4blue-Logo white

Margem de Contribuição: o que é e como calcular!

 

A Margem de Contribuição é um dos indicadores mais importantes para o seu negócio e nesse post você vai aprender o que é, pra que serve, como calcular e ainda vai ter acesso a uma ferramenta gratuita para te ajudar. Então vem com a gente!

Talvez você nunca tenha ouvido falar, ou se já ouviu, talvez não saiba exatamente o que significa.

Mas, basicamente, a Margem de contribuição é o quanto cada produto ou serviço que você vende vai, de fato, contribuir para pagar as despesas fixas da sua empresa.

Ou seja, esse indicador é extremamente importante porque ele mostra se você está realmente conseguindo ter uma boa margem de lucro, se o seu preço está correto e se está conseguindo pagar as contas e ainda sobrar dinheiro.

Ainda não ficou claro? Calma, porque que nesse artigo você vai aprender tudo sobre Margem de Contribuição!

O que é Margem de Contribuição?

Margem de Contribuição é o indicador financeiro que diz o quanto cada venda contribui para pagar os gastos fixos e ainda gerar lucro, mas vamos de exemplo prático para facilitar:

Se você vende, por exemplo, uma caneta por R$5,00 –  esse valor não é o seu lucro, porque existem vários custos embutidos que formam esse preço, e logo de cara você precisa tirar os custos variáveis, que são:

  • Custo do fornecedor (quanto você pagou na caneta para revender);
  • Impostos;
  • Taxa de maquininha de cartão;
  • Comissão de venda;
  • Embalagem
  • Taxa de entrega (dependendo do produto que você vende).

Depois que você descontar todos esses custos, o que sobra é exatamente a Margem de Contribuição. Em outras palavras, se sobrou R$2,30, esse é o valor que vai contribuir para você para pagar seus gastos fixos (aluguel, contas de água, luz, internet, salários e pró-labore) e ainda sobrar o lucro, de fato!

Portanto, Margem de Contribuição é o preço de venda menos os custos variáveis!

“mas como eu vou pagar todas essas contas vendendo uma única caneta?”

Calma que vamos chegar lá e te ensinar como calcular isso. O importante aqui é que você entenda o que é a Margem de Contribuição e a importância dela no seu negócio!

Se a margem que sobra após uma venda for alta, vai sobrar mais lucro. Se a margem estiver bem apertada, talvez você nem tenha lucro e aí precisa rever como melhorar isso!

Este indicador tem impacto direto na lucratividade da sua empresa.

Por que esse indicador é tão importante?

Lembra que dissemos que com o valor que sobrou da venda da caneta era necessário pagar todos os custos fixos e ainda ter lucro?

Então, não é com a venda de uma única caneta, obviamente, mas com todas as suas vendas no mês. Assim, você vai somar a margem de cada produto e com esse valor você precisa sair no positivo!

E a partir da sua Margem de Contribuição, existem duas análises importantes que você precisa fazer dentro do seu negócio.

1 – Análise do Ponto de Equilíbrio – o Ponto de Equilíbrio é o mínimo que você precisa faturar para não ter prejuízo, e para encontrar esse número você vai somar todos os seus Gastos Fixos e multiplicar pelo percentual da sua Margem de Contribuição!( Vamos te ensinar como fazer esse cálculo logo abaixo!)

2 – Margem de Contribuição teórica X Margem de Contribuição real – a teórica é aquilo que você tem calculado na planilha (todos os custos variáveis citados acima), mas acontece que no dia a dia existem variações que podem acontecer e isso vai impactar a sua Margem, portante é muito importante acompanhar com frequência esses dados para saber se não está perdendo dinheiro de alguma forma.

Como calcular a Margem de Contribuição!

Para você calcular a sua Margem de Contribuição é muito simples, por isso não se preocupe. Mas você terá que fazer isso com cada produto, então pode ser um pouco trabalhoso. Mas é aquele trabalho que vai render dinheiro no bolso futuramente. Então é bom de fazer!

Pegue o valor daquela mesma caneta (R$5,00), e tire todos os custos variáveis (de novo: fornecedores, taxas, impostos, comissão, embalagem e etc)

Após tirar todos esses custos sobrou R$2,30, que representa 46% do valor total do produto. Essa porcentagem vai ser muito importante para você calcular o seu Ponto de Equilíbrio e é com esse valor que você vai ter que pagar todos os seus gastos fixos e ainda ter lucro.

Com isso, fica bem claro que os R$5,00 está bem longe de ser R$5,00 de lucro, não é mesmo?

E lembre-se: quanto maior for essa porcentagem, melhor para sua empresa!

Agora pegue esse número e faça o cálculo do seu Ponto de Equilíbrio usando a nossa planilha.

(imagem)

Importância da Margem de Contribuição nas suas vendas!

Quando você fizer esse cálculo para todos os seus produtos, vai perceber que o resultado não é o mesmo. Logo, alguns possuem uma margem melhor e outros uma margem pior!

Portanto, rapidamente você vai entender que alguns produtos te dão mais lucro e outros, menos!  E isso vai mostrar em quais você deve focar as suas vendas, quais você pode fazer promoções e quais você precisa rever o preço porque está dando prejuízo ou quase nada de lucro.

E nessa hora existe um ponto de atenção, porque no seu negócio você pode dividir os seus produtos em 4 categorias de acordo com o lucro que você ganha com cada um.

São elas: verde, amarela, laranja e vermelha. Descubra aqui como dividir e o que fazer se os produtos estão no laranja ou vermelho.

O importante é que você consiga elevar a sua Margem de Contribuição para vender melhor, pois nem sempre vender mais é a solução se você não está tendo lucro com as vendas.

A seguir, vamos te mostrar 6 erros que podem estar prejudicando a sua margem.

6 erros que acabam com sua Margem de Contribuição

Existem alguns fatores que vão afetar diretamente a sua Margem e você precisa monitorar para não perder a lucratividade da sua empresa. São eles:

  1. Preço errado;
  2. Custo de fornecedor muito alto; 
  3. Taxas muito altas (comissão de vendas, taxa de cartão, taxa de delivery);
  4. Muito desperdício, quebras e furtos dos seus produtos ou erro no cálculo de horas se você for prestador de serviço;
  5. Excesso de estoque;
  6. Vender mais os produtos com margem ruim do que os produtos com margem boa.

Assim, é muito importante que você tenha atenção para não cometer essas falhas.

Definitivamente, a Margem de Contribuição manda no jogo e é determinante para o sucesso financeiro da sua empresa. Por isso, é preciso acompanhar mensalmente e ela precisa aparecer no seu Fluxo de Caixa e no seu controle financeiro.

Portanto, comece a dar mais importância para esse indicador que, com certeza, vai sobrar muito mais dinheiro na sua empresa.

 

 

 

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *