Criei a Missão da empresa. E daí?

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12 de setembro de 2014

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castelo_da_disneyEntre professores, consultores, experts, chatos e entendidos de gestão sempre fala-se muito da criação da missão organizacional.

Uma grande partes das pequenas empresa não tem a Missão, mas uma boa parte já criou. Dentro do primeiro grupo que não tem, muitos não criaram porque simplesmente não veem sentido. No segundo grupo, que criou, muitos colocam no site ou quem sabe na parede, mas não sabe o que fazer com isso.

E aí vem a questão:

Para que WTF diabos serve a Missão da empresa?!!?!

Para contextualizar...

A Missão da empresa é uma frase que resume o propósito da empresa, ou seja, o grande por quê de ela existir.

Exemplo: a missão da KaminskiAvalca é “Fazer pequenas empresas se tornarem grandes!”. Este é o nosso grande objetivo. É por isso que trabalhamos.

Missão organizacional na prática

Okei, mas e daí?!

A missão não é apenas para ser uma frase a ser colocada no site ou na parede da empresa. A missão é algo que vai alinhar toda a equipe do porquê vocês estão trabalhando. E mais que isso, vai servir de argumento de venda para seus clientes também.

Ao meu ver, a missão tem três funções centrais:

  1. Alinhar toda a equipe do porque fazemos o que fazemos (este porquê pode parecer óbvio, mas pode apostar que não é!)

  2. Motivar os melhores funcionários a trabalharem com você

  3. Motivar os clientes a comprarem de você

Para que tudo isso aconteça, uma coisa é essencial: a Missão da empresa ser inspiradora!

É muito comum vermos missões com três, quatro, cinco linhas explicando o que a empresa faz, como, por que, para quem, onde, etc. etc. Não está errado, mas ela simplesmente não fica inspiradora.

Serei egocêntrico e pegarei o exemplo da própria KaminskiAvalca

Fazer pequenas empresas se tornarem grandes

Não estou dizendo o que ou como eu faço. Estou dizendo o porquê. Poderia ser uma empresa de software ou de marketing.

O ponto é: com esta missão eu faço claro para todos da empresa qual o grande propósito de nosso trabalho, consigo motivar meus funcionários (porque é muito legal trabalhar numa empresa que quer fazer as outras crescerem) e, ainda, uso isso para vender para os clientes (afinal, quem não quer que sua empresa cresça?).

Portanto, se você tem uma missão que está guardada na gaveta ou não tem missão alguma, repense imediatamente isso.

A missão é uma ferramenta mais poderosa do que pode parecer!

Ainda em tempo, já que falamos de Missão, nós estamos com um curso Intensivo de Estratégia. São 3 aulas gratuitas além de alguns conteúdos extras sobre estratégia. Se inscreve aí para receber os materiais!

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Por Renan Kaminski Damasceno

(Adora de paixão dar aulas, palestras, fazer consultoria e jogar video game)

 

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