4 informações financeiras que todo empresário deve conhecer

Sumário
Compartilhe
17 de junho de 2013

_

Conhecimento5

Talvez você não seja o maior fã de finanças, mas algumas coisas são indispensáveis a qualquer empresário que se preze. Esperamos que esta breve leitura não lhe deixe em desespero!

1 - Qual o mínimo que sua empresa deve faturar para não ter prejuízo

Sua empresa tem uma série de custos fixos, aqueles em que faça chuva ou faça sol você irá ter de pagar. Assim, você precisa saber qual o Ponto de Equilíbrio do seu negócio, ou seja, o mínimo de faturamento que você precisa para não ter prejuízo – mas também não ter lucro.

E não pense que este valor é igual às suas despesas fixas. Exemplo: tenho 20 mil de contas fixas (entre salários, luz, telefone, contador, etc.). Seu ponto de equilíbrio não é 20 mil!

Entenda o porquê aqui.

2 – Qual o mínimo que você tem que faturar para pagar um novo funcionário

Esta informação pode lhe assustar!

Esta informação pode lhe assustar!

É a mesma lógica que a questão anterior. Ao contratar um novo funcionário, qual o mínimo que sua empresa precisa faturar apenas para pagar o salário do sujeito?

Primeiro você deve se atentar que o salário do funcionário não é o custo total dele. Há VTs e VRs para pagar, adicional de férias, décimo terceiro e, ainda, FGTS e INSS (alíquotas dependem do regime tributário) sobre tudo isso.

Assim, você precisa saber, por exemplo, se um funcionário tem um custo total de R$ 2.000 por mês, qual o mínimo que sua empresa terá de faturar a mais apenas para pagar o salário dele?

3 – Para onde vai o seu dinheiro

Você recebe infinitos dinheiros todo mês, mas parece que há um buraco negro em sua conta corrente que consome todo aquele dinheiro. Mas exatamente pra onde foi toda essa grana?

Você precisa saber detalhadamente para onde foi cada centavo que entrou na sua empresa. Afinal, como você vai conseguir cortar custos se você não sabe quais os custos mais representativos?

lupa24 – Qual o seu lucro

Meu caro (ou minha cara), se você não souber exatamente o lucro (ou prejuízo) da sua empresa, o que você sabe?

O lucro nada mais é que a diferença entre todas as entradas e todas as saídas. E quando dizemos exatamente, é exatamente mesmo. Não existe “meu lucro foi cerca de 2 mil reais”. Existe “meu lucro foi de R$ 2.132,23 neste mês”.

E mais que saber o lucro ou prejuízo, você deve saber o por quê deste lucro ou prejuízo, ou seja, as causas de uma determinada perda ou de um ganho.

E é óbvio que para saber esta informação você tem que ter pleno controle de cada centavo que entra ou sai da empresa.

E aí? Quais destas informações você sabe ou têm condições de calcular? Se não souber as quatro, sua gestão financeira está muito aquém do desejado!

--

A 4blue é especializada em finanças para pequenas empresas. Se você precisa de uma forcinha podemos lhe ajudar com nossas consultorias financeiras ou com nossos cursos de gestão financeira.

Entre em contato conosco! [email protected] 

Por Renan Kaminski

Compartilhe: 
Escrito por
4blue
Posts relacionados:

Seu email vale ouro!

Coloque seu e-mail aqui pra aprender de graça a lucrar como louco!
Vamos nos conectar?
Newsletter
Deixe seu e-mail aqui e comece a receber dicas e novidades exclusivas!
© 2022 4blue | Desenvolvido por Fresh Lab Agência de Marketing Digital
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram