4blue-Logo white

Pecados capitais da Gestão Financeira

Os pecados capitais da gestão financeira são pontos de atenção e nunca devem ser cometidos por quem empreende para não comprometer o desempenho da sua empresa.

Nesse artigo, vamos elencar os 4 principais para você se alertar!

Você sabia que a alta taxa de mortalidade das empresas, na maioria das vezes, não está atrelada à falta de clientes ou faturamento baixo?

Pode parecer estranho, mas a verdade é que a grande responsável por isso é a falta de gestão financeira da empresa.

Assim, vamos elencar nesse artigos, os 4 pecados capitais da gestão financeira que você nunca pode cometer!

A importância da Gestão Financeira

Primeiro, responda: você prefere faturar 10 mil reais por mês e ter um lucro de 5mil ou faturar 100mil reais e ficar no prejuízo de 20mil?

Por essas e outras que a Gestão Financeira é tão importante. Pois é com ela que conseguimos monitorar os resultados e saber se nosso negócio está sendo viável ou não.

Mas porque tantos empreendedores não fazem a gestão correta do dinheiro?

A principal razão é a falta de conhecimento. E para impedir que seu negócio seja completamente destruído pelos seus erros, é preciso buscar o conhecimento e estudar para ter uma empresa altamente lucrativa.

Pense só: se as pessoas já têm dificuldades com finanças pessoais, quem dirá com as empresariais que são bem mais complexas.

Exatamente por isso, montamos os 4 pecados capitais da Gestão Financeira.

Os pecados capitais da gestão financeira

1 – Misturar dinheiro da empresa com o dinheiro pessoal

Você já deve estar cansado de ouvir isso e argumentar que “a empresa é minha, o dinheiro é meu”, mas não, quando você faz isso você está assaltando sua empreasa.

Sem ele perceber, com “pequenas” retiradas para pagar parcela do carro, escola, condomínio, um delivery aqui, um supermercado dali você vai aumentar – e muito- as despesas da sua empresa.

Agora me diga: o que a escola do filho tem a ver com a empresa?

Você aumentaria o salário do funcionário porque ele “precisa” aquele mês?

Então não faça isso com você também. Defina um pró-labore e adeque seu padrão de vida ao valor estipulado.

2 – Não ter controle das movimentações

Se você que ter bons resultados, precisa ter informações pra saber o que pode ser melhorado.

Tomar as ações com “achismo” é a mesma coisa que tampar os olhos, amarrar suas mãos para trás e sair andando. Você até pode encontrar o caminho certo, mas a probabilidade maior é você dar de cara com a parede.

Portanto, controle cada centavo que entra e cada centavo que sai da sua empresa!

3 – Não analisar os números de forma estratégica

Algumas empresas até tem o controle, mas não fazem nada com ele. A empresa está no negativo há 4 meses e não toma nenhuma atitude para mudar essa realidade.

Está devendo rios de dinheiro e vai deixando, deixando e deixando.

A empresa fatura, mas não lucra e ninguém procura entender o motivo.

Todo final do mês você deve analisar seus números, ver onde está gastando mais e onde pode  cortar gastos.

Por qual motivo você está no negativo? O que fazer pra sair dessa situação?

Lembre-se que chegar numa situação dessa e não fazer nada é a mesma coisa que pedir para ir à falência, pois é uma bola de neve mesmo.

E enquanto você não gerenciar seus números isso vai acontecer. E se você quer ter sucesso financeiro com sua empresa, encontre alguém especialista para gerenciar seus números. Afinal, com finanças não se brinca.

Essa pessoa pode sim ser você, mas para isso se dedique muito aos estudos para conseguir realmente pensar estrategicamente os seus números.

4 – Copiar o preço da concorrência

Sem dúvida, é preciso ter preços competitivos. Mas nunca se engane achando que é preciso cobrar a mesma coisa já que oferece o mesmo produto.

A primeira coisa que você deve saber é se o valor cobrado está cobrindo todas as suas despesas e ainda sobrando lucro.

Não é simplesmente comprar por 10 reais e vender por 20 reais. “Uau, to tendo 100% de lucro”.

Essa é uma das frases mais comuns, mas é muita errada.

Fazer a precificação correta é coisa séria e o primeiro passo é saber se o valor cobrado está sendo saudável para as contas da sua empresa.

Se por algum motivo você não consegue ter o preço mias barato, você precisa gerar valor ao sue produto de alguma forma para que os clientes prefiram comprar de você mesmo cobrando mais caro.

E isso acontece aos montes por aí. Comece a perceber isso!

Você consegue não cometer esses 4 pecados capitais?

Essas análises são fundamentais para não cair no exemplo anterior, de andar com os olhos vendados e as mãos amarradas pra trás.

Pode ter certeza que finanças é complicado e arrumar pessoas capacitadas para essa área é mais difícil ainda.

Você encontra fácil pessoas que trabalham no financeiro, mas é raro encontrar alguém que consegue realmente não cometer esses 4 pecados capitais.

Mas como empreendedor, não pode desistir assim. Comece a correr atrás, seja de profissionais capacitados (mesmo com salário maior, o investimento vale a pena), seja com cursos, seja com buscas no Google, não importa. Ou você contrata ou você aprende!

Alguma coisa você deve fazer! Se conseguir fugir desses pecados, pode ter certeza que seu negócios terá muito mais sucesso, mesmo com o mesmo faturamento que tem hoje!

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

3 respostas

  1. Gostei das dicas (regras) de gestão financeira, texto simples e claro, até pra mim, que estou abrindo uma micro agora, e nunca fui muito astuto com cálculos e afins.Vou procurar em Sorocaba-sp algum curso da área…Parabéns e abraços.

      1. Valeu Renan, obrigado pela resposta. Eu bem que faria, mas estou longe demais, e, agora , começam os pregões eletrônicos para vender em presídios ,então… .Parabéns e mais sucesso!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *