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Abrir um negócio próprio pode acontecer por alguns motivos. Entre eles, os principais estão o sonho de empreender e alcançar grandes objetivos de vida e o outro é simplesmente pela necessidade.
Independentemente de qual seja o seu caso, abrir um negócio próprio requer alguns pontos de atenção para que sua empresa não comece com prazo de validade.
Ou seja, esteja todo errado desde o início e pronto pra falir no primeiro obstáculo, causando frustrações muito grandes para sua vida profissional e dificultando novas iniciativas futuras.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que você deve priorizar na hora de abrir um negócio próprio. E não, não basta ter um CNPJ e dizer que você é um(a) empreendedor(a).
É preciso muito mais do que isso. Vem com a gente nesse artigo para conhecer as 5 dicas para abrir uma empresa do zero.
Muitos empreendedores quando estão começando pensam que é difícil crescer porque já existem muitos concorrentes bem posicionados no mercado. E isso não deixa de ser verdade.
Mas sempre foi assim.
Pense bem, todo mundo precisou enfrentar essa concorrência quando começou.
Quase ninguém criou sua própria demanda. E se criou, teve que competir com "tecnologias" que dominavam o mercado em sua época para implementar o novo.
Um rápido exemplo é o da geladeira elétrica. Antigamente, até meados do século XIX os trabalhadores coletavam o gelo da própria geleira para vender. Depois, alguém começou a fabricação de gelo e entregava nas casas.
Por último, a geladeira elétrica foi inventada. Agora reflita: você acha que quando inventaram a geladeira elétrica, todo mundo comprou?
Obviamente que era muito caro, mas o mercado era acostumado com a entrega à domicílio dos entregadores de gelo, mas isso foi mudando com o tempo.
Se o Florence Parpart, o cara que inventou a geladeira elétrica em 1914, tivesse medo da concorrência e por isso deixasse seu plano de lado, o que teria acontecido?
Então, tenha em mente que todo mundo começa do zero e precisa concorrer com quem já está dominando o mercado.
Mas para te ajudar a abrir seu próprio negócio de forma mais preparada, veja as 5 dicas abaixo!
Como a 4blue também começou do zero, concorrendo com grandes players do mercado de consultoria, nós vivenciamos na pele o que é ser minúsculo perto dos grandes.
Mas aprendemos muito nessa jornada e, por isso separamos 5 dicas que você deve fazer para iniciar hoje!
Quando estamos começando, temos a falsa ideia de que quanto mais público tiver, melhor.
Mas a realidade é que quanto mais você definir o seu nicho, mais irá se especializar e poderá se tornar referência para aquele público.
E tenha certeza que é melhor ser referência para poucos, do que apenas mais um para a maioria.
Portanto, defina seu público-alvo, conheça extremamente bem o perfil do seu cliente e foque nele, sem tentar agradar a todos ou vender de tudo.
Nisso nós nunca falhamos aqui na 4blue, mas é muito comum conversar com empreendedores que pensam: "deixa pra lá, só vou fazer uma boa gestão depois que minha empresa crescer."
Nessa afirmação existem dois erros. O primeiro deles é que é impossível sua empresa crescer sem uma boa gestão financeira.
Já o segundo é que não existe outro caminho, não cometa o primeiro erro, rs!
A gestão financeira é extremamente importante para que o seu negócio prospere, cresça e renda muitos lucros. Se você não conseguir fazer a gestão agora, de uma pequenas empresa, imagina só quando ela crescer?
Sem falar que vai dar um trabalhão organizar toda a bagunça.
Dá pra organizar? Dá! Mas pra que ter esse trabalho se você pode começar decolando desde agora?
Muitos e muitos clientes chegam até nós se queixando que deveriam ter dado atenção ao financeiro desde o início e a maioria deles já possuem empresas há mais de dez anos.
O resultado é que só agora começaram a crescer de verdade.
Você sabia que é muito mais caro conseguir novos clientes do que vender para as pessoas que já compram de você?
Por isso, não tenha como prioridade conseguir novos clientes o tempo todo.
Você precisa que seus clientes comprem mais da sua empresa, mas pra fazer isso é preciso encantá-los e saber o que oferecer. Isso sim vai fazer sua empresa crescer.
Além disso, se você tem um cliente fidelizado, ele vai divulgar e indicar seu negócio para outras pessoas. E você sabe bem que quando um amigo indica algo, você vai experimentar.
Esse sim é o marketing mais barato e eficiente que existe.
Claro que você deve sempre buscar novos clientes, fazer marketing e seus produtos e serviços nas redes sociais, mas garanta que você esteja encantando todas as pessoas que cheguem até você!
Clique para mais dicas de como fidelizar seus clientes.
Por mais que você acredite que não existe como inovar no seu ramo, esteja sempre antenado(a) e com curiosidade para transformar.
Veja a 4blue! Nós éramos uma consultoria tradicional, mas encontramos uma oportunidade de acompanhar o mercado digital e só assim conseguimos chegar onde estamos hoje. Foi uma simples virada de chave, mas com muita estratégia por trás!
Veja o exemplo da geladeira utilizado acima. Você acha que as empresas que "mineravam" gelo pra vender sobreviveram por muito tempo? Acha que quem entregava gelo à domicílio ficou muito tempo como forte concorrente das geladeiras?
Pois então! Mesmo que seu negócio esteja indo bem, não deixe de acompanhar as novas tecnologias e implementar o que achar necessário para não ficar para trás!
Pegando o gancho do tópico anterior, a 4blue só começou a crescer de verdade quando decidimos investir em bons cursos e mentorias. Por mais que tínhamos a ideia de fazer diferente, como faríamos isso?
Quando você está em algum evento, fora todo o conhecimento que vai adquirir, também é possível ter contato e conversar com muitos outros empreendedores que estão na mesma situação que você.
E essa vivência te dá novas ideias e abre muitas portas. Por isso, não ache que você sabe tudo e que não precisa de ninguém para te ajudar.
Conviver com outros empreendedores e trocar experiências é fundamental. Portanto, cursos e mentorias não são gastos, e sim investimentos.
Se você quiser se aprofundar mais e aprender como desenvolver outras áreas específicas da sua empresa, conheça a Universidade 4blue.
Essa é uma plataforma onde você vai encontrar diversos cursos para desenvolver todas as áreas estratégicas da sua empresa.
O conhecimento é entregue pelos especialistas da 4blue de forma simples, prática e que realmente funciona para a realidade das pequenas e médias empresas.
Já são mais de 20 cursos disponíveis e todo mês lançamos um conteúdo novo. E o melhor é que você ainda pode treinar a sua equipe com nossos materiais.
Assine a Universidade 4blue de Gestão e garanta uma evolução ampla e coletiva dentro da sua empresa. Aprenda a crescer com inteligência e alcance o futuro que sempre sonhou!