_
Por que será que você chega no final do dia de trabalho e está exausto? Pode parecer besteira, mas a técnica dos 5 porquês vai te ajudar a resolver isso!
Afinal, essa sensação de esgotamento mental ou emocional não é à toa.
“Excesso de carga de trabalho”, você deve pensar.
Mas será isso?
Confesso que já passei por essa situação e ainda passo... e sendo honesto comigo mesmo, percebo que, mais do que a carga de trabalho, “apagar incêndio” o dia todo é o que mais esgota… E por quê?
Porque o esgotamento vem da sensação de estar patinando, sem sair do lugar.
Se identificou com a questão?
Então, preste muita atenção agora:
Existe uma técnica na Gestão da Qualidade, chamada de “5 Porquês”, que te levará a refletir sobre o porquê de algo, toda vez que surgir um problema.
Existe uma história que ilustra bem essa Teoria.
Encontraram no chão de uma fábrica uma gota de óleo.
Ao questionar o porquê daquele vazamento, descobre-se que ele ocorreu devido ao rompimento de uma determinada borracha de vedação de um equipamento.
E por que que essa borracha rompeu? Porque foi comprado uma borracha de vedação de má qualidade.
Mas por que compraram a borracha de má qualidade? Porque o departamento financeiro adotou uma política mais agressiva de corte de custos, pensando somente na economia de curto prazo, sem levar em consideração a qualidade ou economia de longo prazo.
E por que o departamento financeiro adotou essa nova política? Porque a política de remuneração variável de quem trabalha no departamento financeiro mudou, agora eles ganham mais com o lucro no curto prazo.
E por ai vai...
Veja que essa sequência de perguntas nos leva a descobrir a Causa Raiz do problema, em uma relação clara de causa e consequência, como uma política de remuneração mal implantada que resultou em um problema de equipamentos.
Se você passa o dia apagando incêndios na sua empresa, deve ser porque ainda não identificou com eficiência seu Problema Raiz.
Identifique o problema raiz e solucione rapidamente, eliminando a “doença” e não os “sintomas”.