13 perguntas que se você não souber responder, nem abra uma empresa!

Sumário
Compartilhe
24 de março de 2014

_

site-perguntas-respostas

Isso é sério, as pessoas vão abrindo empresa como se estivessem comprando roupa. Pega um dinheiro guardado e abre algo "que da muito dinheiro".

Quantas vezes já ouvi, "nossa, vou abrir um restaurante porque da muito dinheiro" ou "loja se sapato? Meu, muita grana, olha quanto custa e mulher sempre compra" e por aí a fora.

Mas pare e pense! Se fosse fácil abrir, por que tanta empresa fecha? As pessoas só conseguem ver o que entra, mas não consegue ter claro o que sai da empresa. De fato um restaurante movimenta bastante dinheiro. Mas e o que sai pelo ralo? Vamos para um exemplo rápido.

Um restaurante serve 200 almoços por dia com um ticket médio de 13,00 (um restaurante médio popular), dessa forma entra R$2.600,00 por dia, em 22 dias úteis R$57.200,00. Ta, não é muito para uma empresa, mas já é um belo exemplo. E o que sai?

Metade disso (no mínimo) já seria para comprar a comida, mesmo que o prato de uma pessoa não custe metade, o restaurante tem que fazer mais do que o prato da pessoa, pois ele tem várias opções e isso é esquecido pelos empresários.

Então por dia já não sobra 2.600,00 e sim 1.300,00, e os funcionários? Considerando 5 funcionários recebendo em média 1.100 + encargos daria mais de 7mil reais por mês, o que daria 330 por dia.

Aqueles 1.300,00 já são 1.000,00. Eu poderia continuar descrevendo todas as outras despesas, mas veja que apenas duas já reduziram em 60% "todo aquele dinheiro" e ainda tem Aluguel, Pró-labore, Luz, Segurança, Água, Gás, Manutenção e isso apenas para lembrar das contas principais.

Sim, provavelmente esse exemplo de restaurante estaria no vermelho.

Agora, o que eu tenho que me perguntar e, principalmente, ter a resposta para abrir uma empresa?

1 - Qual é o mínimo que sua empresa precisa faturar para não ter lucro e nem prejuízo?

Esse é o que conhecemos e chamamos de Ponto de Equilíbrio. Mas para responder essa pergunta você precisa de muitas outras informações. Então confira as outras perguntas. Quer saber mais sobre Ponto de Equilíbrio? Clique aqui.

2 - Qual é sua estrutura COMPLETA de despesas?

 E não é apenas o que fiz acima, de pegar as contas principais, mas sim TODAS AS CONTAS! E jogar em uma planilha, talvez nessa pergunta você já desista deste negócio.

3 - Qual é o preço que eu devo cobrar?

E não é pegar o que o concorrente cobra, afinal, provavelmente ele não fez da forma certa. Você vai copiar alguém que fez errado? Confira mais sobre Precificação neste e-book gratuito aqui.

4 - Você conhece TODO o seu investimento inicial necessário?

Desde para comprar equipamentos, matéria prima, pagar funcionários e etc? Absolutamente tudo? Lembre-se que você precisa de um dinheiro até sua empresa ser saudável financeiramente.

5 - Você gosta do ramo desta empresa? Você se vê fazendo isso para o resto de sua vida?

Saindo um pouco do financeiro, resumindo, você tem TESÃO por este negócio? Ou está apenas fazendo na louca?

6 - Sua empresa tem um foco claro de clientes?

Ou vai atirar para tudo quanto é lado? Pense, até um tráfico de drogas tem seu cliente muito bem definido

7 - Sua empresa tem uma proposta de valor clara?

Lembre-se que cliente não compra produto ou serviço, ele compra benefício. Qual é o benefício do seu produto/serviço? É claro? Seu cliente entende isso?

8 - Sua empresa faz algo que as outras não fazem?

E nem vem com essa de bom atendimento, pois essa TODOS falam que tem (e você deve notar que não é bem assim). O que a sua empresa faz de diferente? Mesmo que seja uma coisa mínima!

9 - Sua empresa tem potencial de crescer em escala?

Isso é bem importante também, imagine que você está na capacidade máxima de produção da sua empresa. Ela vai estar faturando o que você gostaria? E você, como empresário, vai estar recebendo o que quer?

10 - Você sabe que suas finanças não são as finanças da empresa?

Pergunta básica, mas primordial. O caixa da empresa não é caixa eletrônico. NÃO MISTURE, NÃO MISTURE, NÃO MISTURE, NÃO MISTURE,......

11 - Você tem uma estratégia bem definida?

Ou você vai ganhar uma guerra sem estratégia? Você se acha o Superman? Todas as guerras vencidas foram vencidas ANTES da batalha! E acredite, ter uma empresa é entrar para uma guerra.

12 - Você ganharia mais dinheiro sendo funcionário ou tendo esta empresa?

Claro que sabemos que no começo o empresário ganha pouco, mas isso vai durar quanto tempo? Quando vai valer a pena para você como pessoa?

13 - Por fim, qual será o lucro previsto para este negócio?

Sim, parece bobo, mas POUCOS sabem o lucro previsto do negócio, isso porque não responderam essas perguntas anteriormente. Você aceitaria trabalhar em uma empresa sem saber o salário que iria receber? Então porque aceitar ter uma empresa sem saber o quanto ela vai receber?

Em nosso Guia Definitivo sobre Fluxo de Caixa, você conseguirá visualizar mais claramente os números da sua empresa

Agora volte a primeira e re-pergunte: Qual é o Ponto de Equilíbrio desta empresa e é possível eu atingir este ponto?

Quer ver mais sobre Finanças? Faça parte do Aprendiz Financeiro. São 3 vídeo aulas gratuitas para ajudar a fazer sua empresa crescer. Clique aqui e faça parte e tenha conteúdos exclusivos!

Gostou? Compartilhe esse aprendizado com outras pessoas. Elas podem gostar também. Clique no botão abaixo.

Imagem1

Escrito por Aleksander Avalca: uma pessoa que adora empreendedorismo, comer comida japonesa e se divertir em ócios criativos!

2013-11-22 20.24.40

Tags: 
Compartilhe: 
Escrito por
4blue
Posts relacionados:

Seu email vale ouro!

Coloque seu e-mail aqui pra aprender de graça a lucrar como louco!
Vamos nos conectar?
Newsletter
Deixe seu e-mail aqui e comece a receber dicas e novidades exclusivas!
© 2022 4blue | Desenvolvido por Fresh Lab Agência de Marketing Digital
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram