que chama a atenção. Não adianta nada o cliente te achar na internet, se quando chegar no espaço físico, perder a vontade de comprar.
Depois que você já estiver dominando sua presença no digital, invista em tráfego pago para quem já está procurando pela sua solução, e pra isso você pode usar o Google Ads.
Quando você anuncia pelo Google, vai ser possível encontrar muitas pessoas fora da sua bolha que estão procurando pelo seu serviço e produto e você pode ser a solução.
Mas só comece quando tiver certeza que os processos anteriores já foram feitos para converter com mais facilidade e não jogar dinheiro do anúncio fora.
Depois que começar a anunciar, comece a analisar os números e mensurar todas as etapas dos seus principais funis e faça otimizações constantes.
Se você quer vender mais, saiba que precisa vender com o preço certo, caso contrário poderá perder dinheiro.
Portanto, domine as técnicas que aumentam seu preço médio: ancoragem; comparação; combo; crossell; upsell.
Outra dica é ter uma excelente planilha para validar a sua precificação e saiba muito bem quais produtos / serviços te trazem melhor margem de lucro.
Para isso, tenha, realmente, um excelente produto e serviço. Com isso, você já vai ter muitos fãs.
Então, comece a monitorar constantemente a satisfação dos seus clientes em relação ao seu negócio e crie programas de indicação para os clientes mais satisfeitos.
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