Passei a vender R$ 15 mil a mais, mas não adiantou de nada

Sumário
Compartilhe
5 de agosto de 2015

_

Duas empreendedoras ponta firme. Começaram com uma lojinha suuuper pequenininha que aos poucos foi crescendo.

Com apenas as duas trabalhando na loja e recebendo um salário de fome, conseguiram economizar algum dinheiro pela empresa.

Então surgiu a oportunidade de ir para um local maior numa localização melhor.

Um baita risco, mas uma grande oportunidade!

E como boas empreendedoras, apostaram na oportunidade.

Foram para um novo ponto. Agora tinham um maior estoque, dois funcionários e passaram a retirar um pró-labore um pouco maior.

Ou seja, os gastos aumentaram.

Maaaaassss, antes que você pense em tragédia, o faturamento delas aumentou em 15 mil reais! Praticamente de um mês para o outro, 15 mil barão a mais na conta por mês. Isso era um aumento de praticamente 40% só por estar num local melhor!

Porém, entretanto, sobretudo, todavia, esses 15 mil a mais não adiantaram de nada. As despesas fixas da empresa aumentaram em cerca de 5 mil a mais.

Aí você, pobre empreendedor, vai pensar: pow, a despesa fixa aumentou em 5 mil e o faturamento aumentou em 15 mil.. sucesso total!!

Só que não... Existe um negócio chamado ponto de equilíbrio. Resumidamente, é quanto você precisa faturar apenas para pagar as contas da empresa. E no caso delas, esses 5 mil a mais de despesas, equivaliam a sabe o quê? Os 15 mil em faturamento.

Em outras palavras: elas precisam faturar 15 mil reais para cada 5 mil de despesa fixa. Ou seja, tooodo o faturamento adicional da empresa foi apenas para pagar as contas adicionais.

Continuaram lucrando o mesmo que antes.

Assim, não caia no conto do vigário do aumento de faturamento. Pode ser que isso não adiante de buiufas nenhuma. Em nosso curso de Formação em Gestão Financeira sempre deixamos isso muito claro: o quanto sua empresa fatura não quer dizer nada!

Realmente recomendo que você assista os três vídeos da playlist abaixo, onde explicamos o Conceito de Ponto de Equilíbrio; O que é Margem de Contribuição (item essencial para o próximo vídeo); e o Cálculo do Ponto de Equilíbrio:

(assista a partir do segundo vídeo – o primeiro é o conteúdo deste post)

Se não, você nunca vai entender direito o por que sua empresa não está lucrando o quanto ela deveria...

Ah... Quanto as empreendedoras, bom, pelo menos não estão tendo prejuízo. Mas agora sabem que precisam aumentar ainda mais o faturamento... Mas sem aumentar as despesas!

Renan Kaminski (aumentando o faturamento sem aumentar as despesas)

Gostou? Compartilhe!compartilhar-facebanner ebook blog

Compartilhe: 
Escrito por
4blue
Posts relacionados:

Seu email vale ouro!

Coloque seu e-mail aqui pra aprender de graça a lucrar como louco!
Vamos nos conectar?
Newsletter
Deixe seu e-mail aqui e comece a receber dicas e novidades exclusivas!
© 2022 4blue | Desenvolvido por Fresh Lab Agência de Marketing Digital
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram