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Você cobra o preço correto? Será mesmo?

No “Chutômetro”? Você tem certeza que está certo? Ou é apenas um feeling? Aqui já começamos a quebrar isso. Em finanças não existe feeling!

Agora imagine que você está na marca do pênalti, você tem a chance de fazer o gol do título e você pede para seu pior batedor e aquele que correu o jogo inteiro e está extremamente cansado para bater.

Qual a chance de dar certo? Não sabemos né? Mas com certeza foi uma decisão errada sua.

Fazer o preço pelo “chutômetro” é a mesma coisa. Você não faz a menor ideia se está certo ou não, mas com certeza é uma decisão errada.

Você pode se perguntar neste exato momento o seguinte! “Mas Aleks, quem dita o preço hoje é o mercado, então eu não preciso calcular o preço, meu concorrente cobra este valor e eu preciso cobrar o mesmo ou cobrir”

E eu te respondo, você está certo e errado ao mesmo tempo.

Certo! Se o produto ou serviço é o mesmo e tem a mesma qualidade, sim, é o mercado que determina o preço, se você está vendendo o computador X por 2mil e seu concorrente o mesmo computador por 1,5mil, você está perdendo para ele.

Errado! Apesar da parte certa é fundamental você saber o preço correto (ou interno como chamamos), justamente para saber se:

Neste exemplo acima, se você pode vender por 1.500 ou se vender por este valor terá prjuízo. Você pode ter comprado o produto por 700,00 e às vezes mesmo vendendo por 1.500 você tem prejuízo. Como isso?

Justamente por causa das suas despesas fixas. Este preço cobrado versus a quantidade que eu vendo, sobra dinheiro para pagar as despesas? Sim? Não? Você só sabe esta resposta calculando seu preço corretamente.

Qual é o desconto máximo que você pode dar para cada produto ou serviço?

Qual é o lucro exato que você tem para cada venda deste produto ou serviço?

No exemplo acima, seu lucro NÃO é de 800,00. Quais são as variáveis que impactam diretamente no meu preço? E como posso fazer para manter o mesmo preço e aumentar meu lucro?

Essas e outras coisas são descobertas justamente fazendo o calculo exato do preço. Afinal, se fosse somente colocar o preço do mercado, nenhuma empresa quebraria, certo? Mas as vezes é justamente isso que pode ser o grande vírus do negócio.

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Uma resposta

  1. Boa noite,
    Primeiro quero parabenizar o bom material. Segundo quero saber se terá outra palestra ou se tem grava? Pois vi que eu perdi esta que está no post.
    Eu tenho interesse pois normalmente abordam o assunto ligado à produto e no meu caso procuro entender como colocar preço em um serviço, pois atuo como designer gráfica.
    Caso tenha algum post relacionado aqui no site, por favor, me indique.

    Até,
    Nívia Bellos

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