Muitas vezes nos debatemos com alguns momentos que sentimos que o mundo está desmoronando sobre nossas cabeças!
Todas as atividades no trabalho se acumularam e a lista de tarefas está desorganizada e interminável! E agora, existe como não ficar maluco?!
Após participar de uma esclarecedora palestra sobre Produtividade, ministrada pelo nosso colega Daniel Bastreghi, resolvi escrever um pouco sobre o tema, abordando assuntos falados por ele e experiências pessoais.
E para iniciar, nada mais correto do que falar o motivo das pessoas serem improdutivas!
O Daniel comentou assertivamente que nossa mente é bagunçada, que os seres humanos são desenvolvidos para perder o foco e que somos estressados, principalmente por sermos ansiosos, e que a ansiedade é a falta de previsibilidade e controle!
Resumindo, o ser humano não foi criado para ser produtivo! Sendo assim, vejam dois passos que podem os auxiliar na busca da produtividade:
1. Organização
Em uma das discussões entre os participantes do curso foi encontrada uma verdade absoluta – todas as pessoas são peculiares e, portanto, todas têm maneiras diferentes de serem produtivas e que cada pessoa deve encontrar o seu jeito de “funcionar”.
Entretanto, outra conclusão foi que a chave para a produtividade é a organização!
Quem organiza seu tempo, independente de qualquer ferramenta, percebe uma enorme melhora no foco para realizar as atividades e o sentimento de dever cumprido no final do dia!
Então, se você não tem nenhuma prática de organização, comece a praticar simples atos que o auxiliam na sua produtividade. Alguns exemplos:
Todo dia de manhã ou no final do expediente faça uma lista de tarefas que precisam ser realizadas hoje ou amanhã.
Defina também quanto tempo que levará para completar cada atividade, assim você descobrirá no final da sua organização diária, qual é o seu tempo disponível para executar ações não tão importantes
Se você tiver interrupções ou atividades extras para realizar, defina de imediato quando irá fazê-las (o dia e o horário), coloque na sua agenda virtual, física, post its, enfim, qualquer lugar onde saiba que verá depois.
Deste modo, você não ficará pensando nessa tarefa e não para de fazer o que está fazendo, perdendo a produtividade e o foco
2. Encontre seu “modo operante”
Conforme citei antes, cada um tem um jeito de pensar, agir e organizar! Visto isso, você é quem decide como fará para gerir seu tempo.
Informação é que não falta, procure livros, artigos, conceitos e outros artifícios para auxiliar!
Um dos conceitos apresentados pelo Daniel foi o método Getting Things Done (GTD), a arte de fazer acontecer! Esse método se baseia na organização pessoal e no gerenciamento de tarefas, utilizando um mapa que começa na coleta, organização e vai até a realização das tarefas!
Sendo um amplo estudo, o GTD é difícil de ser explicado em poucas palavras, então se você não tem conhecimento, vale a pena dar uma procurada!
É interessante também procurar ferramentas e softwares que podem complementar toda a sua organização!
O Daniel recomendou o Doit.im para gerenciador de tarefas e além disso, para trabalho em equipe em projetos: o FengOffice.
Já eu utilizo o Googgle Agenda para compromissos, o Toggl.com para contabilizar o tempo de todas as minhas atividades e projetos e por último, o Asana.com para gerenciar as minhas tarefas pessoais e no trabalho.
Outra dica é a utilização do aplicativo Habit Streak para Android, que é útil para criar ou destruir hábitos.
Fazendo uma explicação rápida: você cria uma meta (“Fazer exercícios físicos”) e uma pergunta (“você fez 30 minutos de exercícios?”).
E o aplicativo fará essa pergunta para você todos os dias e você terá de responder, assim, ele mostrará um gráfico de progresso. A ideia é que após algumas semanas, você tenha incorporado o hábito.
Lembrando que estas são algumas ferramentas e/ou plataformas que funcionam do nosso jeito e que de alguma forma podem te ajudar na sua rotina, mas não se limite a isso! Encontre o seu modo operante!
Essas foram algumas dicas que podem te trazer inúmeros benefícios a respeito à produtividade, dentre eles se encontram a sensação de estar no controle da sua vida e maior foco nas tarefas do cotidiano! Além disso, a visão holística e estratégica para tomar as melhores decisões relacionadas ao seu tempo!
Use o tempo ao seu favor!
Ubiratan B. Assumpção Junior