Isso é sério, as pessoas vão abrindo empresa como se estivessem comprando roupa. Pega um dinheiro guardado e abre algo “que vai dar muito dinheiro”. Mas antes de tudo isso, tem algumas perguntas que você precisa responder.
Se fosse fácil abrir, por que tanta empresa fecha? As pessoas só conseguem ver o que entra, mas não consegue ter claro o que sai da empresa.
De fato, um restaurante movimenta bastante dinheiro. Mas e o que sai pelo ralo? Vamos para um exemplo rápido.
Um restaurante serve 200 almoços por dia com um ticket médio de 13,00 (um restaurante médio popular). Dessa forma entra R$2.600,00 por dia, que em 22 dias úteis são R$57.200,00.
Ta, não é muito para uma empresa, mas já é um belo exemplo. E o que sai desse valor?
Metade disso (no mínimo) já seria para comprar a comida, mesmo que o prato de uma pessoa não custe metade, o restaurante tem que fazer mais do que o prato da pessoa, pois ele tem várias opções e isso é esquecido pelos empresários.
Então por dia já não sobra 2.600,00 e sim 1.300,00. E os funcionários?
Considerando 5 funcionários recebendo em média 1.100 + encargos daria mais de 7mil reais por mês, o que daria 330 por dia.
Aqueles 1.300,00 já são 1.000,00. Eu poderia continuar descrevendo todas as outras despesas, mas veja que apenas duas já reduziram em 60% “todo aquele dinheiro” e ainda tem aluguel, pró-labore, luz, segurança, água, gás, manutenção e isso apenas para lembrar das contas principais.
Sim, provavelmente esse exemplo de restaurante estaria no vermelho.
Agora, o que você precisa se perguntar para abrir uma empresa?
1 – Qual é o mínimo que sua empresa precisa faturar para não ter lucro e nem prejuízo?
Esse é o que conhecemos e chamamos de Ponto de Equilíbrio. Mas para responder essa pergunta você precisa de muitas outras informações.
Para saber mais sobre Ponto de Equilíbrio, clique aqui.
2 – Qual é sua estrutura COMPLETA de despesas?
E não é apenas o que fiz acima, de pegar as contas principais, mas sim todas as contas! E jogar em uma planilha, talvez nessa pergunta você já desista deste negócio.
3 – Qual é o preço que eu devo cobrar?
E não é pegar o que o concorrente cobra, afinal, provavelmente ele não fez da forma certa. Você vai copiar alguém que fez errado? Confira mais sobre Precificação neste e-book gratuito aqui.
4 – Você conhece TODO o seu investimento inicial necessário?
Estamos falando de tudo mesmo. Comprar equipamentos, matéria-prima, custo de funcionários, Gastos Fixos e etc? Lembre-se que você precisa de um dinheiro guardado até sua empresa ser saudável financeiramente.
5 – Você gosta do ramo desta empresa? Você se vê fazendo isso para o resto de sua vida?
Saindo um pouco do financeiro e resumindo: você tem TESÃO por este negócio? Ou está apenas fazendo na loucura?
6 – Sua empresa tem um foco claro de clientes?
Ou vai atirar para tudo quanto é lado? Pense que até um tráfico de drogas tem seu cliente muito bem definido
7 – Sua empresa tem uma proposta de valor clara?
Lembre-se que cliente não compra produto ou serviço, ele compra benefício. Qual é o benefício do seu produto/serviço?
Seu cliente consegue perceber isso?
8 – Sua empresa faz algo que as outras não fazem?
E nem vem com essa de bom atendimento, pois essa TODOS falam que tem (e você deve notar que não é bem assim). O que a sua empresa faz de diferente? Mesmo que seja uma coisa mínima!
9 – Sua empresa tem potencial de crescer em escala?
Isso é bem importante também. Imagine que você está na capacidade máxima de produção da sua empresa. Ela vai estar faturando o que você gostaria? E você, como empresário, vai estar recebendo o que quer?
10 – Você sabe que suas finanças não são as finanças da empresa?
Pergunta básica, mas primordial. O caixa da empresa não é caixa eletrônico. Por isso, em hipótese alguma misture as finanças pessoais com as finanças da empresa.
11 – Você tem uma estratégia bem definida?
Ou você vai ganhar uma guerra sem estratégia? Todas as guerras vencidas foram vencidas ANTES da batalha! E acredite, ter uma empresa é entrar para uma guerra.
12 – Você ganharia mais dinheiro sendo funcionário ou tendo esta empresa?
Claro que sabemos que no começo o empresário ganha pouco, mas isso vai durar quanto tempo? Quando vai valer a pena para você empreender?
13 – Por fim, qual será o lucro previsto para este negócio?
Sim, parece bobo, mas POUCOS sabem o lucro previsto do negócio. Isso porque não responderam essas perguntas anteriormente. Você aceitaria trabalhar em uma empresa sem saber o salário que iria receber? Então porque aceitar ter uma empresa sem saber o quanto ela vai receber?