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Três indicadores para analisar sempre

Sim, ontem você estava desejando “Feliz Ano Novo” e hoje o primeiro semestre já acabou. Ou, dependendo de quando você estiver lendo, até o ano já está acabando novamente.

Como estão os resultados do seu negócio? Dentro do esperado? Além? Aquém?

A análise de indicadores do negócio é algo que deve acontecer todo santo mês, mas em viradas de semestre e de ano, é importante dedicar um pouco mais de atenção para isso.

Portanto, segues três indicadores essenciais para se analisar no seu negócio

Margem de Contribuição

Se você já nos acompanha há algum tempo, já nos ouviu falar que a Margem de Contribuição da empresa é mais importante que o Faturamento!

Portanto, é extremamente importante analisar se a M.C. está “dentro dos conformes”.

Se você não sabe ou não tem certeza sobre o que é Margem de Contribuição, leia este artigo!

Lucro

Básico do básico. Se você não souber o lucro do seu negócio, você basicamente não sabe de nada.

Além de analisar o lucro total, é importante analisar a lucratividade, ou seja, de tudo o que você faturou, quantos % você lucrou? (basta dividir o valor do lucro pelo faturamento)

Número de clientes

Muito importante também é analisar se o número de clientes aumentou, diminuiu ou se manteve.

Para que seu negócio cresça, você sempre precisará de mais clientes.

Mas ao mesmo tempo, muitas vezes você consegue aumentar consideravelmente os lucros apenas aumentando os preços e mantendo a quantidade de clientes estável.

Dica de ouro!

Se for possível, faça uma análise de todos estes indicadores (e os outros que julgar importante) comparando o mesmo período do ano anterior.

Esta análise é ideal para você avaliar a real evolução (ou não) do seu negócio.

Alerta de fogo!

Se sua empresa não tem estes indicadores à mão, então temos um sério problema. É inaceitável uma empresa não saber facilmente qual foi sua Margem de Contribuição, Lucro e o número de clientes.

Caso você não tenha isso, realmente aconselho a você nos pedir ajuda!

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