Abrir um negócio próprio pode acontecer por alguns motivos. Entre eles, os principais estão o sonho de empreender e alcançar grandes objetivos de vida e o outro é simplesmente pela necessidade.
Independentemente de qual seja o seu caso, abrir um negócio próprio requer alguns pontos de atenção para que sua empresa não comece com prazo de validade.
Ou seja, esteja todo errado desde o início e pronto pra falir no primeiro obstáculo, causando frustrações muito grandes para sua vida profissional e dificultando novas iniciativas futuras.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que você deve priorizar na hora de abrir um negócio próprio. E não, não basta ter um CNPJ e dizer que você é um(a) empreendedor(a).
É preciso muito mais do que isso. Vem com a gente nesse artigo para conhecer as 5 dicas para abrir uma empresa do zero.
O medo de começar um negócio próprio
Muitos empreendedores quando estão começando pensam que é difícil crescer porque já existem muitos concorrentes bem posicionados no mercado. E isso não deixa de ser verdade.
Mas sempre foi assim.
Pense bem, todo mundo precisou enfrentar essa concorrência quando começou.
Quase ninguém criou sua própria demanda. E se criou, teve que competir com “tecnologias” que dominavam o mercado em sua época para implementar o novo.
Um rápido exemplo é o da geladeira elétrica. Antigamente, até meados do século XIX os trabalhadores coletavam o gelo da própria geleira para vender. Depois, alguém começou a fabricação de gelo e entregava nas casas.
Por último, a geladeira elétrica foi inventada. Agora reflita: você acha que quando inventaram a geladeira elétrica, todo mundo comprou?
Obviamente que era muito caro, mas o mercado era acostumado com a entrega à domicílio dos entregadores de gelo, mas isso foi mudando com o tempo.
Se o Florence Parpart, o cara que inventou a geladeira elétrica em 1914, tivesse medo da concorrência e por isso deixasse seu plano de lado, o que teria acontecido?
Então, tenha em mente que todo mundo começa do zero e precisa concorrer com quem já está dominando o mercado.
Mas para te ajudar a abrir seu próprio negócio de forma mais preparada, veja as 5 dicas abaixo!
As 5 dicas para iniciar um negócio próprio
Como a 4blue também começou do zero, concorrendo com grandes players do mercado de consultoria, nós vivenciamos na pele o que é ser minúsculo perto dos grandes.
Mas aprendemos muito nessa jornada e, por isso separamos 5 dicas que você deve fazer para iniciar hoje!
1 – Defina um nicho muito específico
Quando estamos começando, temos a falsa ideia de que quanto mais público tiver, melhor.
Mas a realidade é que quanto mais você definir o seu nicho, mais irá se especializar e poderá se tornar referência para aquele público.
E tenha certeza que é melhor ser referência para poucos, do que apenas mais um para a maioria.
Portanto, defina seu público-alvo, conheça extremamente bem o perfil do seu cliente e foque nele, sem tentar agradar a todos ou vender de tudo.
2 – Gestão financeira desde o dia ZERO
Nisso nós nunca falhamos aqui na 4blue, mas é muito comum conversar com empreendedores que pensam: “deixa pra lá, só vou fazer uma boa gestão depois que minha empresa crescer.”
Nessa afirmação existem dois erros. O primeiro deles é que é impossível sua empresa crescer sem uma boa gestão financeira.
Já o segundo é que não existe outro caminho, não cometa o primeiro erro, rs!
A gestão financeira é extremamente importante para que o seu negócio prospere, cresça e renda muitos lucros. Se você não conseguir fazer a gestão agora, de uma pequenas empresa, imagina só quando ela crescer?
Sem falar que vai dar um trabalhão organizar toda a bagunça.
Dá pra organizar? Dá! Mas pra que ter esse trabalho se você pode começar decolando desde agora?
Muitos e muitos clientes chegam até nós se queixando que deveriam ter dado atenção ao financeiro desde o início e a maioria deles já possuem empresas há mais de dez anos.
O resultado é que só agora começaram a crescer de verdade.
3 – Fidelizar o cliente é a regra principal
Você sabia que é muito mais caro conseguir novos clientes do que vender para as pessoas que já compram de você?
Por isso, não tenha como prioridade conseguir novos clientes o tempo todo.
Você precisa que seus clientes comprem mais da sua empresa, mas pra fazer isso é preciso encantá-los e saber o que oferecer. Isso sim vai fazer sua empresa crescer.
Além disso, se você tem um cliente fidelizado, ele vai divulgar e indicar seu negócio para outras pessoas. E você sabe bem que quando um amigo indica algo, você vai experimentar.
Esse sim é o marketing mais barato e eficiente que existe.
Claro que você deve sempre buscar novos clientes, fazer marketing e seus produtos e serviços nas redes sociais, mas garanta que você esteja encantando todas as pessoas que cheguem até você!
Clique para mais dicas de como fidelizar seus clientes.
4 – Busque inovação sempre!
Por mais que você acredite que não existe como inovar no seu ramo, esteja sempre antenado(a) e com curiosidade para transformar.
Veja a 4blue! Nós éramos uma consultoria tradicional, mas encontramos uma oportunidade de acompanhar o mercado digital e só assim conseguimos chegar onde estamos hoje. Foi uma simples virada de chave, mas com muita estratégia por trás!
Veja o exemplo da geladeira utilizado acima. Você acha que as empresas que “mineravam” gelo pra vender sobreviveram por muito tempo? Acha que quem entregava gelo à domicílio ficou muito tempo como forte concorrente das geladeiras?
Pois então! Mesmo que seu negócio esteja indo bem, não deixe de acompanhar as novas tecnologias e implementar o que achar necessário para não ficar para trás!
5 – Invista em bons cursos e mentorias
Pegando o gancho do tópico anterior, a 4blue só começou a crescer de verdade quando decidimos investir em bons cursos e mentorias. Por mais que tínhamos a ideia de fazer diferente, como faríamos isso?
Quando você está em algum evento, fora todo o conhecimento que vai adquirir, também é possível ter contato e conversar com muitos outros empreendedores que estão na mesma situação que você.
E essa vivência te dá novas ideias e abre muitas portas. Por isso, não ache que você sabe tudo e que não precisa de ninguém para te ajudar.
Conviver com outros empreendedores e trocar experiências é fundamental. Portanto, cursos e mentorias não são gastos, e sim investimentos.
E aí, curtiu essas dicas para começar um negócio próprio?
Se você quiser se aprofundar mais e aprender como desenvolver outras áreas específicas da sua empresa, conheça a 4talents.
Essa é uma plataforma onde você vai encontrar diversos cursos para desenvolver todas as áreas estratégicas da sua empresa.
O conhecimento é entregue pelos especialistas da 4blue de forma simples, prática e que realmente funciona para a realidade das pequenas e médias empresas.
Já são mais de 20 cursos disponíveis e todo mês lançamos um conteúdo novo. E o melhor é que você ainda pode treinar a sua equipe com nossos materiais.
Assine a 4talents e garanta uma evolução ampla e coletiva dentro da sua empresa. Aprenda a crescer com inteligência e alcance o futuro que sempre sonhou!